Impessoalizacao Do Texto.docx

  • Uploaded by: Adelson Santos
  • 0
  • 0
  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Impessoalizacao Do Texto.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 778
  • Pages: 3
IMPESSOALIZAÇÃO DO TEXTO Uma das formas de impessoalizar a linguagem é indeterminar o sujeito. Para isso, existem duas possibilidades: - suprime-se o sujeito e coloca-se o verbo na 3ª pessoa do plural; - emprega-se verbo intransitivo ou transitivo indireto ou de ligação + pronome se. Observe: O presidente da associação já redigiu o requerimento. / Já redigiram o requerimento. Precisamos de pessoas idealistas. / Precisa-se de pessoas idealistas. 2. Outra forma de impessoalização é passar orações na voz ativa para a voz passiva, suprimindo o agente da passiva. Há dois meios de transformar a voz ativa em voz passiva: - verbo transitivo direto na forma analítica, acompanhado do auxiliar ser ou estar; - verbo transitivo direto na forma sintética, acompanhado da partícula apassivadora se. Observe: Quando alguém ou um grupo julga uma pessoa não pelo que ela é...(ativa) Quando uma pessoa é julgada não pelo que ela é...(passiva analítica) Quando se julga uma pessoa não pelo que ela é...(passiva sintética) 3. Outra forma de impessoalizar a linguagem é fazer uso de alguns verbos, como haver, fazer, existir, e expressões como convém observar, é bom lembrar, é preciso considerar, não se pode esquecer, é indispensável, é importante, etc. Observe: Eu acho que todos devem colaborar na campanha da vacinação de idosos. Convém que todos colaborem na campanha da vacinação de idosos.

Os textos formais exigem a impessoalização da linguagem. Isso significa que, às vezes, é necessário omitir os agentes do discurso para ocultar nossa opinião e as diversas vozes que compõem um texto. Imagine que você precise discorrer sobre a pena de morte. Imagine também que você seja contra esse tipo de punição. Para apresentar seus argumentos contrários à pena de morte, você não precisa redigi-los na primeira pessoa, ou seja, “Eu”. Períodos como Eu não acho que a pena de morte seja a solução contra a criminalidade, acredito que investir em educação e diminuir a desigualdade social são as melhores saídas contra a violência que assola o país podem ser construídos da seguinte maneira: A pena de morte não é a solução contra a criminalidade; investir em educação e na diminuição da desigualdade social são as melhores saídas contra a violência que assola o país. Percebeu que os elementos Eu acho que e acredito foram eliminados? Uma pequena adaptação que, além de atenuar a dialogia no período, contribuiu para uma posição impessoal frente ao assunto “pena de morte”.

Dica 1: Coloque o sujeito no plural para generalizá-lo: Evite construir o discurso na primeira pessoa do singular (eu) e adote o uso da primeira pessoa e da terceira pessoa do plural (nós e eles). Dessa maneira, você evitará elementos que possam atribuir marcas de subjetividade em seu texto. Veja o exemplo:

Analisados os fatos, concluímos que... (em vez de concluí que). Por meio de nossas ideias, procuramos demonstrar que (em vez de por meio de minhas ideias, procurei demonstar que). ► Dica 2: Oculte o agente: Para neutralizar o discurso e deixá-lo mais objetivo, opte, sempre que possível, por ocultar o agente. Isso pode ser feito por meio de expressões como é importante, é preciso, é indispensável, é urgente, já que elas não revelam o autor da ação: É preciso tomar decisões para coibir a criminalidade. É indispensável que as autoridades esclareçam os recentes casos de corrupção no país. ► Dica 3: Uso gramatical do sujeito indeterminado: Não quer que o leitor identifique com exatidão quem é o agente da ação? Basta fazer uso gramatical do sujeito indeterminado. Essa técnica pode ser utilizada quando, por acaso, surgir alguma informação sobre a qual você desconheça a exata procedência. Observe: Aprende-se na escola a importância da leitura. Acreditava-se que os militares instituiriam a ordem e o progresso no país. Fala-se muito sobre a diminuição da maioridade penal. ► Dica 4: Opte por um agente inanimado: Outra maneira eficiente para impessoalizar a linguagem do texto é optar por um agente inanimado. Dessa maneira, a responsabilidade em relação à ação será diluída. Veja os exemplos: A diretoria da empresa elegeu um novo coordenador executivo. Os deputados votaram um projeto de lei que vai de encontro aos interesses da população. As autoridades competentes devem garantir ao cidadão o direito de ir e vir. ► Dica 5: Uso da voz passiva: Na voz passiva, o sujeito da oração torna-se paciente, isto é, ele sofre a ação expressa pelo fato verbal. Empregá-la é um recurso que contribui para a impessoalização da linguagem, já que na voz passiva o sujeito poderá estar oculto. Observe os exemplos:

As novas descobertas sobre a cura para o câncer foram realizadas em centros de estudo nos Estados Unidos. Está sendo comprovada a importância da escrita à mão no processo de aprendizado.

Related Documents

Do
December 2019 58
Do
November 2019 62
Do
April 2020 37
Do
October 2019 43
Do & Do Not
November 2019 69

More Documents from ""