Sistema
Genital
Aparelho Genital Masculino
Composição: Testículos Ducto deferente (seminífero) Vesícula seminal Próstata Glândulas bulbouretrais Pênis
Testículos
Nos testículos estão os túbulos seminíferos onde são formadas os espermatozoides. São em encontradas nos testículos também células nutridoras e de suporte, conhecidas como “células de sertoli”. Tem uma função exócrina que é a elaboração dos espermatozóides. E uma função endócrina, a secreção de testosterona.
Ducto Deferente / Seminífero Em número de dois (um para cada testículo) saem dos epidídimos e chegam às vesículas seminais. Conduzem os espermatozóides até as vesículas seminais e uretra.
Vesículas Seminais
Secretam um liquido espesso, contendo nutrientes para os espermatozóides.
Próstata Glândula única atravessada pela uretra. Secreta o líquido prostático (fino, leitoso e alcalino) que neutraliza a acides vaginal e facilita a mobilidade dos espermatozóides. Faz a obstrução da bexiga durante o ato sexual.
Glândulas Bulbouretrais Exerce a função de secretar substancias lubrificantes à ejaculação, que também faz parte do sêmen. O sêmen é o produto da secreção dos testículos, da próstata e outras glândulas menores que se abrem na uretra, sendo constituído, em grande parte, por espermatozóide.
Pênis Seu corpo é cilíndrico e a extremidade distal é constituída pela glande, coberto pelo prepúcio (pele anterior) Nele distinguimos os corpos cavernosos e corpo esponjoso da uretra Na cópula, possibilita que os espermatozóides ejaculados penetrem no útero.
Vasectomia
Aparelho Genital Feminino
Composição Ovários Trompas de Falópio / Tubas Uterinas Útero Vagina Vulva Glândulas Mamárias
Ovários
São os órgãos responsáveis pela produção de óvulos. Órgão par, de função glandular mista Situam-se cavidade pélvica, lateralmente ao útero. Em seu interior existem cachos de células chamados folículos de Graf e, a cada ciclo menstrual, apenas uma célula amadurecerá, dando origem ao gameta feminino, o óvócito. A atividade dos ovários é controlada pela hipófise que, por sua vez, é influenciada pelo hipotálamo.
Tuba Uterina ou Trompa de Falópio Ligam cada ovário ao útero. Quando um óvulo é expelido do ovário dos movimentos ciliares o “empurrado” em direção ao útero. Sua função é colher o óvulo que atingir a maturação e conduzi-lo ao útero. Esse processo é chamado de ovulação.
Útero Órgão piriforme. Sua parede é formada por três camadas: Endométrio: túnica interna mucosa, de cor rósea, apresenta numerosas glândulas secretoras de substancias lubrificantes. Miométrio: membrana intermediaria, constituída por feixes musculares que, no parto, expulsarão o feto para o exterior. Perimétrio: membrana externa serosa.
O útero divide-se em três partes
Colo do útero: Inferiormente o colo do útero é circundado pelo anel que forma a extremidade interna da vagina. Corpo do útero: é a parte mais volumosa. Istmo: é a separação, em forma de cintura, existente entre o colo e o corpo do útero. A função uterina é acolher o ovo fecundado por um espermatozóide e desenvolvê-lo até que o novo ser esteja totalmente formado e pronto para o nascimento.
Vagina Órgão genital feminino, cilíndrico, músculo membranoso, dilatável, extensível, que se inicia na vulva e termina no colo do útero. Na sua entrada encontra-se o hímen, uma membrana fina e delicada que se lacera nos primeiros contatos sexuais. Sua Função é abrigar o pênis no coito, dar passagem ao fluxo menstrual e ao feto no parto.
Vulva
É o conjunto de órgãos genitais externos da mulher. É constituída por: - Monte de Púbis: Proeminência situada entre as virilhas. - Grandes Lábios: Duas pregas cutâneas situadas abaixo do monte pubiano. - Pequenos Lábios: Duas pregas cutâneas localizadas abaixo dos grandes lábios. - Clitóris: Situado na parte posterior da vulva. Função: proteger a vagina, o orifício urinário e colaborar na copulação.
Mamas Dois órgãos glandulares exócrinos, situados na parede anterior do tórax. Na face apresentam a papila mamaria (mamilo), onde desembocam os ductos lactíferos da glândula mamaria que conduzem para o exterior a secreção glandular. Sua função é secretar o leite para alimentar o recém-nascido.
Ligamento de trompas
FIM