Trabalho da disciplina de Física e Química A
Sistema de Posicionamento Global *O que é?
Viagens com o GPS Professora Ana Paula Pereira
* Como funciona? * Que tipos de GPS existem? * Onde é utilizado?
2009/2010
*
O que é um GPS? Um GPS é um sistema de posicionamento global que nos fornece as coordenadas geográficas de um lugar na Terra, desde que tenhamos um receptor de sinais de GPS, isto é, os satélites artificiais. Para sabermos as nossas coordenadas geográficas e necessário saber a longitude, a latitude e a altitude ( referenciada em relação ao equador e ao meridiano de Greenwich ). Este sistema de navegação e constituído por 3 partes: * Segmento espacial * Segmento de controlo * Segmento do utilizador
Longitude A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do equador, mede-se em graus, tal como a latitude e pode variar entre 0º e 180º para este ou Oeste.
O GPS funciona segundo o método da trilateração. Este método tem com objectivo conhecer três posições fixas e a distância que cada uma das posições está com relação a um mesmo ponto. Formam-se três círculos com raio de tamanho variável e têm como centro um ponto conhecido.
Latitude A latitude é a distância ao equador medida ao longo do meridiano de Greenwich, esta mede-se em graus, podendo variar entre os 0º e 90º.
1
Segmento espacial
altitude A altitude é a distância, medida na vertical, entre um lugar e o nível médio das águas do mar.
Segmento de controlo Um segmento de controlo é constituído por várias estações terrestres, onde são observadas as trajectórias do GPS, e esta informação é transmitida para os satélites. O sistema informático dos satélites recalcula e corrige a sua posição absoluta e a sua informação que é enviada para a Terra. As estações terrestres controlam a posição dos satélites e a sua velocidade, analisam as condições atmosféricas que podem introduzir erros nos sistemas, e efectuam correcções às orbitas dos satélites através da informação codificada que enviam.
Como funciona um GPS? O funcionamento do sistema de posicionamento global é simples a partir da posição de satélites, o GPS converte e obtém as coordenadas geográficas da região ou local (latitude / longitude). Os satélites dos sistemas GPS enviam sinais para os receptores através de ondas electromagnéticas (o seu sinal propaga-se à velocidade da luz - c = 300 000 km/s ).
O
segmento espacial é constituído por 24 satélites que se situam em orbitas circulares em torno da terra, e estes dão duas voltas completas à Terra por dia, a uma altitude de 18.000Km.
Segmento do utilizador O segmento do utilizador é formado por um receptor GPS com uma unidade de processamento capaz de descodificar em tempo real a informação enviada por cada satélite e calcular a sua posição. Os receptores GPS são caracterizados por receber e descodificar os sinais dos satélites, por poderem trocar dados com outros receptores e permite às pessoas dispor de mapas personalizados obtendo assim a melhor rota até ao local desejado.
Que tipos de GPS existem? Existe hoje em dia uma vasta gama de modelos, marcas e tipos de receptores de GPS com o mesmo princípio de funcionamento. Estes receptores, podem dividir-se em dois tipos básicos: os simples, que apenas informam coordenadas, indicam caminhos, mostram velocidade e proximidade com o ponto; e o os cartográficos, que para além das outras funções, possuem um mapa indutivo que marca o local, deslocamento e pontos próximos.
2
Onde é utilizado? Como se trata de um sistema de posicionamento global, é muito utilizado em barcos, alpinistas, automóveis, geólogos e todos os tenham necessidade de localizar algum local.
Bibliografia e webgrafia • “Ontem e Hoje” manual de Física de Helen Caldeira e Adelaide Bello, porto editora. • http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Posicionamento _Global • http://seronline.pt/biblioteca/RecursosWeb/Sistemasde Navegacao/gps.html
Trabalho realizado por:
Joana Monteiro Nº12 Patrícia Carvalho Nº19 Rita Silva Nº21 Tatiana Gomes Nº28
11ºB
3