Formação - 1º Trabalho

  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Formação - 1º Trabalho as PDF for free.

More details

  • Words: 969
  • Pages: 7
Tabela matriz a utilizar para a realização da 1ª parte da tarefa, conforme indicações do Guia da Sessão

Conhecimento na área

Domínio

Competências do professor bibliotecário

Biblioteca escolar

Aspectos críticos que a Literatura identifica -Necessidade de uma formação contínua. -Uso das tecnologias educativas, óptimas ferramentas ao serviço da formação. -Difusão da informação. -Estabelecimento de um espírito cooperativo. -Colaborar, de uma forma articulada com os outros docentes.

Pontos fortes

-Presença da Coordenadora da Biblioteca Escolar no Conselho Pedagógico. -Trabalho de equipa.

.

Fraquezas

-Escassez de espaço. -Falta de pelo menos um Assistente Operacional para um melhor funcionamento da biblioteca. -Pouca colaboração de alguns docentes.

Oportunidades

-Existência de Coordenadora Inter-Concelhia. -Oportunidade de Formação. .

Ameaças

-A Comunidade Educativa não está ainda suficientemente elucidada do papel do professor bibliotecário.

Desafios. Acções a implementar

-Palestra para pais sobre a importância da leitura. -Feira do livro. -“Troca de Leituras”. -Concurso: “Ler ajuda a Crescer”. -“O Escritor do Mês”.

Conhecimento na área Organização e Gestão da BE

-Criação de espaços de trabalho e de construção do conhecimento e não apenas lugar de informação. -A B.E. deve disponibilizar recursos de informação, contribuindo assim para o seu uso e integração nas práticas lectivas. -Afectação de professor bibliotecário e de uma equipa para levar a cabo uma melhor gestão da mesma. -Existência de um regimento/regula mento.

Biblioteca escolar -A B.E. está apetrechada com suficiente material informático. -Integração no P.A.A. e P.E. do agrupamento. -A Biblioteca Escolar tem orçamento próprio.

-Falta de recursos humanos. -Falta de recursos materiais (estantes e mesas). -Espaço relativamente reduzido para a Colecção.

-Colaboração entre a equipa que integra a B.E. -Ofertas de Formação.

-Até ao momento tem havido escassez de tempo para elaborar materiais e organizar a B.E.

-Dotar a B.E. de recursos que incentivem os alunos à pesquisa da informação. -Proceder à reformulação de documentos necessários à actividade da Biblioteca Escolar.

Conhecimento na área

Biblioteca escolar

-Atribuição de uma verba para uma melhor gestão.

Gestão da Colecção

-Organização e equipamento de acordo com os standards definidos, facultando condições de acesso e de trabalho individual ou em grupo. -Disponibilização de um conjunto de recursos de informação, em diferentes ambientes e suportes.

-Oportunidade de Formação. -Apoio e orientação da R.B.E. e P.N.L.

-Falta de recursos humanos.

-Aproveitar a oportunidade sempre que os alunos se deslocam à B.E. para tornar este espaço essencialmente -Ausência de um formativo e de orçamento aprendizagem. específico. -Procurar articular com o corpo docente a implementação de actividades educativas e de aprendizagem.

-Oportunidade de Formação.

Conhecimento na área

A B.E. como espaço de conhecimento e aprendizagem. Trabalho colaborativo e articulado com Departamentos e docentes.

-A B.E. passou de um espaço organizado com recursos destinados ao acesso da informação e ao lazer a espaços de trabalho e de construção do conhecimento. -Contribuem de forma colaborativa e articulada com os outros docentes para o desenvolvimento de competências. -Existência de ambientes virtuais de aprendizagem e currículo.

Biblioteca escolar

-Apoio a professores e alunos por parte da equipa. -Articulação essencialmente com os professores de Língua Portuguesa.

-O espaço “biblioteca” è muitas vezes ocupado com reuniões ou realização de trabalhos, inclusive por parte de docentes. -Algumas dificuldades na relação com o designado “paradigma digital”.

-Maior utilização de suporte informático. -Articulação com as equipas do P.T.E. e de T.I.C. -Contacto privilegiado com os alunos.

-Não utilização apropriada da B.E. para os fins a que efectivamente é destinada.

-Calendarização das actividades a realizar na B.E. ao longo do ano para a Comunidade Educativa.

Conhecimento na área

Formação para a leitura e para as literacias

BE e os novos ambientes digitais.

-Papel preponderante na formação para as literacias e acompanhamento curricular das aprendizagens dos alunos, nomeadamente, guiões. -Contribuição para o desenvolvimento de competências que suportam as aprendizagens e a construção do conhecimento. -As B.E. apoiam a infra-estrutura tecnológica, contribuindo para o seu uso e integração nas práticas lectivas. -Capacidade de alterar práticas e

Biblioteca escolar -Actividades de promoção da leitura. Ex:”Novos Contadores de Histórias/Contos com Reflexão”, concurso: “Ler ajuda a Crescer” e ”Troca de leituras”.

-Acesso à informação através da utilização da internet.

-Inexistências de leituras suficientemente apelativas.

-Falta de material em suporte digital.

Desenvolvimento das competências de aprendizagem. -P.N.L.

-Plano Tecnológico -Implementação de grande número -Falta de de computadores informação nesta o que incentiva os área. alunos à “descoberta”.

-Os alunos, na nossa escola, revelam uma grande dificuldade tanto a nível de leitura, como de compreensão da mesma.

-Acompanhar o impacto do “paradigma digital” sob pena de ser ultrapassada.

-Necessidade de formação nesta área.

-Gerir a B.E. de forma a melhorar os serviços que se prestam. -Estar sempre atento e “ter uma postura de investigação e de aprendizagem

Conhecimento na área

Gestão de evidências/ avaliação.

modelos de trabalho. -A organização da informação digital, a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, são factores críticos de sobrevivência para a B.E. -Recolha de evidências. -Elaboração de instrumentos que permitam aferir os serviços que a B.E. presta, -Aplicação do identificando modelo de autosucessos e avaliação da B.E. insucessos. -Aferir o impacto nas atitudes, comportamentos e competências dos alunos.

Biblioteca escolar

contínua”.

-Não aferir as expectativas relativamente aos vários domínios.

-Aferir os resultados após a -Demasiada implementação do burocratização da modelo de autoavaliação. avaliação.

-Fazer entender na Escola “a diferença que fazemos”. -Realçar que a B.E. cumpre objectivos semelhantes àqueles em que toda a restante escola se empenha. -Divulgação do Modelo de AutoAvaliação.

Conhecimento na área

Gestão da mudança SÍNTESE

Factores de sucesso

A B.E. passou de um espaço organizado cão com recursos destinados ao acesso da informação e ao lazer, a espaços de -Implementação de suporte informático. trabalho e de construção do conhecimento.

Biblioteca escolar

Obstáculos a vencer

Acções prioritárias

-Apoio da Direcção. -Falta de formação nas áreas das T.I.C. -Organização e implementação de suportes digitais. -Transformar a B.E. num espaço adequado e de conhecimento.

-Mudança de instalações. -Formação para toda a equipa.

Related Documents

Formao Ieee (1).docx
June 2020 83
Trabalho 1
November 2019 70
Trabalho ..[1]
June 2020 74
Trabalho [1]..
November 2019 71
Trabalho
November 2019 62
Trabalho
April 2020 60