GIMP – Tutorial – Criar um texto artístico: Fonte: R. Pragana
Vamos ver como podemos usar o Gimp para produzir um letreiro sombreado, com aspecto 3D, mas inicialmente sem usarmos scripts, que poderiam automatizar essa tarefa. Em primeiro lugar, recorremos ao menu File->New para criar um quadro como este à esquerda: Com largura (width) 200 e altura (height) 120. Depois selecciona-se a ferramenta de texto: Clicando com o rato em qualquer ponto do quadro anteriormente criado. Aparecerá uma caixa de diálogo onde se poderá digitar entrar o texto e seleccionar a fonte de caracteres, estilo, etc. Por agora, escolher-se-á um livremente, verificando também o tamanho para que caiba no quadro. No exemplo está a fonte "Comics Sans", mas caso essa não exista, escolhe-se outra qualquer, de preferência a negrito (bold). Ao finalizar o texto será mostrado na forma de uma selecção "flutuante" (com linhas cintilantes) e com o cursor característico de movimentação, permitindo que se escolha o local exacto a colocar o texto introduzido, arrastando-o com o botão esquerdo do rato pressionado. Para fixar o texto no local definitivo, simplesmente clique no botão esquerdo do rato (sem arrastá-lo). Se a posição ficar errada, desfaça com Control-Z, e repita a operação de posicionamento. Evidentemente, poderíamos deixar o texto com outra cor, além do preto. Uma forma de fazer isso é clicando no quadrado preto na parte inferior da barra de ferramentas e seleccionar outra cor, mas por agora deixaremos o preto, pois é o mais adequado. Agora começa a "sessão de magia". Queremos produzir duas imagens, uma com nosso texto, a outra com uma versão borrada e ligeiramente deslocada, para dar uma ideia de sombra. A produção e combinação dessas duas imagens é muito mais simples com as camadas (layers) do Gimp. Podemos apagar a camada fundo/background presente no separador camadas/layers – Delete Layer.
Seguidamente, ainda na secção de diálogo layers e com o botão direito do rato sobre a caixa de diálogo, escolhendo a opção Duplicate layer. Depois, clica-se com o rato na camada de baixo para seleccioná-la, vai-se para o desenho e, novamente com o botão direito do rato executa-se o menu Filters->Blur>Gaussian Blur (IIR).
Isto fará com que a camada de baixo seja "borrada" para servir de sombra. Para as letras não ficarem muito monótonas, no lugar de uma cor homogénea, podemos colocar-lhes um padrão (pattern). Para isso, precisamos preencher a cor das letras da nossa camada superior. Seleccionase a ferramenta "balde" escolhendo o pattern fill no diálogo que aparecerá. Pode-se escolher o padrão que mais agradar no menu Dialogs->patterns. Finalmente clica-se em cada uma das letras da imagem para as pintar com o padrão. Neste passo, a imagem deve ser parecida com a figura ao lado, com uma leve sombra em volta (devido ao "blur" no fundo). Para a sombra ficar mais realista, precisamos de a deslocar um pouco para a direita e para baixo, dando a impressão de que uma fonte de luz a ilumina a partir de cima. Para fazer o deslocamento, clica-se na camada de baixo, usa-se a combinação de teclas Shift- Control-O, e escolhemos um pequeno deslocamento nas direcções X e Y (por exemplo, 5 em cada), com a opção Make Transparent seleccionada. Alguns retoques ainda precisam de ser feitos como suavizar um pouco a sombra, através do ajuste de brilho e contraste (menu Colors->Brightness- contrast).
Nota: Antes de guardar a imagem, certifique-se de que a imagem está numa só camada, através da opção Flatten image na caixa de diálogo das camadas, caso contrário apenas a camada seleccionada será guardada e corre-se o risco de dizer adeus a todo este trabalho. A imagem final pode ser guardada em vários formatos. Aqui vamos produzir um jpeg, no menu File->Save e com o nome figura.jpg. Uma opção do diálogo de arquivos permite que o Gimp detecte automaticamente o tipo da imagem a ser guardada de acordo com a extensão no nome do arquivo.