Instituto Superior de Ciências das Saúde - Norte
Relatório de Imagiologia
Trabalho realizado por: Tiago Teixeira Nº 12813
Introdução
Para a realização deste relatório foram efectuadas radiografias de cinco objectos distintos: madeira, plástico, metal, dente e vidro. Estes objectos foram todos radiografados com um tempo de exposição de 0,2 segundos, 0,4s e 0,8s à distância de 10cm e a 20 cm, numa primeira fase. Posteriormente, foi radiografado o dente a 10cm com os tempos de exposição de 0,6, 1 e 1,25 segundos. O processamento das películas radiográficas foi: •
Solução reveladora (2min) – formação da imagem
•
Lavagem em água – parar a acção do revelador; impedir a mistura do revelador com o fixador
•
Solução fixadora (4min) – fixar a imagem
•
Lavagem em água – inactivar e tirar o fixador e complementar a primeira lavagem
•
Lavagem final em água corrente mais acção mecânica – remover completamente os reagentes (como a película é viscosa, sem acção mecânica a água não actua em profundidade)
•
Secagem
As variáveis analisadas foram: •
Tempo de exposição
•
Distância (apenas para a fase 1)
•
Densidade do objecto (apenas para a fase 1)
•
Tempo de revelação
•
Processo de revelação Concentração dos líquidos Temperatura dos líquidos Gasto dos materiais Lavagem das películas
•
Armazenamento pré e pós radiográfico
•
Colocação da ampola em relação à película
As características das películas radiográficas que vamos analisar são: Contraste – diferença de D.O. entre pontos da mesma película. Quanto maior o contraste, maior a quantidade de tons de cinzento que se distinguem na película. Nitidez – diz-se que uma imagem está nítida quando se conseguem observar com rigor, clareza e precisão todos os contornos do objecto na imagem radiográfica. Definição – considera-se que uma imagem tem boa definição se for possível visualizar diferentes pontos do objecto muito próximos. Densidade óptica -- quando a luz incide sobre um objecto uma parte é absorvida e a restante pode atravessá-lo ou desviar-se em maior ou menor grau, logo quanto mais denso um objecto menos luz o atravessa.
Propriedades do Raio X: 1. Invisíveis, sem peso, inodoros, inaudíveis e não se sentem 2. Viajam em linhas rectas, podem ser deflectidos, mas a trajectória é linear 3. Viajam à velocidade da luz 4. Abarcam extensões grandes de comprimento de onda (0,01 a 0,05nm) 5. Não podem ser focados num ponto, à distância divergem 6. Devido aos baixos comprimentos de onda, penetram matéria que absorve luz visível 7. Reagem com a matéria, sendo absorvidos diferentemente. Esta qualidade permite o seu registo em película 8. Causam fluorescência, o que permite utilização de ecrãs intensificadores 9. Produzem alterações biológicas 10.Podem ionizar gases Produção de Raio X:
São gerados quando electrões são acelerados e colidem com a matéria. Como a radiação atravessa quase sempre a matéria, os electrões chegam com diferentes energias, resultando em vários tons. Quanto mais diferenças de intensidade encontramos na radiografia, maior o contraste. Ponto focal: É aquele em que se consegue uma melhor imagem, ponto onde incidem os electrões e a sua inclinação determinam a precisão da imagem. Efeito de colimação: Os raios do feixe que não são perpendiculares ao objecto são absorvidos pelo cone.
