Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação 1º Ano Educação de Infância Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem
Jogos para trabalhar determinadas competências
Docente da disciplina: Professor Miguel Nascimento Discente da disciplina: Francisca Silva
A- Esquema Corporal 1. Reconhecer as possibilidades cinestésicas do corpo, através do movimento que o afectam, como uma totalidade; 2. Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar cada uma das suas partes, por meio do movimento; 3. Realizar movimentos independentes e interdependentes, com os diversos segmentos do corpo; 4. Definir a dominância lateral.
Jogo 1 Materiais: uma corda e uma bola. Processo: Formam-se dois grupos com o mínimo de seis elementos cada. Em seguida, coloca-se uma corda no meio dos dois grupos. Estes sentam-se em fila mas frente a frente. O primeiro elemento de cada grupo tem uma bola que terá
que
passar
ao
segundo
elemento,
este
ao
terceiro
e
assim
sucessivamente. Quando o objecto chegar ao ultimo, este levanta-se e corre para o início da fila entregando o objecto ao colega de trás e continuando até chegarem à corda. Jogo 2 Materiais: um mini-trampolim; um banco sueco e os espaldares. Processo: Cada elemento vai a correr, dá o ponto, salta para o trampolim, percorre o banco sueco (por cima) até aos espaldares e percore-os de um lado para o outro. Quando o primeiro elemento chegar aos espaldares, o segundo começa e assim sucessivamente.
B- Orientação Espacio-temporal
1. Orientar-se no espaço, descriminando localização, direcção e dimensão; 2. Movimentar-se descriminando diferentes momentos do tempo, o seu curso regular e o seu fracionamento; 3. Identificar e efectuar movimentos, descriminando as diferentes velocidades e trajectórias, no deslocamento do corpo e objectos.
Jogo 1 Processo: Formam-se grupos de cinco elementos. Colocam-se cinco objectos para cada grupo (estes devem ser iguais para todos), sendo estes duas cordas, uma bola, um livro e um arco. Explica-se que primeiro objecto a ser levado para perto do grupo é a bola que é levada por uma mão; o segundo, uma corda que deve ser levada por um pé; um livro que deve ser levado na cabeça; um arco que deve ser levado rodando sobre a cintura e uma outra corda que deverá ser levada saltando à corda. Define-se uma distância, posicionando os grupos e colocando os objectos no extremo oposto ao grupo. Quando se der autorização para começar o jogo, o primeiro elemento de cada grupo vai a correr buscar o primeiro objecto.
Jogo 2 Materiais: cordas Processo: No campo de jogos marca-se um quadrado, um triângulo e um círculo. Os praticantes deslocam-se livremente no campo; ao grito de “para casa”, correm tão depressa quanto possível para o quadrado; ao grito de “para a escola”, vão para o triângulo; e ao grito de “para o campo de jogos”, para o círculo.
C- Capacidades Motoras 1. Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral; 2. Estruturar movimentos que requeiram coordenação selectiva,
3. Equilibrar-se em diferentes situações com e sem deslocamento, controlando e ajustando a sua postura; 4. Melhorar o desempenho na execução de actividades que requeiram força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade; 5. Adquirir controlo progressivo dos movimentos que evidenciam graus de tensão muscular.
Jogo 1 Materiais: Uma bola. Processo: Formam-se pares tendo cada um uma bola. Um elemento de cada par atira a bola para o seu colega levando de trás da cabeça; em seguida tem que chutar; em seguida atiram apenas com uma mão.
Jogo 2 Materiais: 12 latas; seis novelos. Processo: Colocam-se seis latas umas em cima das outras, formando um triângulo. Noutro sitio colocam-se outras seis latas dispostas da mesma forma. Metade da turma vai para um lado e outra para outro. Cada elemento terá que acertar nas latas, têm três oportunidades para derrubarem as seis latas.
D- Expressão Corporal 1. Representar com movimentos corporais, elementos e objectos do meio circundante; 2. Reproduzir, com movimentos corporais, posturas e comportamentos de animais e de pessoas: 3. Movimentar-se adaptando-se a diferentes ritmos; 4. Expressar-se compondo a movimentação com um companheiro ou com grupo; 5. Criar a sua própria sequência de movimentos, em actividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos; 6. Dramatizar através do movimento, factos, histórias e fantasias;
7. Conhecer e executar formas de expressões tradicionais do nosso povo e de outros povos. Jogo 1 Processo: Com um colega, ou dois, terão que imaginar ser de plasticina para formar/moldar letras para compor palavras. Serão precisos sete elementos para formar a palavra “ AULA”, oito para “FÉRIAS” e nove para “UNIÃO”. Todos os elementos terão de participar, tendo alguns que participar duas vezes. Jogo 2 Materiais: rádio; música. Processo: Em primeiro lugar formam-se grupos, para em seguida ouvirem uma música que deve ser animada. Depois é proposto que cada grupo evente uma coreografia para a música. Devem tentar que sejam todas diferentes podendo usar objectos presentes na sala. Dá-se cerca que dez minutos para inventarem e prepararem a coreografia.
E – Recreação 1. Participar de jogos e brinquedos cantados, dramatizações e mímicas; 2. Cooperar nas actividades de grupo aceitando diversos papéis; 3. Utilizar, nos momentos de lazer, habilidades motoras adquiridas; 4. Desenvolver a habilidade de modificar jogos e actividades, para atender aos problemas surgidos em relação ao espaço, material e tempo disponíveis.
Jogo 1 Materiais: balões ( um por par) Processo: Formam-se pares, tendo cada um, um balão. Em seguida coloca-se uma música animada. Cada par tem que segurar o balão com as costas, dançando sem deixar cair o balão. Quando um balão cair, esse par sai. Terminado o jogo, seguram o balão com a cabeça, tendo o mesmo objectivo.
Jogo 2 - O Caçador, o Pardal e a Abelha.
Processo: Todos os elementos fazem um círculo de mãos dadas, com exceção de três participantes, que serão o caçador, a abelha e o pardal. Quando for dado o sinal de início, o caçador deve perseguir o pardal, o pardal deve perseguir a abelha e a abelha deve correr atrás do caçador. Estes devem correr por dentro e por fora do círculo. Quando alguém for agarrado, troca-se o caçador, o pardal e a abelha.
Eu e o meu par ( Tania Silva), escolhemos o tema: “esquema corporal” para preparar as actividades para as aulas que teremos que apresentar.