Francisca

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Francisca as PDF for free.

More details

  • Words: 1,025
  • Pages: 6
Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação 1º Ano Educação de Infância Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Jogos para trabalhar determinadas competências

Docente da disciplina: Professor Miguel Nascimento Discente da disciplina: Francisca Silva

A- Esquema Corporal 1. Reconhecer as possibilidades cinestésicas do corpo, através do movimento que o afectam, como uma totalidade; 2. Reconhecer o corpo, no seu todo, e diferenciar cada uma das suas partes, por meio do movimento; 3. Realizar movimentos independentes e interdependentes, com os diversos segmentos do corpo; 4. Definir a dominância lateral.

Jogo 1 Materiais: uma corda e uma bola. Processo: Formam-se dois grupos com o mínimo de seis elementos cada. Em seguida, coloca-se uma corda no meio dos dois grupos. Estes sentam-se em fila mas frente a frente. O primeiro elemento de cada grupo tem uma bola que terá

que

passar

ao

segundo

elemento,

este

ao

terceiro

e

assim

sucessivamente. Quando o objecto chegar ao ultimo, este levanta-se e corre para o início da fila entregando o objecto ao colega de trás e continuando até chegarem à corda. Jogo 2 Materiais: um mini-trampolim; um banco sueco e os espaldares. Processo: Cada elemento vai a correr, dá o ponto, salta para o trampolim, percorre o banco sueco (por cima) até aos espaldares e percore-os de um lado para o outro. Quando o primeiro elemento chegar aos espaldares, o segundo começa e assim sucessivamente.

B- Orientação Espacio-temporal

1. Orientar-se no espaço, descriminando localização, direcção e dimensão; 2. Movimentar-se descriminando diferentes momentos do tempo, o seu curso regular e o seu fracionamento; 3. Identificar e efectuar movimentos, descriminando as diferentes velocidades e trajectórias, no deslocamento do corpo e objectos.

Jogo 1 Processo: Formam-se grupos de cinco elementos. Colocam-se cinco objectos para cada grupo (estes devem ser iguais para todos), sendo estes duas cordas, uma bola, um livro e um arco. Explica-se que primeiro objecto a ser levado para perto do grupo é a bola que é levada por uma mão; o segundo, uma corda que deve ser levada por um pé; um livro que deve ser levado na cabeça; um arco que deve ser levado rodando sobre a cintura e uma outra corda que deverá ser levada saltando à corda. Define-se uma distância, posicionando os grupos e colocando os objectos no extremo oposto ao grupo. Quando se der autorização para começar o jogo, o primeiro elemento de cada grupo vai a correr buscar o primeiro objecto.

Jogo 2 Materiais: cordas Processo: No campo de jogos marca-se um quadrado, um triângulo e um círculo. Os praticantes deslocam-se livremente no campo; ao grito de “para casa”, correm tão depressa quanto possível para o quadrado; ao grito de “para a escola”, vão para o triângulo; e ao grito de “para o campo de jogos”, para o círculo.

C- Capacidades Motoras 1. Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral; 2. Estruturar movimentos que requeiram coordenação selectiva,

3. Equilibrar-se em diferentes situações com e sem deslocamento, controlando e ajustando a sua postura; 4. Melhorar o desempenho na execução de actividades que requeiram força, resistência, flexibilidade, agilidade e velocidade; 5. Adquirir controlo progressivo dos movimentos que evidenciam graus de tensão muscular.

Jogo 1 Materiais: Uma bola. Processo: Formam-se pares tendo cada um uma bola. Um elemento de cada par atira a bola para o seu colega levando de trás da cabeça; em seguida tem que chutar; em seguida atiram apenas com uma mão.

Jogo 2 Materiais: 12 latas; seis novelos. Processo: Colocam-se seis latas umas em cima das outras, formando um triângulo. Noutro sitio colocam-se outras seis latas dispostas da mesma forma. Metade da turma vai para um lado e outra para outro. Cada elemento terá que acertar nas latas, têm três oportunidades para derrubarem as seis latas.

D- Expressão Corporal 1. Representar com movimentos corporais, elementos e objectos do meio circundante; 2. Reproduzir, com movimentos corporais, posturas e comportamentos de animais e de pessoas: 3. Movimentar-se adaptando-se a diferentes ritmos; 4. Expressar-se compondo a movimentação com um companheiro ou com grupo; 5. Criar a sua própria sequência de movimentos, em actividades de respostas livres, vivenciando pensamentos e sentimentos; 6. Dramatizar através do movimento, factos, histórias e fantasias;

7. Conhecer e executar formas de expressões tradicionais do nosso povo e de outros povos. Jogo 1 Processo: Com um colega, ou dois, terão que imaginar ser de plasticina para formar/moldar letras para compor palavras. Serão precisos sete elementos para formar a palavra “ AULA”, oito para “FÉRIAS” e nove para “UNIÃO”. Todos os elementos terão de participar, tendo alguns que participar duas vezes. Jogo 2 Materiais: rádio; música. Processo: Em primeiro lugar formam-se grupos, para em seguida ouvirem uma música que deve ser animada. Depois é proposto que cada grupo evente uma coreografia para a música. Devem tentar que sejam todas diferentes podendo usar objectos presentes na sala. Dá-se cerca que dez minutos para inventarem e prepararem a coreografia.

E – Recreação 1. Participar de jogos e brinquedos cantados, dramatizações e mímicas; 2. Cooperar nas actividades de grupo aceitando diversos papéis; 3. Utilizar, nos momentos de lazer, habilidades motoras adquiridas; 4. Desenvolver a habilidade de modificar jogos e actividades, para atender aos problemas surgidos em relação ao espaço, material e tempo disponíveis.

Jogo 1 Materiais: balões ( um por par) Processo: Formam-se pares, tendo cada um, um balão. Em seguida coloca-se uma música animada. Cada par tem que segurar o balão com as costas, dançando sem deixar cair o balão. Quando um balão cair, esse par sai. Terminado o jogo, seguram o balão com a cabeça, tendo o mesmo objectivo.

Jogo 2 - O Caçador, o Pardal e a Abelha.

Processo: Todos os elementos fazem um círculo de mãos dadas, com exceção de três participantes, que serão o caçador, a abelha e o pardal. Quando for dado o sinal de início, o caçador deve perseguir o pardal, o pardal deve perseguir a abelha e a abelha deve correr atrás do caçador. Estes devem correr por dentro e por fora do círculo. Quando alguém for agarrado, troca-se o caçador, o pardal e a abelha.

Eu e o meu par ( Tania Silva), escolhemos o tema: “esquema corporal” para preparar as actividades para as aulas que teremos que apresentar.

Related Documents

Francisca
April 2020 13
Francisca
November 2019 20
Francisca*
December 2019 47
Mostra - Francisca
June 2020 13
Mother Francisca
May 2020 13