Geo Humana

  • Uploaded by: rpaschoini
  • 0
  • 0
  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Geo Humana as PDF for free.

More details

  • Words: 1,076
  • Pages: 15
Geografia humana Conceitos Demográficos Homem agente modificador e criador dos espaços sociais.

Prof. Renato J. Paschoini

Dinâmica da população mundial - A dinâmica da população é o resultado da interação ou inter-relação de dois fatores: o crescimento populacional e a distribuição espacial da população sobre a superfície da Terra. Fatores da distribuição populacional. 1 - Fatores naturais (ou físicos) Primeiros a determinar a ocupação humana: áreas mais favoráveis à sobrevivência: margens dos rios planícies, vales, deltas, climas temperados, solos férteis etc. 2 – Fatores Históricos Áreas de povoamento antigo (melhores condições) são mais povoadas que as de ocupação recente.

3 – Fatores Econômicos -A grande mola propulsora dos movimentos de ocupação (ou esvaziamento), dos espaços geográficos atuais são os fatores econômicos. -Áreas estagnadas ou decadentes são repulsoras de trabalhadores – perdem população. -Áreas dinâmicas e industrializadas exercem grande atração populacional.

Conceitos demográficos Fundamentais Populoso -País ou lugar que tem uma grande população total ou seja uma grande população absoluta-grande número de indivíduos. Ex China 1,3 bilhão de habitantes. Povoado -País que tem um grande número de habitantes por Km2 . É o mesmo que Densidade Demográfica . Importante conhecer a distribuição da população nas diferentes regiões do país. População Absoluta -O mesmo que população total - numero total de habitantes de um lugar ou país: Somatório do Crescimento vegetativo + saldo migratório = Pop. Absoluta. População Relativa -Mesmo que densidade demográfica - número de habitantes por área considerada.

Superpovoamento ou Superpopulação -As duas expressões indicam o mesmo fenômeno: a relação entre o nível de desenvolvimento social e econômico e a população da área considerada. -Relação da qualidade de vida da população em uma determinada área ou país. -O superpovoamento ocorre quando a população ultrapassa os limites de capacidade (ou vontade política) que o país tem de prover sua subsistência. Obs. Não tem relação direta com a densidade demográfica. -O Brasil é considerado um país superpovoado.

Crescimento da população Crescimento Vegetativo natural -Diferença, em um determinado país ou lugar, entre o número de nascimento (representado pela Taxa de Natalidade) e o número de óbitos (representado pela Taxa de Mortalidade).

Taxas de Natalidade -Número de crianças nascidas em grupos de mil indivíduos por ano (%o). -O nascimento depende da iniciativa humana; portanto pode-se incentivala, controla-la, ou evitá-la. -Paises desenvolvidos economicamente apresentam baixo índice de natalidade. -Países subdesenvolvidos economicamente apresentam alto índice da natalidade.

Taxas de Mortalidades -Número de pessoas mortas em um grupo de mil indivíduos por ano (% o ). -Essa taxa vem apresentando uma queda considerável e constante nos últimos 200 anos. -Isso se deve a fatores ligados a melhoria das condições do vida da população em geral. ---Mortalidade infantil---Crianças mortas de 0 a 1 ano de vida em grupos de 1000. -Causas: Endógenas – Fatores biológicos. Exógenas – Influência do ambiente e do nível de vida das regiões em que nascem. -O controle da taxa de mortalidade depende mais das ações governamentais que da população.

Taxas de Fertilidade -Número de crianças nascidas em um determinado ano, em grupos de mil mulheres entre 15 e 50 anos de idade. Taxa de Reprodutividade. -Número de crianças do sexo feminino nascidas em um ano em grupos de mulheres com idades entre 15 e 50 anos de idade. -Margem de erro 10%.

ç ã o

D

e m

o

gB r i lá h f õ i e c s a 7 6 5 4 3 2 1

2000

l u

1950

o

1850

v

1750

A no 0

E

1650

Fases do Crescimento Populacional 1ª Fase: crescimento lento. -Dos primórdios até final do século XVIII (alta natalidade e alta mortalidade) crescimento lento. 2ª Fase: crescimento acelerado -Após a Revolução Industrial – Queda da Taxa de Mortalidade e aumento nas taxas de natalidade. 3ª Fase:crescimento Controlado ou Estagnado -Taxas de Natalidade e Mortalidade baixa (Controle de natalidade e aumento da expectativa de vida). d

Explosão demográfica -Esse fenômeno esta ligado a melhoria das condições de vida, avanços da medicina e tecnológicos. Causou e causa grandes preocupações pois acarreta a necessidade de se aumentar nas mesmas proporções a produção de alimentos, roupas, oportunidades de trabalho... Teoria de Thomas Malthus -Final do Século XVIII – apóia na idéia que a população duplica a cada 25 anos. -A população cresce em Progressão Geométrica e a produção de alimentos cresce em Progressão Aritmética. -Para Malthus miséria , epidemias, guerra serviam pra controlar o crescimento exagerado da população. Pregava o “celibato virtuoso”. (Anti-natalista). -Essa teoria é criticada por Malthus não levar em conta o desenvolvimento técnico e científico (manutenção das populações) e a elevação dos níveis sociais das populações.

Teoria Neo-malthusiana. -Após a 2ª Guerra Mundial houve um considerável aumento populacional, sobretudo nos países de terceiro mundo. Diversos cientistas reviveram as idéias de Malthus pregando o uso de anticoncepcionais e controle de natalidade. Teoria Reformista -Inversa da teoria de Malthus. A miséria provoca o excesso de população. -Propõem grandes reformas sociais: distribuição mais justa de recursos e elevação dos padrões médios de vida.

Estrutura da população. Estrutura etária -Distribuição da população por idades: Jovens – de 0 a 19 anos Adultos – de 20 a 59 anos Idosos – acima de 60 -O percentual de cada um desses grupos determina os investimentos demográficos que devem ser priorizados pelo governo.

-A melhor forma de representar graficamente as diversas faixas etárias da população são as pirâmides etárias.

Pirâmides de Países Subdesenvolvidos. - Apresentam a base larga, pequeno número de velhos , baixa expectativa de vida.

Pirâmide em expansão

V e

lh

A

u lt o

J o

d

v e

o

s

n

s s

H o

m

Id e

7 6 5 4 3 2 1

0 0 0 0 0 0 0 a d n sM

e

u lh

Pirâmides de Países Desenvolvidos. - Apresentam alta expectativa de vida e uma redução da população jovem. (envelhecendo)

P

V e

lh o

A

u lt o

J o

d

v e

i r â m 8 7 6 5 4 3 2 1

s s

n s H o

m

e

0 0 0 0 0 0 0 0

n sM

i d

e

u lh e

E

Pirâmides de Países Envelhecidos. - Países com avançado processo de envelhecimento.

Pirâmide em declínio

V e

lh

A

u lt o

J o

d

v e

o

8 7 6 5 4 3 2 1

s s

n s H o

m

0 0 0 0 0 0 0 0 e M n su l h e

Related Documents

Geo Humana
June 2020 7
Geo
June 2020 38
Geo
November 2019 68
Geo
May 2020 54
Geo
June 2020 47
Geo
June 2020 11

More Documents from ""

Geo Humana
June 2020 7
Guerra Fria
June 2020 17
June 2020 3
June 2020 4