Geografia_climasmaio2016.docx

  • Uploaded by: Ana Fernandes
  • 0
  • 0
  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Geografia_climasmaio2016.docx as PDF for free.

More details

  • Words: 3,094
  • Pages: 16
A Geografia 1- ATIVIDADE AGRÍCOLA AGRICULTURA – Cultura do campo. É o trabalho do campo em explorações agrícolas constituídas por blocos de terra agrícola onde são produzidos um ou vários produtos agrícolas. É da agricultura que o ser humano retira a maior parte dos seus alimentos para consumo de forma natural (Ex Alface), ou como matéria prima para a Indústria alimentar. Está condicionada por factores Físicos e Humanos FATORES CONDICIONANTES DAS ATIVIDADES AGRICOLAS

Físicos

Humanos

CLIMA - Influência o espaço agrário de forma geral. - Varia conforme as Zonas Climáticas do mundo e regionalmente com as variações climáticas locais. - Os elementos do clima têm influência decisiva no tipo de plantações e nas técnicas. É determinante para a atividade agrícola.

PRESSÃO DEMOGRÁFICA ´- As áreas do mundo de forte densidade populacional corresponde a uma grande ocupação do espaço agrário. É necessário satisfazer as necessidades alimentares.

RELEVO - A Altitude, os declives e a orientação das vertentes soalheiras ou sombrias determinam as atividades agrícolas. É determinante para a atividade agrícola. - Os agricultores preferem as regiões de planícies e os vales.

PROGRESSO TECNOLÓGICO - As regiões menos desenvolvidas apresentam uma grande população agrícola e métodos de trabalho simples. '-As áreas desenvolvidas têm menos agricultores e mais tecnologia.

SOLO - Cada tipo de solo tem uma composição (textura, teor em substâncias minerais e humidade) faz com que o solo seja mais ou menos fértil. É um fator importante mas não é determinante uma vez que já foram desenvolvidas técnicas para corrigir a composição do solo. - Os agricultores preferem as regiões de planícies e os vales.

OBJETIVOS DE PRODUÇÃO - Nos países menos desenvolvidos o objetivo de produção é a subsistência das famílias. - Nos países mais desenvolvidos funcionam como empresas abastecendo os mercados nacionais e internacionais.

1

EXPLORAÇÃO AGRICOLA – são unidades técnico-económicas que utilizam mão de obra e factores de produção próprios.

2- ESPAÇO RURAL A actividade agrícola é influenciada pela organização social: a- pela propriedade da terra b- pelas formas de povoamento rural, c- pela morfologia dos campos ( tamanho, forma e limites)

2

Parcelas – são as divisões elementares do espaço geográfico. Cada parcela é uma extensão de terreno com determinada cultura frequentemente separada por marcos, caminhos ou sebes. São caracterizados pelo tamanho, pela forma e pelas fronteiras que a delimitam.

3- SISTEMAS DE CULTURAS SISTEMA DE CULTURA são caraterizados pelas plantas cultivadas, pela forma como se associam e pelas técnicas utilizadas no cultivo. - São muito diferentes uns dos outros o que resulta em diferenças ao nível do rendimento e da produtividade. RENDIMENTO AGRICOLA – Relação entre a quantidade de produtos obtidos e a área onde foram cultivados. Normalmente é um SISTEMA INTENSIVO DE CULTURAS para ter um maior rendimento tem que haver uma maior ocupação do solo. PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA – Exprime a relação entre a produção e mão de obra utilizada--: Quanto maior é a produtividade agrícola maior é a utilização de maquinaria na agricultura e menor é a população ativa empregue nesse sector de actividade. Os principais fatores que condicionam o rendimento e a produtividade são o destino da produção e a forma como é feito o aproveitamento da terra.

Mapa (142) Variedades de Culturas - Monocultura e Policultura e Irrigação - Regadio e Sequeiro Modo de Ocupação de Solo – Rotação de Culturas e Cultivo Continuo.

