Entidades alertam para acidentes com crianças e adolescentes Instituíram o 30 de agosto como o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes com a garotada. A iniciativa partiu a partir de um estudo feito pela ONG Criança Segura Brasil. Veja quais são as principais causas dos acidentes e como preveni-los
Iniciar
30 de agosto
Estados mobilizados
Pesquis a
Preocupaçã o
Prevenção
Entidades em prol da segurança O próximo domingo, 30 de agosto, é marcado como o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes com Crianças. A data, instituída pela ONG Criança Segura Brasil, é para alertar a sociedade para o perigo a que meninos e meninas brasileiros estão expostos todos os dias. Só no Ceará, de janeiro a julho deste ano, o Instituto Doutor José Frota registrou o atendimento de 11.493 crianças e adolescentes entre um e 14 anos no hospital, vítimas de algum tipo de acidente. No Brasil, segundo a ONG, 6 mil morrem e 140 mil são hospitalizadas todos os anos pelo mesmo motivo.
30 de agosto
Estados mobilizados
Pesquis a
Preocupaçã o
Prevenção
Ceará ainda não faz parte da rede As ações em prol da data instituída por enquanto estão concentradas somente na Bahia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e São Paulo. É a primeira vez que acontece o movimento e nenhuma instituição cearense ligada à temática infância aderiu à iniciativa. De acordo com a Assessoria de Imprensa da ONG Criança Segura Brasil, a ideia é que seja criada e fortalecida uma rede entre instituições voltadas à prevenção de acidentes contra a meninada em todo o país..
30 de agosto
Estados mobilizados
Pesquis a
Preocupaçã o
Prevenção
Trânsito é a maior causa de acidentes Uma pesquisa realizada pela organização em 2005 identificou, a partir de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde, que o trânsito é a maior causa dos acidentes com crianças e adolescentes. A presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), Regina Portela, alerta para que a prevenção aconteça em todos os níveis. “O trabalho precisa ser melhorado e de maneira mais intensa. Precisa sair um pouco do trabalho com o pediatra e alargar para toda a sociedade”. A Sociedade criou um departamento científico no Ceará sobre o assunto.
30 de agosto
Estados mobilizados
Pesquis a
Preocupaçã o
Prevenção
Melhor prevenir do que remediar A prevenção é a principal saída para a problemática dos acidentes, mas esta ainda permanece como um desafio, uma vez que não é encarada como prioridade no País. Além disso, o acidente nem sempre é notificado e tratado como tal, gerando ainda mais obstáculos na busca de soluções. Com a conscientização da sociedade, pelo menos 90% dos acidentes poderiam ser evitados com atitudes preventivas. Clique aqui e saiba mais no site da ONG Criança Segura Brasil.
30 de agosto
Estados mobilizados
Pesquis a
Preocupaçã o
Prevenção
Acidentes domésticos também são
http://www.youtube.com/watch?v=Q8QnOnJs-zs preocupação constante
Outra das principais causas de acidentes que preocupa as entidades são os acidentes domésticos. Médicos alertam que cuidados básicos podem evitar que as crianças se tornem as maiores vítimas. Muitas donas de casa até sabem o que fazer para tornar os ambientes mais seguros, mas é numa distração que os acidentes ocorrem. Em casa, a cozinha é o local mais perigoso. A reportagem mostra vários exemplos de como evitar que remédios, panelas no fogão e outros objetos se tornem um perigo para as crianças dentro de casa.