1 UNIMESVIRTUAL ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO GUIA DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS As referências bibliográficas são um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material. São regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Redigindo o trabalho segundo normas e padrões comuns e aceitos, os pesquisadores têm garantido um relatório de qualidade, pelo menos do ponto de vista formal. Uma boa apresentação gráfica e a mais que necessária redação correta, favorecem a compreensão da estrutura do texto. As normas não são um fim em si mesmas, são meios para se obter um trabalho de boa qualidade. Servem para indicar e guiar, nunca impedir ou estorvar. A norma bibliográfica em vigor é a NBR 6023/2002. Relacionam-se as referências bibliográficas em lista própria, incluindo-se todas as fontes efetivamente utilizadas para a elaboração do trabalho. Essa lista deve obedecer a uma ordem alfabética única de sobrenome de autor. Note que a bibliografia difere da lista de referências bibliográficas, pois a bibliografia pode incluir documentos não consultados e tem por objetivo possibilitar ao leitor condição para um aprofundamento maior no assunto. Formas de Entrada “Entrada” é a expressão/palavra que inicia a referência. Observe os destaques em maiúsculas para o sobrenome do autor. O editor de textos permite mudança de fonte para o destaque de títulos. O pesquisador deverá adotar um padrão e mantê-lo ao longo de todo o trabalho. O destaque poderá ser feito com o sublinhado, itálico ou negrito. Muitos pesquisadores optam pela fonte itálico dado a leveza que a mesma imprime ao texto. Quando houver mais de uma fonte de um mesmo autor, com o mesmo ano de publicação, a referencia deverá se diferenciar pelo acréscimo de letras minúsculas após a data. Exemplo: Piaget (1968a) Piaget (1968b). Em caso de coincidência de autores com o mesmo sobrenome e mesma data, acrescentar as iniciais dos nomes. Exemplo: Santos, J. (1999) , Santos, M. (1999).
2
Livro com um único autor SOBRENOME, Nome. Título com destaque. edição exceto a primeira. Local de edição: editora, ano. CARVALHO, Maria Inez de Souza. Fim de século: a escola e a geografia. Ijuí: Ed. Injuí, 1998. Livro com dois e três autores: os nomes dos autores são separados por ponto e vírgula, seguido de espaço. Demais elementos na mesma ordem. SARDELICH, Maria Emilia; CARVALHO, Maria Inez de Souza. O que vamos guardar de nós? São Paulo: Cone Sul, 2000. TUSQUETS, Lúcia Maria; FONSECA, Branca; CHAVES, Marcos. A alegria de saber matemática. São Paulo: Scipione, 1995. Livro com mais de três autores: apenas o primeiro autor, acrescentando-se a expressão et al (e outros). Demais elementos na mesma ordem. URANI, C. et al. Contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994. Capítulo de Livro do mesmo autor. Entrada pelo autor. Título do capítulo sem destaque. Expressão In seguida de dois pontos: Título do livro com destaque. Demais elementos na mesma ordem. Enumera-se o capítulo e suas páginas. SANTOS, Francisco. A colonização da terra. In: História do Amapá. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. cap. 3, p.15-24. Capítulo de Livro / coletânea organizado ou coordenado por outro autor Entrada pelo autor do capítulo. Título do capítulo sem destaque. Expressão In seguida de dois pontos: SOBRENOME do organizador. Demais elementos na mesma ordem. Enumeram-se páginas do capítulo. ROMANO, Geraldo. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G. (Org). História dos jovens na época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p.7-16. Artigo assinado (artigo de revista com autor)
3 SOBRENOME, Nome. Titulo do artigo sem destaque. Título da publicação com destaque. Local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo, período e data publicação. GURGEL,
Carlos.
Reforma
do
Estado
e
segurança
pública.
Política
e
Administração, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p. 15-21, set. 1997. Artigo não assinado (sem autor) Entrada pela primeira palavra do título em MAIÚSCULAS. Título da publicação em destaque, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo, período e data publicação. CRIMES da era digital. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999. HISTÓRIA e perspectivas dos cursos de administração do Brasil. Revista Brasileira de Administração. Brasília, ano IX, n. 25, maio, 1999. Artigo assinado de publicação acessível em meio eletrônico Devido à facilidade com que as fontes capturadas pela Internet se modificam, a única forma precisa para fazer referência a um conteúdo que pode sofrer atualização é a data de acesso, ou seja, a data em que se efetuou a consulta. Atenção! Não se recomenda referenciar material eletrônico de curta duração nas redes. SILVA, Antonio. Windows 98: o melhor caminho para atualização. PC World, São Paulo, n.75, set. 1998. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 1998. Artigo não assinado de publicação acessível em meio eletrônico Entrada pela primeira palavra do título em MAIÚSCULAS. Título da publicação em destaque, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo, período e data publicação. Endereço, data de acesso. CRIATIVIDADE em nossas escolas. O Estado de são Paulo, São Paulo, 19 set.1998. Disponível em . Acesso em 30 set. 1998.
4
EVENTOS Evento como um todo NOME DO EVENTO, numeração se houver, ano, local de realização. Em seguida, deve-se mencionar o título do documento (anais, atas, etc...), seguido dos dados de local de publicação: editora e data da publicação. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES, 13, 1995, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG, 1995. Trabalho de Congresso AUTOR (es). Título do trabalho apresentado. In: TÍTULO DO EVENTO EM MAIÚSCULAS, numeração do evento se houver, ano e local de realização. Título do documento com destaque (anais, atas, etc.), local: editora, data de publicação. Página inicial e final da parte referenciada. MARTIN FILHO, Luis. Alterações qualitativas do solo podzólico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 6, 1999, Rio de Janeiro. Resumos. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1999. p. 134-136. Legislação Jurisdição (ou cabeçalho da entidade no caso de se tratar de normas). Título, numeração e data. Ementa e dados da publicação. BRASIL. Lei N. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 27833-27842, dez. 1996.