Mapa (143) Destino da Produção – Mercado e Subsistência Aproveitamento da Terra – Extensivo e Intensivo

4- AGRICULTURA TRADICIONAL E MODERNA AGRICULTURA TRADICIONAL - Estes processos agrícolas apresentam características comuns principalmente quanto ao sistema de cultura: - A % de população empregue neste tipo de agricultura é elevada. - Depende das condições naturais - Geralmente não apresenta problemas para o ambiente. Exceto quando recorrem à desflorestação e queimadas. - Existe em todo o mundo, mas mais nos países pobres e países em desenvolvimento. 3

Destacam-se 3 tipos de agricultura TRADICIONAL 1 - Agricultura primitiva itinerante e sedentária: A produção cobre as necessidades das famílias e os excedentes são vendidos ou trocados no mercado local. Ex. Agricultura da América Latina 2 - Agricultura intensiva de subsistência Tudo o que é produzido é para subsistência. Não há excedentes. Ex Na Ásia das Moções 3 - Agricultura do Oásis Funciona como uma ilha verde nas regiões áridas (muito nos desertos). Pratica-se uma cultura muito minuciosa. Técnicas de irrigação rudimentares. Pag 145 Características da AGRICULTURA TRADICIONAL: 1. Aproveitamento da Terra Intensivo – Rizicultura Extensivo na maior parte dos casos 2. Destino de produção Autoconsumo Agricultura de Subsistência Excedentes vendidos ou trocados no mercado local 3. Irrigação Aproveitamento da água da chuva Rega de gravidade em canais 4. Modo de ocupação do solo Rotação de culturas com pousio Culturas Continuas 5. Produtividade agrícola Baixa Utilização continua de mão de obra – População agrícola elevada 6. Rendimento agrícola Baixo Mais alto – Agricultura intensiva de subsistência 7. Técnicas Ajuda dos animais Sem mecanização Utilização do estrume dos animais Sem produtos químicos 8. Variedade de Culturas Policultura Mocultura-Rizicultura

4

AGRICULTURA MODERNA - É uma forma de agricultura especializada cientifica e mecanizada. Permite obter uma produtividade elevada e abastecer circuitos comerciais alargados. Exemplos: 1- AGRICULTURA DE PLANTAÇÃO - Regiões Costeiras dos países tropicais com passado colonial. - Monocultura especializada de produtos tropicais (café, chá, tabaco, banana, abacaxi, e cacau. - Plantações extensas, empregam mão de obra local. O solo nunca descansa, usam muitos produtos químicos. 2- AGRICULTURA COMERCIAL - Alto desenvolvimento e racionalização dos sistemas de cultivo. - Rotação de Cereais no inverno, de forragens no verão e elevada mecanização permitem a obtenção de um rendimento elevado. - Nas zonas planas do Canadá, EUA, Rússia, Austrália, Europa e Argentina. HORTICULTURA, FRUTICULTURA e FLORICULTURA COMERCIAL. Regiões de irrigação intensa – área mediterrânea (Países Baixos) Produtos destinam-se ao abastecimento dos mercados -Elevada mecanização. Tem-se transformado numa monocultura especializada de legumes, frutos e flores. Pag 147 Características da AGRICULTURA MODERNAL: 1. Aproveitamento da Terra Intensiva e especializada Utilização de Estufas 2. Destino de Produção Mercados Nacionais e Internacionais Agricultura de Mercado 3. Irrigação Aspersão, pivô e gota-a-gota Rega Computorizada 4. Modo de Ocupação do solo Continuo na maior parte dos casos 5. Produtividade Agrícola Alta, devido à elevada mecanização População agrícola reduzida 6. Rendimento Agrícola Alto devido à cultura especializada e científica 7. Técnicas Mecanização quase total – ceifeiras, debulhadoras, tractores, aviões 5

