Gl 4: Como Pesquisar Para Um Trabalho (na Internet)

  • Uploaded by: Biblioteca da Escola Secundária/3 José Cardoso Pires
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Gl 4: Como Pesquisar Para Um Trabalho (na Internet) as PDF for free.

More details

  • Words: 1,117
  • Pages: 2
 Se procurar na INFOPEDIA, por exemplo, a expressão mortalidade infantil, obtenho uma página com o artigo e, no final, encontro a referência bibliográfica para o mesmo artigo: mortalidade infantil. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2009. [Consult. 2009-09-29]. Disponível na www: .  Portanto, devo incluir na referência: 1. O nome do artigo, seguido de ponto 2. Escrever In + o nome da página ou sítio da Internet ou autor, seguido de [Em linha] e de um ponto 3. O local em que a página foi feita, se houver esta referência, seguido de dois pontos e do nome da organização/ empresa/instituição/pessoa, uma vírgula, e a data da criação ou alteração da página, se estiver referida, seguida de um ponto 4. A indicação, entre parênteses rectos da data da consulta [Consult. 2009-09-29], seguida de um ponto 5. A informação do endereço da página, o seu URL (ou seja, Uniform Resource Locator ou Localizador de Recursos Universal), tal como vem descrito no endereço da página consultada descrito: Disponível na www: seguido de um ponto final.

A ter em conta: Copiar o conteúdo de uma página da internet e fazer essa informação passar por nossa é errado. É muito fácil descobrir se um trabalho é copiado da internet. Bastará, ao professor, escolher uma frase do trabalho que pareça não ter sido escrita pelo aluno, colocácolocá-la entre aspas e escrevêescrevêla num motor de busca, como o Google. VêVê-se logo se essa frase já foi utilizada em alguma página existente. Por isso, não copies páginas da internet.

Utiliza a internet para procurar e recolher informação para o teu trabalho. Mas não copies o conteúdo das páginas. Podes servirservir -te delas como fontes de informação, mas depois tenta escrever o teu próprio texto, citando as páginas que encontraste.

Fonte:

Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares Ministério da Educação URL: http://www.rbe.min-edu.pt/

BE/CRE ESCOLA SECUNDÁRIA/3 JOSÉ CARDOSO PIRES

GUIÕES SOBRE LITERACIA DA INFORMAÇÃO

4

Como Pesquisar para um Trabalho (Na net) Sabes como pesquisar na internet para fazer um trabalho?

BE/CRE ESCOLA SECUNDÁRIA/3 JOSÉ CARDOSO PIRES

Aprende aqui algumas técnicas de pesquisa

Página da BE/CRE na Internet: http://bibesjcp.no.sapo.pt Blogue da BE/CRE na Internet: http://becreesjcp.blogspot.com Página da escola na Internet http://www.esjcp.pt Rua Vergílio Ferreira — Torres da Bela Vista 2660-350 Stº António dos Cavaleiros Tel.: 21 989 77 40 Fax: 21 989 77 43 Correio electrónico: [email protected]

http://bibesjcp.no.sapo.pt Realizado por João Carlos Costa professor bibliotecário

O que pesquisar ? Como pesquisar?



Onde posso começar a minha pesquisa na Internet?  O que é um motor de busca?  Quais os melhores motores de busca?  Um motor de busca ou motor de pesquisa é, no fundo, uma página da Internet com um software específico que faz a indexação de outras páginas, ou seja, que faz referência a outras páginas da Internet de acordo com uma palavrachave ou um conjunto de palavras-chave (ou índices) actualizados regularmente, que são indicadas pelo utilizador, fazendo referência a essas páginas e ordenando-as através de uma lógica, que pode ser a das páginas mais visitadas ou em que a palavra-chave apareça um maior número de vezes. Esta lógica pode variar de motor de busca para motor de busca.  Um dos motores de busca mais conhecidos e mais utilizados é o GOOGLE (http://www.google.com ou .pt), que já deu origem ao termo «googlar». Mas existem outros motores de busca, como o YAHOO (http://www.yahoo.com), o LYCOS (http://www.lycos.com), o SAPO (http://www.sapo.pt), o ALTAVISTA (http://www.altavista.com), o MONSTER CRAWLER (http:// www.monstercrawler.com), que faz pesquisa em vários motores de busca, ou seja, é um meta search engine, para além de motores de busca mais específicos, como o A9 (http://www.a9.com), ligado à livraria AMAZON, ou motores de busca internos de sítios na Internet, como o da WIKIPEDIA (http:// www.wikipedia.org), ou outros.  Mas o GOOGLE continua a predominar e a ser um dos motores de busca mais eficientes.



busca vai procurar as duas palavras, mas também a palavra saúde isolada e a palavra infantil isolada.  Então como posso baixar o número de sítios referidos?  Se colocar a expressão entre aspas altas, “saúde infantil”, o número de resultados é bem menor, porque o motor de busca vai encontrar apenas páginas que utilizam esta expressão.  Se restringir ainda mais a pesquisa, por exemplo usando a expressão “saúde infantil doenças” (entre aspas altas), o número de resultados desce ainda mais.

Pesquisar o quê e como?  O que é que devo pesquisar?  Como é que faço uma pesquisa?  A minha pesquisa depende muito do que pretendo procurar. Posso estar à procura de um nome de uma individualidade ou de uma instituição ou organização, um assunto constituído por uma única palavra ou por várias palavras, uma frase, um título, o nome de um sítio na Internet, uma música, um filme, etc.  O primeiro passo é definir bem o que pretendo procurar e não hesitar nas palavras a utilizar na minha pesquisa, caso contrário posso perder demasiado tempo em pesquisas inúteis, que não me levam a encontrar o que pretendo.  Isto significa ter uma ideia bem formada e definitiva acerca do que ando à procura.  Se procurar por um assunto ou tema, devo torná-lo o mais específico possível. Caso contrário, o resultado pode mostrar um número muito elevado de páginas, em que algumas delas não têm nada que ver com o que eu quero.  Por exemplo, se procurar utilizando apenas o termo saúde, o motor de busca pode referir um número enorme de páginas (vários milhões de páginas) e já nem terei tempo para ver umas centenas, quanto mais a totalidade das referências.  Por isso, devo tornar a procura mais restrita, usando mais palavras: se utilizar a expressão saúde infantil, o número de páginas referidas baixa consideravelmente, embora se mantenha demasiado alto, porque o motor de

ATE9ÇÃO: O número de páginas referidas aumenta consideravelmente se a pesquisa for feita em língua inglesa, porque a informação disponível na Internet em inglês e muito mais rica e abundante do que em português. E há que ter em conta que, mesmo em português, há muito mais páginas brasileiras do que portuguesas, devendo ser prestada uma grande atenção às diferenças na ortografia, na estrutura das frases e no vocabulário.



Referência bibliográfica de páginas da Internet  Como é que posso pôr na bibliografia que utilizei a referência a uma página da Internet?  Em primeiro lugar, a referência bibliográfica a uma página da Internet deve estar completa, o mais completa possível. Ou seja, dar como referência http:// www.google.pt é o mesmo que nada.  Alguns sítios da Internet que possuem motor de pesquisa interno fazem uma referência bibliográfica completa no final do artigo. É o caso da INFOPÉDIA (http://www.infopedia.pt).

Related Documents


More Documents from ""

Freindship
October 2019 124
October 2019 155
Industria Iso099.docx
November 2019 83
S2.pdf
December 2019 90
Humn1.docx
December 2019 93