Esta Ficha destinadestina-se a ser colada no Caderno de Caç Caça
Ficha Técnica
Ficha Técnica
Linha Base
Linha Base
Material Necessário: • • • •
Cartas Militares Esquadro 30º Lápis Bússola
Técnica: Militarmente, em operações de campanha, o sistema de determinação de um ponto, na carta, através de coordenadas dadas, tem um inconveniente extraordinário. Se o inimigo consegue, por exemplo, interceptar a mensagem que indica as coordenadas, fácil lhe é localizar o ponto que constitui o nosso objectivo e proceder de modo a anular todos os resultados que pretendamos obter.
Cortar por este picotado depois de Imprimir
Por tal motivo, o Exército pode utilizar métodos de determinação secretos. Um deles é o designado por “linha-base”. A história do tesouro escondido dá-nos a ideia deste método. Os homens que procuram o tesouro possuíam uma carta, pela qual se deduzia que ele se encontrava a 10 metros de uma árvore. A dificuldade estava precisamente em saber de que árvore se tratava. De nada servia, assim, conhecerem a distância entre a árvore e o tesouro, pois isso só teria valor se soubessem também qual era essa árvore.
Com os elementos referidos, estamos aptos a servir-nos da linha-base. Vejamos um exemplo de utilização (ver figura). Foi recebida ordem para alcançar o ponto R25 D8. Em primeiro lugar, prolonga-se a linhabase para a retaguarda, de 25 unidades (R25) e, em seguida, perpendicularmente, para a direita, de 8 unidades da mesma espécie (D8). Supondo que a unidade estabelecida foi hectómetros, será: - R25, isto é, para a Retaguarda a partir de L=2500 m. - D8, isto é, para a Direita, a partir do fim da linha prolongada = 800 m.
No método da “linha-base”, em vez de uma árvore secreta, usa-se uma linha secreta. Esta linha é definida por duas letras L e B, por exemplo, L indica o primeiro ponto (o ponto básico) e B o segundo. A unidade de medida, usada para a determinação destes pontos, pode ser designada pelo comandante das operações.
Eis, assim, determinado o ponto pretendido, no caso presente uma ponte.
Assim, determinados os dois pontos, por meio de coordenadas vulgares, está definida a linha-base, que se desenhará muito levemente na carta e se apagará quando for julgado conveniente.
O ponto básico deve ser muitas vezes mudado, a fim de dificultar a localização da linha-base.
Para se utilizar a linha-base, deve ter-se em atenção que: 1.
Para a frente (F) significa de L para B, geralmente na direcção do inimigo, e para a retaguarda (R) representa o sentido contrário.
2.
A primeira medição é feita ao longo da linha-base.
3.
A segunda medição é feita para a esquerda (E) ou para a direita (D) da linha-base, supondo o operador colocado em L e voltado para B. Esta medição é sempre perpendicular àquela linha.
E de nada adiantará ao inimigo conhecer a mensagem R25 D8, se desconhecer a linha-base e as unidades a utilizar na medição.