Sementes seleccionadas, produtos químicos 8. Variedade de Culturas Monocultura especializada

TIPOS DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL para o ambiente AGRICUTURA BIOLÓGICA HIDROPONIA Modo de produção que visa produzir alimentos e fibras de alta qualidade e saudáveis . Opõem-se à cultura produtivista. Não recorre à aplicação de pesticidas nem adubos químicos de síntese, nem organismos geneticamente transformados Outros tipos AGRICUTURA NATURAL PERMACULTURA AGRUCULTURA BIODINÂMICA

Técnica de cultivo sem solo. As plantas recebem uma solução de água pura com nutrientes. É uma técnica moderna utilizada na produção de cultura biológica em estufa.

Mapa 149

5- PECUÁRIA – é uma actividade tradicional relacionada com a criação de gado ( domesticação e reprodução). Hoje em dia é uma actividade separada da agricultura. Objetivo – é a obtenção da carne , leite e derivados, ovos entre outros. Também pode ser ter animais para trabalhar nos campos ou para transporte. O estrume é muitas vezes utilizado com estrume. Mapa 150 ATIVIDADES Apicultura Avicultura de Corte Avicultura de Postura Bovinicultura Caprinicultura Cunicultura Equideocultura Ovinocultura Sericultura Suinicultura

CRIAÇÃO Abelhas em colmeias para produção do mel Aves para abate (fragos, patos, perus) Aves para obtenção de ovos (galinhas, codornizes) Bovinos (bois e vacas) Caprinos (cabras) Coelhos Equídeos (cavalos), muares( burros), asininos ( jumentos) Ovinos-Ovelhas Bicho-da-seda Suínos(porcos)

6

PECUÁRIA NO MUNDO REAL TRADICIONAL MODERNA -é praticada em paralelo com a agricultura Pode ser extensiva ou intensiva. tradicional. - Criada para subsistência do agregado É comercial, virada para o mercado. familiar. - Existe nos paises mais pobres. Tem que ter muita mecanização e especialização de raças. 2 tipos

NOMADISMO PASTORIL - Norte de

2 tipos

EXTENSIVA - pratica-se na Austrália, nos

Africa e Mongólia- as pessoas deslocam-se EUA, na Argentina e no Brasil. continuamente com os animais à procura de O gado é criado em grandes espaços água e comida. cercados. Pastam em liberdade . Utiliza.se o mínimo de mão de obra e de maquinaria.

TRANSUMÂNCIA -

Como a anterior , mas a deslocação é só sazonal.

INTENSIVA - pratica-se mais nos países desenvolvidos. É uma criação de gado em grandes espaços fechados (vacarias, pocilgas, aviários etc.). O objetivo é a criação de gado rapidamente para isso criam-se as condições adequadas de iluminação e humidade. É conhecida pela criação de gado sem solo, já que é feita em meio artificializado.

6 - Silvicultura – é uma actividade económica que se dedica ao aproveitamento racional das florestas, para obter rendimento, mas assegurando a sua conservação. ATIVIDADES LIGADAS Á SILVICULTURA – Agricultura, Pastorícia, Caça, Celulose, Indústria do mobiliário, construção de casas e obtenção de resina e cortiça. É também uma fonte de energética – Biomassa Florestal. RECURSOS RETIRADOS DA FLORESTA – Madeira, Resina, Cortiça, Frutos silvestres, cogumelos e trufas. É muito importante preservar a Floresta porque elas são uma grande fonte de riqueza, alimentos e recursos naturais, para o homem. A diminuição das florestas traz grandes problemas para o ambiente, erosão do solo, extinção das espécies animais, mudanças climáticas, doenças etc.

7

6 - PESCA O mar constitui uma enorme fonte de recursos desde os alimentares energéticos e Às matérias primas. É importante também para o turismo, as actividades desportivas e o transporte marítimo, principalmente de mercadorias. PESCA – Actividade económica muito antiga. - Para obter alimento - Para matérias primas, para a Indústria; conservas, farinhas de peixe, óleos.