Resultados Obtidos Tabela com películas a 10cm e respectivos tempos de exposição Metal
Plástico
0.2s
Risco branco a meio da película e pontos negros
Má colocação da película, marca do porta películas
0.4s
Má secagem, pontos negros e má colocação da ampola
0.8s
Não forma encontrados erros
Pontos negros e má secagem
Má secagem
0.6s
_______
_______
1s
_______
1.25s
_______
Má secagem
Vidro
Madeira
Dente
Má secagem
Não foram encontrados erros
Má secagem e impressões digitais
Má secagem e marca do porta películas
Má secagem e pontos negros
Marca do porta películas
Pontos negros, marca do porta películas e má secagem
Pontos negros e marca do porta películas
_______
_______
Má secagem
_______
_______
_______
Má secagem e marca do porta películas
_______
_______
_______
Mancha negra
Tabela com películas a 20cm e respectivos tempos de exposição Metal
Plástico
Vidro
Madeira
Não foram encontrados erros
Má secagem e linha devido a sobreposição de películas
Má secagem e marca do porta películas
Má secagem e marca do porta películas
Má secagem e marca do porta películas
0.2s
Má secagem
Impressões digitais
Má secagem e impressões digitais
0.4s
Pontos negros e marca do porta películas
Má secagem e marca do porta películas
Má secagem e marca do porta películas
0.8s
Marca do porta películas e linha negra devido à sobreposição de peliculas
Má secagem
Má secagem e pontos negros
Dente
Impressões digitais, marca do porta películas e alguns pontos negros
Discussão e conclusão dos resultados obtidos
Sobre os erros encontrados nas películas, é de salientar que todas as películas estão erradas, visto que, como foram irradiadas a distâncias de 10 e 20 cm não foi respeitado o ponto focal e assim acabou por não se conseguir a melhor imagem possível. Os restantes erros foram: •
Má secagem, que se podia observar através de diversas manchas com diferentes formas que dependiam dos movimentos que fizemos e como posicionamos a película para secar.
•
Impressões digitais, talvez por ter pressionado a película com os dedos durante a fase de lavagem ou por ter tocado na película com as mãos molhadas na fase de secagem.
•
Marca do porta películas, talvez por defeito do mesmo ou uso de força excessiva.
•
Pontos e manchas negros, devem-se possivelmente a manchas de revelador que tenham ficado em excesso.
•
Má colocação da película, a película não foi colocada com marca para oclusal durante a irradiação.
•
Má colocação da ampola, durante a irradiação a película não foi colocada correctamente e assim a irradiação não atingiu toda a superfície da película.
•
Linhas uniformes, estas linhas que foram encontradas quer a branco e preto devem-se muito possivelmente a terem sido colocadas em simultâneo duas películas no revelador e fixador.
Acerca das características, contraste, definição, densidade e nitidez foi possível concluir: Metal: •
É o objecto mais denso dos três e por consequência o mais radiopaco, as películas com este material apresentam baixo contraste e o aumento do tempo de exposição aumenta a nitidez e definição da imagem, o aumento da distância não trouxe alterações muito significativas devido à grande densidade do material.
Plástico: •
É o objecto com menor densidade de todos observados e por isso o mais radiolúcido, a nitidez aumenta com o tempo de exposição e diminui com o aumento da distância, o contraste e definição tornam-se difíceis de avaliar devido à pouca densidade inerente ao objecto.
Vidro: •
O vidro é um material também pouco denso, contudo é possível observar um aumento do contraste, nitidez e definição quando o tempo de exposição aumenta e uma diminuição dos mesmos quando a distância aumenta.
Madeira: •
A madeira é um objecto muito radiolúcido uma vez que é pouco denso, verifica-se um aumento da nitidez com aumento do tempo de exposição e diminuição da mesma aquando do aumento da distância, em relação ao contraste e definição é complicado fazer uma avaliação devido à pouca densidade do material.
Dente: •
Foi neste objecto onde mais se fizeram notar as alterações de tempo de exposição e de aumento da distância, é um material com grande contraste uma vez que se conseguem distinguir vários tons de cinzento, sendo que esse contraste aumenta com o maior tempo de exposição e diminui com o aumento da distância, o mesmo se passando com a nitidez e definição.
As alterações observadas com o aumento da distância devemse ao facto de haver uma maior dispersão dos feixes e maior atenuação.