Guia Referencias Bibliograficas

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Guia Referencias Bibliograficas as PDF for free.

More details

  • Words: 1,052
  • Pages: 4
1 UNIMESVIRTUAL ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO GUIA DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS As referências bibliográficas são um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material. São regulamentadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Redigindo o trabalho segundo normas e padrões comuns e aceitos, os pesquisadores têm garantido um relatório de qualidade, pelo menos do ponto de vista formal. Uma boa apresentação gráfica e a mais que necessária redação correta, favorecem a compreensão da estrutura do texto. As normas não são um fim em si mesmas, são meios para se obter um trabalho de boa qualidade. Servem para indicar e guiar, nunca impedir ou estorvar. A norma bibliográfica em vigor é a NBR 6023/2002. Relacionam-se as referências bibliográficas em lista própria, incluindo-se todas as fontes efetivamente utilizadas para a elaboração do trabalho. Essa lista deve obedecer a uma ordem alfabética única de sobrenome de autor. Note que a bibliografia difere da lista de referências bibliográficas, pois a bibliografia pode incluir documentos não consultados e tem por objetivo possibilitar ao leitor condição para um aprofundamento maior no assunto. Formas de Entrada “Entrada” é a expressão/palavra que inicia a referência. Observe os destaques em maiúsculas para o sobrenome do autor. O editor de textos permite mudança de fonte para o destaque de títulos. O pesquisador deverá adotar um padrão e mantê-lo ao longo de todo o trabalho. O destaque poderá ser feito com o sublinhado, itálico ou negrito. Muitos pesquisadores optam pela fonte itálico dado a leveza que a mesma imprime ao texto. Quando houver mais de uma fonte de um mesmo autor, com o mesmo ano de publicação, a referencia deverá se diferenciar pelo acréscimo de letras minúsculas após a data. Exemplo: Piaget (1968a) Piaget (1968b). Em caso de coincidência de autores com o mesmo sobrenome e mesma data, acrescentar as iniciais dos nomes. Exemplo: Santos, J. (1999) , Santos, M. (1999).

2

Livro com um único autor SOBRENOME, Nome. Título com destaque. edição exceto a primeira. Local de edição: editora, ano. CARVALHO, Maria Inez de Souza. Fim de século: a escola e a geografia. Ijuí: Ed. Injuí, 1998. Livro com dois e três autores: os nomes dos autores são separados por ponto e vírgula, seguido de espaço. Demais elementos na mesma ordem. SARDELICH, Maria Emilia; CARVALHO, Maria Inez de Souza. O que vamos guardar de nós? São Paulo: Cone Sul, 2000. TUSQUETS, Lúcia Maria; FONSECA, Branca; CHAVES, Marcos. A alegria de saber matemática. São Paulo: Scipione, 1995. Livro com mais de três autores: apenas o primeiro autor, acrescentando-se a expressão et al (e outros). Demais elementos na mesma ordem. URANI, C. et al. Contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994. Capítulo de Livro do mesmo autor. Entrada pelo autor. Título do capítulo sem destaque. Expressão In seguida de dois pontos: Título do livro com destaque. Demais elementos na mesma ordem. Enumera-se o capítulo e suas páginas. SANTOS, Francisco. A colonização da terra. In: História do Amapá. 2. ed. Macapá: Valcan, 1994. cap. 3, p.15-24. Capítulo de Livro / coletânea organizado ou coordenado por outro autor Entrada pelo autor do capítulo. Título do capítulo sem destaque. Expressão In seguida de dois pontos: SOBRENOME do organizador. Demais elementos na mesma ordem. Enumeram-se páginas do capítulo. ROMANO, Geraldo. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G. (Org). História dos jovens na época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p.7-16. Artigo assinado (artigo de revista com autor)

3 SOBRENOME, Nome. Titulo do artigo sem destaque. Título da publicação com destaque. Local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo, período e data publicação. GURGEL,

Carlos.

Reforma

do

Estado

e

segurança

pública.

Política

e

Administração, Rio de Janeiro, v.3, n.2, p. 15-21, set. 1997. Artigo não assinado (sem autor) Entrada pela primeira palavra do título em MAIÚSCULAS. Título da publicação em destaque, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo, período e data publicação. CRIMES da era digital. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999. HISTÓRIA e perspectivas dos cursos de administração do Brasil. Revista Brasileira de Administração. Brasília, ano IX, n. 25, maio, 1999. Artigo assinado de publicação acessível em meio eletrônico Devido à facilidade com que as fontes capturadas pela Internet se modificam, a única forma precisa para fazer referência a um conteúdo que pode sofrer atualização é a data de acesso, ou seja, a data em que se efetuou a consulta. Atenção! Não se recomenda referenciar material eletrônico de curta duração nas redes. SILVA, Antonio. Windows 98: o melhor caminho para atualização. PC World, São Paulo, n.75, set. 1998. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 1998. Artigo não assinado de publicação acessível em meio eletrônico Entrada pela primeira palavra do título em MAIÚSCULAS. Título da publicação em destaque, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo, período e data publicação. Endereço, data de acesso. CRIATIVIDADE em nossas escolas. O Estado de são Paulo, São Paulo, 19 set.1998. Disponível em . Acesso em 30 set. 1998.

4

EVENTOS Evento como um todo NOME DO EVENTO, numeração se houver, ano, local de realização. Em seguida, deve-se mencionar o título do documento (anais, atas, etc...), seguido dos dados de local de publicação: editora e data da publicação. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES, 13, 1995, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG, 1995. Trabalho de Congresso AUTOR (es). Título do trabalho apresentado. In: TÍTULO DO EVENTO EM MAIÚSCULAS, numeração do evento se houver, ano e local de realização. Título do documento com destaque (anais, atas, etc.), local: editora, data de publicação. Página inicial e final da parte referenciada. MARTIN FILHO, Luis. Alterações qualitativas do solo podzólico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 6, 1999, Rio de Janeiro. Resumos. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1999. p. 134-136. Legislação Jurisdição (ou cabeçalho da entidade no caso de se tratar de normas). Título, numeração e data. Ementa e dados da publicação. BRASIL. Lei N. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 27833-27842, dez. 1996.

Related Documents