FATORES FÍSICOS QUE CONDICIONAM A ATIVIDADE PISCATÓRIA 1- PLATAFORMA CONTINENTAL – zona pouco profunda (até 200m de profundidade) de afluência da água dos rios, que trazem nutrientes e provocam grande agitação. Como a água é pouco profunda a luz penetra e há muita formação de Plânton. Como têm ecossistemas muito ricos é a área mais explorada. 2- TALUDE CONTINENTAL - Vertente submarina entre a plataforma continental e as grandes profundidades. Tem um grande declive. 3- ZONA ABISSAL – Constituída por planícies e depressões no fundo do mar. 4- CORRENTES MARÍTIMAS - são movimentos de grandes massas de água dentro dos oceanos. Transportam grandes quantidades denutrientes e Plâncton principalmente as correntes frias. Onde confluem as correntes quentes e frias há mais peixe, Atlântico Norte, Pacifico e costas, ocidentais da Africa. 5- UPWELLING – Termo inglês que distingue as corrente marítimas que ocorrem na plataforma continental quando as águas profundas sobem para a superfície. Trazem muitos nutrientes que favorecem o desenvolvimento do plâncton e leva à abundância de algumas espécies como é o caso da Sardinha. Isto é provocado pelos ventos. PRINCIPAIS ZONAS DE ESPÉCIES CAPTURADAS/PESCA - Pacífico Noroeste (27%): Bacalhau, Arenque, Camarão… - Pacífico Centro Oeste (15%): Bonito (Atum), Sardinha, Anchova… - Atlântico Nordeste (11%) : Bacalhau, Pescada, sardinha - Pacífico Sudeste (10%): Anchova, atum, Polvo - Índico Este (9%): Arenque, Atum, Camarão

8

Pag 155 Técnicas de Captura 1- Almadraba – Pesca Artesanal Costeira 2- Arrasto – Pesca Alto Mar 3- Cerco – Pesca Alto Mar 4- Aspiração – Pesca Alto Mar 5- Palangre de Fundo – Pesca Alto Mar 6- Arrasto Pelágico da Parelha – Pesca Longínqua 7- Navio-Fábrica– Pesca Longínqua 8- Aquacultura– Pesca Artesanal Costeira

6 - AQUACULTURA A aquacultura ou aquicultura distingue-se da pesca por ser uma criação de plantas e animais aquáticos em viveiros de água doce, salgada ou salobra. - ALGOCULTURA – cultura de algas - CONQULICULTURA – ( moluscos – ostras, ameijoas, mexilhões), - PISCICULTURA – peixes - CARCINICULTURA – camarões A aquacultura pode ser: 1 - EXTENSIVA – com base na alimentação natural; 2 - SEMI – INTENSIVA ( alimentação natural conjugada com alimentos complementares – farinhas e granulados) 3 - INTENSIVA ( que utiliza tanques e em que o alimento é todo fornecido pelo criador) A Aquacultura tem-se desenvolvido para dar resposta à grande procura de moluscos e peixes em via de extinção. 9

Mapa156 AQUACULTURA

VANTAGENS

DESVANTAGENS

Mantem a qualidade do pescado sem destruir os stoks de peixe e o ambiente

Existem peixes que têm sofrido alterações- Ex. Salmão

O pescado pode chegar a qaulquer lugar do mundo

As rações e produtos utilizados podem prejudicar o ambiente quando usado em nº excessivo.

Maior possibilidade de emprego e desnvolvimento de áreas rurais e costeiras.

As doenças espalham-se mais rapidamente nas especies.

Custos mais reduzidos O investimento inicial é elevado Maior segurança no emprego do que na pesca.

Criação de poucos postos de trbalho. É necessária menos mão de obra do que na pesca tradicional.

