This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share
it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA
report form. Report DMCA
SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JULHO DE 2009 O ESTADO DE S.PAULO
FOTOS: REPRODUÇÃO
A nova versão do browser da Mozilla permite navegar anonimamente
Firefox 3.5 mira no futuro com vídeo, 3D e geolocalização REPRODUÇÃO
Software MIL POSSIBILIDADES - Vídeos podem ser manipulados com o HTML 5
:LUCAS PRETTI Em 2004, o Firefox acertou ao apostar nas abas como a “internet do futuro” – a de hoje, no caso. Na semana passada, ao lançar o Firefox 3.5, as apostas foram em vídeos, geolocalização e 3D para a web daqui alguns anos. Difícil errar. A nova versão do navegador é propagandeada pela Mozilla comoa“maisrápida eavançada da história”. Isso porque, além de atualizações de velocidade, segurança e competitividade, o Firefox 3.5 é o primeiro plenamente compatível com o novo padrão de códigos da internet, o HTML 5 (leia mais ao lado). Alémdisso,onavegadortambém está mais aberto e suporta qualquer fonte desde que seja TrueType ou OpenType baixável. Outro recurso, inaugurado no Windows pelo Google Chrome, é a navegação anônima. É sóescolheraopçãoparanãodeixar rastros ao visitar sites. O Firefox 3.5 também conseguedizer emquelugar da Terra está o usuário enquanto navega na internet – se ele permitir o acesso, claro. Pode ser inútil à primeira vista, mas imagine o serviço cruzado com buscas e GPS, por exemplo. Teste no endereço www.mozilla.com/enUS/firefox/geolocation. A versão 3.5 vai tirar o Firefox do “guetos” de aficionados pela web? Diz o executivo da Fundação Mozilla, Mark Surman: “As mães passam a usar quando veem o filho usando”. ●
HTML 5 abre novas rotas de navegação
O ‘MAIS AVANÇADO’ - Firefox 3.5 pode inaugurar nova fase da web. Faça download em www.firefox.com
NOVOS RECURSOS Navegação privada - Antes só era possível não deixar rastros com a extensão Stealther. Agora, uma máscara de Carnaval protege o internauta que precisa ficar anônimo.
Mais velocidade - O gráfico pouco se difere de Chrome 2 e Internet Explorer 8: os três browsers levam o mesmo tempo para carregar páginas, com diferenças de piscar de olhos.
Memória de abas - A versão 3.5 do Firefox memoriza abas e janelas abertas recentemente, para o caso de o usuário fechar acidentalmente.
HTML 5 - É o primeiro browser da Mozilla plenamente compatível com a nova geração de códigos, com vídeos mais orgânicos e outros recursos, principalmente 3D.
Localização - É possível que o navegador diga em que lugar do mundo você está ao usar a internet, graças ao suporte a HTML 5. Teste em www.mozilla.com/enUS/firefox/geolocation.
Provocação - A campanha de marketing do 3.5 está agressiva. Compara o Internet Explorer da Microsoft ao VHS, ultrapassado pelo DVD.
A web é popular porque você não precisa entender nada de código e tecnologia para navegar. Mas é lá no “background” dos navegadores que está o modo como se navegará daqui alguns anos. Já há consenso de que o nome disso é HTML 5. HTML é a linguagem de programação básica da internet, que instituiu a navegação por hiperlinks e a padronização das páginas, isso lá no começo da história, nos anos 80/90. São os arquivos “.html” ou “.htm”. A quinta geração do código adiciona recursos que podem parecer banais hoje em dia que antes, mas que eram bem complexos. Dois exemplos fáceis de entender são as tags