Ibn Rushd – O Comentador
Rotas de Ibn Rushd 1169 1171 Sevilha
Marraquexe
Córdoba
1182
1184 Sevilha
Córdoba 1198
Marraquexe
O Autor e as Suas Obras
Formatos das suas Obras Jami; Talkhis; Tafsir/Sharah
As Suas Obras Mais Importantes Tahafut al-tahafut; Fasl al-maqal; Kitab al-Jadal;
Mabâdi al-Falasifah Kitab al-Kulyat fi al-Tibb Kitab fi-Harakat al-Falak Bidayat al-Mujtahid wa-Nihayat alMuqtasid
Al-Da’ruri fi Isul al-Fiqh
Tafsir sobre a “De Anima” de Aristóteles
A sua Filosofia... A inteligência humana é duplamente incapaz; A Religião e a Razão não são incompatíveis; Tudo é explicado por leis racionais; Teoria da dupla verdade; Nenhuma coisa passa do Nada para a existência física – a criação temporal do Mundo resulta de uma evolução contínua, proveniente do intemporal esforço de criação de Deus.
A Alma humana deriva da Alma Universal e pode sobreviver independente do corpo (simples “contentor”); É possível conjugar os métodos racionais com as tradições religiosas muçulmanas; Ibn Rushd explica a religião através da filosofia e demonstra claramente que não há contradição entre estes dois níveis. Deus é o motor e a base de tudo; a ciência divina é a causa da existência do ser e não o seu efeito. A lei divina tem dois níveis – um interior e outro exterior.
E depois de morto?... Os seus comentários influenciaram a escolástica cristã e a filosofia medieval europeia; tornaram-se caminho para o Renascimento Europeu; Do séc. XII ao fim do séc. XVI as suas ideias (“Averroismo”) foram dominantes na formação do pensamento ocidental; Os seus escritos tornam-se recomendados na Universidade de Paris e outros institutos de ensino superior. A principal contribuição foi dar a conhecer ao Mundo Aristóteles.
Permitiu uma vitória do aristotelismo sobre o platonismo; Influenciou escritores religiosos como S. Tomás de Aquino; Hoje, existe uma fundação que se denomina “Ibn Rushd – Fund for free Thought”
Opiniões várias... Al-Dhahabi al-’Ulama: al-’Ulama “ninguém do seu nível existiu alguma vez ou voltou a ser inventado no al-Andaluz”;
Makhluf al-Dhakiyya: al-Dhakiyya “O cadi da congregação, Ibn Rushd, foi largamente posto à prova através do exílio e da queima dos seus trabalhos no fim do reinado de Al-Mansur por causa de assuntos políticos”;
Ibn sl-Dhahab: sl-Dhahab “Foi excelente na Lei, ouviu hadiths, foi mestre na Medicina e conjugou teologia com Filosofia até a sua sabedoria se tornar proverbial. Escreveu vários trabalhos na área da jurisprudência, medicina, matemática, lógica, teologia”.