OS IMPACTES DA PESCA INDUSTRIAL E A SUSTENTABILIDADE DAS PESCAS: Problemas da pesca 1- Sobrepesca – esgotamento dos recursos marinhos das áreas pesqueiras. 2- Contaminação das águas (marés negras) 3- Grandes navios de pesca, que são autênticas fábricas de peixe, pescam cardumes inteiros. NÃO ESQUECER FAO – Organização da ONU relacionada com a agricultura.

10

SETOR PRIMÁRIO - AGRICULTURA, PECUÁRIA E SILVICULTURA

A Aquacultura tem vindo a aumentar em Portugal.



- ZEE – ZONA ECONÓMICA EXCLUSIVA - Zona sobre a qual um país possui direitos de exploração de todos os recursos.

11

INDÚSTRIA – Conjunto de actividades que transformam as matérias-primas, obtidas a partir da Exploração da Natureza em bens ou produtos para outras indústrias ou para consumo. Pag. 168 – A evolução da Indústria

Fatores de Localização Industrial – São os elementos que influenciam a escolha de um local para a instalação de uma Indústria. - capital, - energia - maquinaria, - matérias primas, - mão de obra - transportes, - vias de comunicação

- mercado - decisão politica - centros de investigação

TIPO DE INDÚSTRIAS - VER PAG 171 no fim dos resumos AREAS INDUSTRIAIS MUNDIAIS –Maior concentração de industrias estão nas áreas mais desenvolvidos do mundo– Estados Unidos da América, União Europeia, Japão. Austrália, Nova Zelândia e países produtores de petróleo. G7 – Países mais industrializados do EUA/JAPÃO/CANADA/ALEMANHA/REINO UNIDO/ FRANÇA/ ITÁLIA

mundo.



NPI – Novos países industrializados. – Países emergentes. Os primeiros Países Asiáticos (conhecidos como Tigres Asiáticos) Coreia do Sul, Taiwan, Hong Kong e Singapura. (Expansão industrial a partir de 1960) Depois PAISES ASIÁTICOS - Malásia, Tailândia, Indonésia, Filipinas, China e India) e PAÍSES DA AMÉRICA ( México, Brasil e Argentina), Africa do Sul e Turquia. Esta expansão foi permitida pelas Multinacionais, pelo desenvolvimento dos sectores de transportes e das telecomunicações, da mão de obra barata, abundância de energia e matéria prima.

12

MULTINACIONAIS

MUNDIALIZAÇÃO

São sociedades industriais, Processo de expansão de comerciais ou financeiras que grandes empresas têm empresas filiais repartidas multinacionais. pelo mundo.

GLOBALIZAÇÃO Processo pelo qual determinados fenómenos técnicos, socioeconómicos e culturais se difundem pelo mundo.

A Mundialização e a Globalização traduzem a interligação e interdependência entre os países. Aumenta as exportações de capitais, divisão de trabalho e na deslocalização industrial.

DESLOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL – Processo de mobilidade geográfica das unidades de produção industrial implica muitas vezes o abandono de uma zona industrial. - Causas da deslocação - Mão de obra mais barata, abundância em matérias primas, - Incentivos ao investimento estrangeiro - Menor exigência com os direitos dos trabalhadores - Reduzido Controlo dos impostos ambientais - Desenvolvimento dos transportes e das TIC - Obter lucros. PIB – Produto interno bruto.

IMPACTES DA ATIVIDADE INDUSTRIAL (Vantagens e Desvantagens) - A Indústria é a principal actividade económica que+ impacto tem sobre a população e sobre o território. - É o principal diferenciador entre países mais e menos desenvolvidos. - A maior parte da produção especializada está nas mãos das grandes multinacionais. - Países ricos controlam a produção, a tecnologia e os capitais e as tomadas de decisões - Países pobres têm a mão de obra mais barata, vantagens fiscais e económicas e novos mercados.

