COMO FAZER
1
CORTE AS GARRAFAS
!
Com o estilete, faça uma abertura de 13 por 20 centímetros nas três garrafas. Duas delas, que servirão de jardineiras, devem ser furadas na parte de baixo para que a água escorra (foto). A terceira garrafa terá a função de armazenar a água excedente da rega.
Lição de natureza com a horta suspensa OS VASINHOS DESPERTAM A RESPONSABILIDADE PELA NATUREZA E PERMITEM OBSERVAR O PROCESSO DE GERMINAÇÃO 56
E S C O L A ✽ FA Z E R , A P R E N D E R E B R I N CA R
PREPARE A TERRA
Misture três partes de terra com duas de esterco de gado bem curtido (adubo), que não tem cheiro forte, como o de galinha. Coloque a terra em duas garrafas, plante as sementes e regue.
3
EVITE A ÁGUA PARADA
Coloque areia na terceira garrafa, que funcionará como prato. Assim, você impede que surjam na água focos de mosquito da dengue.
4
FOTOS DULLA / PRODUÇÃO CAROLINA MIRANDA
O
s alunos podem trazer de casa as garrafas PET utilizadas na confecção desta horta “pedagógica”. Também podem participar bastante da atividade durante a montagem, preparando a terra ou ajudando a professora a escolher o melhor local para pendurar os vasinhos. A partir daí e até a colheita das plantas, são muitas as oportunidades para estudar biologia e refletir sobre a importância de cultivar hábitos alimentares saudáveis. A grande vantagem da horta suspensa é que, ao contrário das hortas convencionais, a escola não precisa dispor de grande espaço livre. Qualquer cantinho ensolarado serve para abrigar plantações de flores, ervas medicinais e aromáticas – todas com pouca raiz. E o mais divertido: as crianças poderão consumir esses alimentos, aproveitando para enriquecer a merenda escolar, por exemplo. Prefira as sementes às mudas para a garotada acompanhar todo o processo de germinação. Ensine à turma que plantas viçosas necessitam de cinco horas de sol diariamente e que é fundamental dosar a quantidade de água – no calor, são duas regas, uma de manhã bem cedo e outra no final da tarde. Na colheita, cuidado para evitar que as raízes morram: o ideal é cortar as ervas três dedos acima da terra. Marcelo Alexander Mattiuci, coordenador de educação ambiental da Associação Ituana de Proteção Ambiental, em Itu (SP), ensina que o mais importante não é cultivar uma horta para que ela fique vistosa e sim possibilitar que o estudante crie responsabilidade sobre a natureza e sobre o lugar onde vive, como a escola ou a sua casa.
2
Use a ponta de uma tesoura para fazer os furos nas garrafas PET, onde serão plantadas as sementes
PENDURE A HORTA
Escolha uma parede em que bata bastante sol e fixe os suportes, deixando 20 centímetros de espaço entre um e outro. Pendure as jardineiras a uma altura que permita às crianças ver as plantas.
MATERIAL NECESSÁRIO
OUTRA OPÇÃO Se preferir, você pode montar a hortinha utilizando outros modelos de suporte. Nas lojas, existem vários tipos. Uma opção bonita e barata é pendurar as garrafas com cordas finas. As crianças também podem decorar os vasos com pintura à base de tinta acrílica, como o da foto ao lado.
◗ ◗ ◗ ◗ ◗ ◗ ◗ ◗ ◗ ◗ ◗
3 garrafas PET vazias 3 suportes para floreira 1,2 quilo de terra 800 gramas de adubo 1 quilo de areia Sementes de salsinha e cebolinha Água Estilete Tesoura 12 parafusos com bucha Pá e rastelo
EXCLUSIVO ON-LINE Um plano de aula sobre horta escolar. Acesse o site de ESCOLA http://novaescola.abril.com.br/ed/162_mai03/html/faca.htm
FA Z E R , A P R E N D E R E B R I N CA R ✽ E S C O L A
57