Gato Como Configurar V5

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Gato Como Configurar V5 as PDF for free.

More details

  • Words: 2,071
  • Pages: 6
GESTOR DE ACTIVIDADES TIC NA EDUCAÇÃO

1

Guia de A a Z

Como iniciar a utilização do GATo pela sua Escola Para preparar o sistema (versão 5) de modo a poder utilizar todas as funcionalidades, deve, como Administrador, efectuar o login e as seguintes tarefas de configuração:

A) Aceder ao menu CONFIGURAÇÃO.

C) Na opção TIPOLOGIAS DE ACTIVIDADES pressione a ligação Inserir novo registo para introduzir as diversas tipologias/categorias de actividades. Elas podem ser, como exemplo, Visitas de Estudo, Exposições, Clube Escolares (poderá inserir os diversos Clubes, se existentes), Conferências, ou seja, as que estão relacionadas com o Plano Anual. Pode ainda categorizar outras directamente ligadas ao Plano TIC/PTE, como exemplo, projectos Etwinning, SeguraNet, etc. NÃO INCLUA Sala de Aula como tipologia.

D) Na opção TIPOS DE EQUIPAMENTOS, visualize a configuração base dos tipos de equipamentos que podem ser requisitados. Poderá inserir outros tipos de modo a elaborar o Inventário TIC da sua Escola. (Mais adiante ficará a saber como.)

Guia de A a Z - Como iniciar a utilização do GATo pela sua Escola

gato.ccems.pt

B) Na opção DEPARTAMENTOS pressione a ligação Inserir novo registo para introduzir cada um dos Departamentos Curriculares existentes no seu estabelecimento de ensino. Por defeito está criado um Todos que deverá manter, ou editar para Vários, de modo a possibilitar actividades dinamizadas por mais do que um Departamento.

GESTOR DE ACTIVIDADES TIC NA EDUCAÇÃO

E) Na opção TEMPOS LECTIVOS pressione a ligação Inserir novo registo para introduzir cada um dos tempos lectivos que constituem o horário escolar do seu estabelecimento de ensino. Digite o início e o término de cada tempo lectivo, começando sempre pelo primeiro tempo (por exemplo, 08:30 – 09:15; 09-15 – 10:00; etc.). ENGANOU-SE NA LISTA DE TEMPOS? Então elimine todos os registos posteriores ao tempo lectivo que pretende inserir. Não coloque os tempos lectivos fora de ordem pois esta será a ordem a apresentar aos utilizadores pelo sistema.

F) Na opção CONTROLO DE DADOS são definidos as permissões de introdução de novas actividades (Plano Anual, TIC e Sala de Aula) assim como o espaço de tempo em dias necessário respeitar para que sejam validadas. Pressione na ligação Editar dados para actualizar o registo de controlo. Para o âmbito PAA (Plano Anual) se pretender permitir a introdução de novas actividades escolha a opção SIM. Por regra, as escolas estabelecem uma data de entrega destas actividades para que sejam presentes a Conselho Pedagógico (CP). Quando for atingida essa data, deve alterar para a opção NÃO. Marque a opção SIM em aprovação automática para que mais facilmente possa gerir as actividades não aprovadas em CP. De outro modo terá de localizar os registos de actividades PAA e alterar o respectivo estado! A data de início obriga a que a actividade comece N dias após a data em que está a ser introduzida no sistema. Por defeito este valor é 2. Para o âmbito TIC/PTE o processo de controlo é semelhante ao anterior, sendo que a sua aprovação está dependente da Equipa PTE e por norma realizam-se durante todo o ano. Não será assim necessário, posteriormente, marcar a opção para bloquear novas actividades, salvo em situações excepcionais. A data de início e data de término permitem estabelecer uma janela de tempo válida para a duração da actividade, prevenindo actividades a longo prazo. Por defeito estes valores são 2 e 31. Para o âmbito Sala de Aula escolha a devida opção para permitir a inserção de novos registos e a data de realização. O valor que indicar será o máximo de dias após a data do sistema (hoje) quando o utilizador a está a inserir. Estas actividades realizam-se apenas durante um dia pelo que deverá inserir um valor não muito elevado (por defeito é 20) de modo a prevenir actividades a longo prazo e a possível requisição pouco planificada de recursos. A QUALQUER MOMENTO PODERÁ ALTERAR TODOS ESTES DADOS DE CONTROLO.