13

ATIVIDADE INDUSTRIAL VANTAGENS -Cria emprego -Fornece bens para o quotidiano -Transferência de Tecnologia - Entrada de Divisas

DESVANTAGENS CONSEQUÊNCIAS AMBIENTAIS

- Criação de Pólos de Crescimento. - Crescimento da Exportações

Nos paises + pobres é maior porque não existe legislação.

Contaminação atmosférica e da água Derrame de produtos perigosos nos rios e mares Abandono de Instalações

CONSEQUÊNCIAS ECONÓMICAS E SOCIAIS -Falência de algumas empresas locais. -Aumento das assimetrias regionais. -Êxodo Rural - Transferência dos lucros para o país onde se encontra a sede dos ETN, - Maior dependência externa

- Medidas para minimizar alguns problemas Industrialização nos Países desenvolvidos:

ambientais

provocados

pela

1- Colocação de filtros nas chaminés das fábricas. 2- Tratamento de Resíduos e construção de ETAR. 3- Implantação de Parques Industriais (Estes são muito importantes, ficam fora das cidades e existem infraestruturas importantes: ETAR e tratamento de resíduos, ecocentros, rede de incêndios. As industrias estando juntas num parque têm melhores transportes e melhores telecomunicações) - Medidas para minimizar alguns problemas económicos e sociais pela Industrialização - Luta contra trabalho infantil - Luta pela existência de sindicatos que lutam pelos direitos dos trabalhadores (horários) - Investimento em tecnologia.

OIT – Organização Internacional do Trabalho.

14

INDÚSTRIA EM PORTUGAL - Portugal apresentou um atraso industrial em relação aos países que acompanharam a Revolução Industrial. - Primeira metade de sec. XX – Principais industrias portuguesas eram de BENS DE CONSUMO: as alimentares, de vestuário e calçado, de curtumes, de têxteis, de papel, de madeira. - Entre 1950 e 1960 – Desenvolveu-se a Indústria Pesada: indústria cimenteira, química e metalomecânica. - Anos 80 e década de 90 o emprego na Indústria teve o ponto mais alto. - A industrialização concentrou-se no litoral levando a um desequilíbrio regional. interior do país registou um grande êxodo , muita emigração e predomínio do sector primário. Este desequilíbrio predomina nos dias de hoje. Não podemos afirmar que Portugal é um país industrializado. Observa-se a presença de Indústrias que contribuem para o desenvolvimento industrial português principalmente (PME – Pequenas e médias empresas). Apesar de serem pequenas e médias empresa, são as que mais reinventam e inovam. Também em Portugal foram criados parques industriais nas periferias das cidades para localização das empresas industriais, aproveitado as sinergias. Ex: Parque Empresarial de Lanheses. Dentro das cidades ainda podemos encontrar pequenas empresas de reparação de electrodomésticos, de moveis, joalharias e confecções.

15

TIPOS DE INDUSTRIAS CLASSIFICAÇÃO

TIPO DE INDÚSTRIAS Pequena Indústria

Calçado Vestuário

Grande Indústria

Siderurgia Refinaria

Dimensão das fábricas e do investimento

Domínio da atividade

Natureza dos produtos utilizados

Extração de Carvão Petróleo Indústria transformadora Têxtil e Metalurgia Siderurgia Industria Pesada Química de Base Industria Extractiva

Industria Ligeira Necessidade de Capital

Electrónica Vestuário

Siderurgia Construções Industria de Mão de Obra Têxtil e Agro alimentar Industria de Capital

Industria Tradicional Nível Tenológico Industria Ponta Bens Intermédios Utilização dos produtos

Exemplos

Bens de Equipamentos Bens de Consumo

Têxtil e Construção Naval Informática Aeroespacial Siderurgia Química de Base Máquinas Material de Transporte Agro-alimentar Electrodomésticos

16

More Documents from "Ana Fernandes"

Fichas.docx
April 2020 8
July 2020 8
July 2020 8
Temario De Bolsillo 96.docx
November 2019 9