Ftjm 15 Linha Base

  • June 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Ftjm 15 Linha Base as PDF for free.

More details

  • Words: 484
  • Pages: 1
Esta Ficha destinadestina-se a ser colada no Caderno de Caç Caça

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Linha Base

Linha Base

Material Necessário: • • • •

Cartas Militares Esquadro 30º Lápis Bússola

Técnica: Militarmente, em operações de campanha, o sistema de determinação de um ponto, na carta, através de coordenadas dadas, tem um inconveniente extraordinário. Se o inimigo consegue, por exemplo, interceptar a mensagem que indica as coordenadas, fácil lhe é localizar o ponto que constitui o nosso objectivo e proceder de modo a anular todos os resultados que pretendamos obter.

Cortar por este picotado depois de Imprimir

Por tal motivo, o Exército pode utilizar métodos de determinação secretos. Um deles é o designado por “linha-base”. A história do tesouro escondido dá-nos a ideia deste método. Os homens que procuram o tesouro possuíam uma carta, pela qual se deduzia que ele se encontrava a 10 metros de uma árvore. A dificuldade estava precisamente em saber de que árvore se tratava. De nada servia, assim, conhecerem a distância entre a árvore e o tesouro, pois isso só teria valor se soubessem também qual era essa árvore.

Com os elementos referidos, estamos aptos a servir-nos da linha-base. Vejamos um exemplo de utilização (ver figura). Foi recebida ordem para alcançar o ponto R25 D8. Em primeiro lugar, prolonga-se a linhabase para a retaguarda, de 25 unidades (R25) e, em seguida, perpendicularmente, para a direita, de 8 unidades da mesma espécie (D8). Supondo que a unidade estabelecida foi hectómetros, será: - R25, isto é, para a Retaguarda a partir de L=2500 m. - D8, isto é, para a Direita, a partir do fim da linha prolongada = 800 m.

No método da “linha-base”, em vez de uma árvore secreta, usa-se uma linha secreta. Esta linha é definida por duas letras L e B, por exemplo, L indica o primeiro ponto (o ponto básico) e B o segundo. A unidade de medida, usada para a determinação destes pontos, pode ser designada pelo comandante das operações.

Eis, assim, determinado o ponto pretendido, no caso presente uma ponte.

Assim, determinados os dois pontos, por meio de coordenadas vulgares, está definida a linha-base, que se desenhará muito levemente na carta e se apagará quando for julgado conveniente.

O ponto básico deve ser muitas vezes mudado, a fim de dificultar a localização da linha-base.

Para se utilizar a linha-base, deve ter-se em atenção que: 1.

Para a frente (F) significa de L para B, geralmente na direcção do inimigo, e para a retaguarda (R) representa o sentido contrário.

2.

A primeira medição é feita ao longo da linha-base.

3.

A segunda medição é feita para a esquerda (E) ou para a direita (D) da linha-base, supondo o operador colocado em L e voltado para B. Esta medição é sempre perpendicular àquela linha.

E de nada adiantará ao inimigo conhecer a mensagem R25 D8, se desconhecer a linha-base e as unidades a utilizar na medição.

Related Documents

Ftjm 15 Linha Base
June 2020 3
Linha Conceptual
May 2020 13
Ftjm 16 Bornais
June 2020 2
Ftjm 32 Acampamentos
June 2020 0