Guia de A a Z - Como iniciar a utilização do GATo pela sua Escola

gato.ccems.pt

2

GESTOR DE ACTIVIDADES TIC NA EDUCAÇÃO

G) Na opção CONTROLO DE REQUISIÇÕES são definidos as permissões a aplicar aos diversos níveis de acesso (Professor, Equipa de Trabalho, Coordenador de Projecto e Equipa TIC PTE) aquando do processo de requisições no sistema. Para cada nível deverá aplicar diferentes controlos que poderá editar através da ligação Editar controlo de requisições para... Para cada tipo de equipamentos requisitáveis (Laboratórios, Audiovisuais, Portáteis, Mobiles e Sensores) indique o Mínimo/Máximo de Dias necessários para validar uma requisição e Número de recursos que podem ser requisitados para cada actividade PAA e/ou TIC. Os níveis de acesso Professor deve ter controlo mais apertado do que Equipa de Trabalho, Equipa de Trabalho mais apertado do que Coordenador de Projecto, e este mais apertado do que Equipa TIC PTE. Os utilizadores com acesso de Administrador não possuem qualquer restrição. A QUALQUER MOMENTO PODERÁ ALTERAR ESTES CONTROLOS, ajustando-os à dinâmica da sua Escola. Esteja atento às “reclamações” dos utilizadores (colegas).

H) Na opção CONTROLO SALA DE AULA são definidos as permissões a aplicar aos níveis de acesso para as actividades de âmbito Sala de Aula. Pressione em «Editar controlo de requisições» para actualizar o registo de controlo do Número de recursos que podem ser requisitados. Como decorrem durante um apenas um dia, deve certificar-se da configuração da data de realização máxima, definida em Controlo de Dados, para que estas actividades não acabem por ser mais permissivas na utilização apenas para efeito de requisições, limitando o normal realização de actividades atempadamente planificadas (PAA e TIC).

I) Na opção ANO LECTIVO verifique se o ano lectivo indicado como ACTIVO está correcto.

J) Aceda agora ao menu ESCOLA.

K) Na opção CARACTERIZAÇÃO verifique se os dados do seu estabelecimento de ensino estão correctos. Pressione em Editar os dados da organização para actualizar toda a informação.

Guia de A a Z - Como iniciar a utilização do GATo pela sua Escola

gato.ccems.pt

3

GESTOR DE ACTIVIDADES TIC NA EDUCAÇÃO

L) Na opção ESCOLAS ASSOCIADAS verifique se existe algum registo que identifique a Escola Sede, caso de trate de um Agrupamento de Escolas, ou semelhante à sua Escola. Insira os registos das diversas Escolas Associadas se for necessário. DEVE SEMPRE EXISTIR PELO MENOS UM REGISTO DE ESCOLA.

M) Aceda agora ao menu ADMINISTRAÇÃO.

N) Na opção INFORMAÇÕES pressione sobre o título da mensagem de boas vindas para editar o respectivo conteúdo ou, pressione na ligação Inserir novo artigo para introduzir um novo aviso/informação. Será sempre apresentado o aviso/informação com data mais recente de edição se aprovado.

O) Na opção INVENTÁRIO TIC são apresentados todos os equipamentos TIC existentes, podendo ao longo do ano, efectuar as devidas actualizações. Pressione em Inserir novo para criar um registo de equipamento. No formulário de preencha os dados solicitados, tendo particular atenção ao tipo de equipamento. Inicialmente terá apenas Audiovisuais, Dispositivos Mobile, Portáteis e Sensores, que são os tipos/categorias de configuração base. Volte atrás usando a ligação Voltar ou pressionando o botão Cancelar e, localize Configurar TIPO e depois Inserir novo registo. Pode introduzir os tipos que entender para categorizar os equipamentos (exemplos: Computador Pessoal, Impressora, Quadro Interactivo, Servidor, Bastidor, Scanner, Projector, AP, Router, etc.). Não coloque os equipamentos mais perecíveis como Ratos e Teclados! Não crie um tipo Vídeo, Máquina Fotográfica, Leitor DVD, pois estes equipamentos devem ser incluídos em Audiovisuais. Não crie um tipo Computador Portátil pois já existe o tipo Portáteis. TODOS OS TIPOS CRIADOS NÃO SÃO OBJECTO DE REQUISIÇÃO, APENAS OS EQUIPAMENTOS CUJO TIPO SEJA DEFINIDO COMO Audiovisuais, Dispositivos Mobile, Portáteis e Sensores.

P) Cada equipamento listado no INVENTÁRIO TIC apresenta uma ligação para Editar os respectivos dados, uma ligação Manutenção para registar as operações de reparação e paragem anormal.

Guia de A a Z - Como iniciar a utilização do GATo pela sua Escola

gato.ccems.pt

4

GESTOR DE ACTIVIDADES TIC NA EDUCAÇÃO

Se o equipamento for do tipo Audiovisuais, Dispositivos Mobile, Portáteis ou Sensores, será apresentado ainda uma ligação Sala de Aula que permite definir uma mancha horária de ocupação semanal, de acordo com os tempos lectivos da sua Escola. Coloque uma marca no dia(s) da semana e tempo(s) lectivo(s) pretendido(s). Quando pressionar no botão Inserir será guardado o registo de ocupação e o equipamento, no formulário de requisições, será apresentado como ocupado aos utilizadores no tempo lectivo / dia da semana. Esta ocupação aplica-se ao equipamento durante todo o ano lectivo, podendo alterar a qualquer momento o respectivo registo.

