Gimp-texto Artistico

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Gimp-texto Artistico as PDF for free.

More details

  • Words: 648
  • Pages: 2
GIMP – Tutorial – Criar um texto artístico: Fonte: R. Pragana

Vamos ver como podemos usar o Gimp para produzir um letreiro sombreado, com aspecto 3D, mas inicialmente sem usarmos scripts, que poderiam automatizar essa tarefa. Em primeiro lugar, recorremos ao menu File->New para criar um quadro como este à esquerda: Com largura (width) 200 e altura (height) 120. Depois selecciona-se a ferramenta de texto: Clicando com o rato em qualquer ponto do quadro anteriormente criado. Aparecerá uma caixa de diálogo onde se poderá digitar entrar o texto e seleccionar a fonte de caracteres, estilo, etc. Por agora, escolher-se-á um livremente, verificando também o tamanho para que caiba no quadro. No exemplo está a fonte "Comics Sans", mas caso essa não exista, escolhe-se outra qualquer, de preferência a negrito (bold). Ao finalizar o texto será mostrado na forma de uma selecção "flutuante" (com linhas cintilantes) e com o cursor característico de movimentação, permitindo que se escolha o local exacto a colocar o texto introduzido, arrastando-o com o botão esquerdo do rato pressionado. Para fixar o texto no local definitivo, simplesmente clique no botão esquerdo do rato (sem arrastá-lo). Se a posição ficar errada, desfaça com Control-Z, e repita a operação de posicionamento. Evidentemente, poderíamos deixar o texto com outra cor, além do preto. Uma forma de fazer isso é clicando no quadrado preto na parte inferior da barra de ferramentas e seleccionar outra cor, mas por agora deixaremos o preto, pois é o mais adequado. Agora começa a "sessão de magia". Queremos produzir duas imagens, uma com nosso texto, a outra com uma versão borrada e ligeiramente deslocada, para dar uma ideia de sombra. A produção e combinação dessas duas imagens é muito mais simples com as camadas (layers) do Gimp. Podemos apagar a camada fundo/background presente no separador camadas/layers – Delete Layer.

Seguidamente, ainda na secção de diálogo layers e com o botão direito do rato sobre a caixa de diálogo, escolhendo a opção Duplicate layer. Depois, clica-se com o rato na camada de baixo para seleccioná-la, vai-se para o desenho e, novamente com o botão direito do rato executa-se o menu Filters->Blur>Gaussian Blur (IIR).

Isto fará com que a camada de baixo seja "borrada" para servir de sombra. Para as letras não ficarem muito monótonas, no lugar de uma cor homogénea, podemos colocar-lhes um padrão (pattern). Para isso, precisamos preencher a cor das letras da nossa camada superior. Seleccionase a ferramenta "balde" escolhendo o pattern fill no diálogo que aparecerá. Pode-se escolher o padrão que mais agradar no menu Dialogs->patterns. Finalmente clica-se em cada uma das letras da imagem para as pintar com o padrão. Neste passo, a imagem deve ser parecida com a figura ao lado, com uma leve sombra em volta (devido ao "blur" no fundo). Para a sombra ficar mais realista, precisamos de a deslocar um pouco para a direita e para baixo, dando a impressão de que uma fonte de luz a ilumina a partir de cima. Para fazer o deslocamento, clica-se na camada de baixo, usa-se a combinação de teclas Shift- Control-O, e escolhemos um pequeno deslocamento nas direcções X e Y (por exemplo, 5 em cada), com a opção Make Transparent seleccionada. Alguns retoques ainda precisam de ser feitos como suavizar um pouco a sombra, através do ajuste de brilho e contraste (menu Colors->Brightness- contrast).

Nota: Antes de guardar a imagem, certifique-se de que a imagem está numa só camada, através da opção Flatten image na caixa de diálogo das camadas, caso contrário apenas a camada seleccionada será guardada e corre-se o risco de dizer adeus a todo este trabalho. A imagem final pode ser guardada em vários formatos. Aqui vamos produzir um jpeg, no menu File->Save e com o nome figura.jpg. Uma opção do diálogo de arquivos permite que o Gimp detecte automaticamente o tipo da imagem a ser guardada de acordo com a extensão no nome do arquivo.

Related Documents