Q) Na opção LABORATÓRIOS são apresentados os espaços físicos existentes no seu estabelecimento de ensino que podem ser requisitados (exemplos: Laboratório TIC 1, Laboratório TIC 2, Auditório, Laboratório de Línguas, Sala de Francês, Espaço Mediateca, etc.). Pressione em Inserir novo para introduzir um registo. Cada registo pode ainda ser aplicado uma mancha de ocupação por tempo lectivo / dia da semana, alterado o estado de activo e inserir registos de manutenção. NÃO INSIRA REGISTOS DE SALAS NORMAIS DE AULA APENAS AS QUE PODEM SER REQUISITADAS!

R) Na opção UTILIZADORES são apresentados as contas de acesso existentes para os utilizadores da sua Escola. É exibido o modo geral de gestão onde poderá, através da ligação Inserir novo criar uma nova conta de utilizador, como também a edição de cada conta existente. Os utilizadores podem ser inseridos registo a registo (o que se revela um trabalho moroso); através de um pedido de registo efectuado individualmente pelo professor mediante a introdução de uma chave de inscrição e posterior aprovação pelo Administrador (designa-se Pendentes a estes registos); através de um utilizador já registado que poderá criar uma conta para um professor a incluir na sua equipa de trabalho; ou, através da importação de um ficheiro CSV. Localize Administração avançada para uma gestão de múltiplos utilizadores, ou seja, poderá eliminar, aprovar registos pendentes ou bloquear um conjunto de vários registos marcados previamente.

S) Na ADMINISTRAÇÃO AVANÇADA poderá, para além das operações de eliminar, aprovar e bloquear, efectuar a importação de utilizadores através de um ficheiro CSV. Pressione em Importar para iniciar o processo de importação.

Guia de A a Z - Como iniciar a utilização do GATo pela sua Escola

gato.ccems.pt

5

GESTOR DE ACTIVIDADES TIC NA EDUCAÇÃO

T) O ficheiro CSV solicitado deverá ser criado do seguinte modo: Crie uma folha de cálculo cuja primeira linha deve ter as seguintes colunas: member_login, nome, email e member_password. Nas linhas seguintes introduza o login pretendido, o nome, o email e uma password (avise depois o utilizador que esta, por razões de segurança, deve alterada). Depois de concluído, em Guardar Como escolha guarde com o tipo CSV usando o separador vírgula (,). Siga os passos solicitados no processo de importação disponibilizado pelo sistema. Existem algumas regras nos dados a importar, que convém saber: • O login pretendido poderá já estar registado pelo que deverá refazer o mesmo. • O email indicado poderá já estar registado pelo que deverá refazer o mesmo. • Estas regras aplicam-se sempre linha a linha, pelo que no seu ficheiro CSV não deve incluir endereços de email iguais mesmo sendo fictícios. • Se necessitar de efectuar uma nova importação, pelas razões anteriores, remova do CSV as linhas cuja validação foram aceites pelo sistema.

U) Se efectuou até ao momento as indicações recomendadas, o sistema GATo está operacional para ser utilizado na sua Escola. Parabéns e votos de um bom trabalho.

V) Na caixa de login pressione em Editar Perfil para actualizar os seus dados pessoais. Pressione sobre seu o login para efectuar a edição. No formulário de dados, marque a caixa de verificação Alterar a sua senha? para indicar ao sistema que irá efectuar essa alteração (de outro modo, o campo Senha e/ou Repetir Senha, mesmo que editado não será actualizado). Se assim o desejar, poderá ainda enviar uma imagem de perfil que será exibida no sistema associada ao seu nome.

W)Na página do projecto GATO (http://www.ccems.pt) encontra informação documental que tem acompanhado o sistema. Nem todos os documentos se destinam a esta versão (5.x) mas contém, na maioria, referências às principais funcionalidades. X) Utilize o fórum de discussão enviando a sua sugestão ou informação de eventual erro. Sempre que possível, indique o seu estabelecimento de ensino (e o distrito) para mais fácil detecção da respectiva base de dados, afim da análise do que nos transmite. Y) Acompanhe todo o desenvolvimento deste sistema através do Twitter: http://twitter.com/linguasdegato Z) Para qualquer outra informação adicional e/ou ajuda, use o seguinte email: [email protected] Guia de A a Z - Como iniciar a utilização do GATo pela sua Escola

gato.ccems.pt

6

Related Documents