Tabela matriz a utilizar para a realização da 1ª parte da tarefa, conforme indicações do Guia da Sessão
Conhecimento na área
Domínio
Competências do professor bibliotecário
Biblioteca escolar
Aspectos críticos que a Literatura identifica -Necessidade de uma formação contínua. -Uso das tecnologias educativas, óptimas ferramentas ao serviço da formação. -Difusão da informação. -Estabelecimento de um espírito cooperativo. -Colaborar, de uma forma articulada com os outros docentes.
Pontos fortes
-Presença da Coordenadora da Biblioteca Escolar no Conselho Pedagógico. -Trabalho de equipa.
.
Fraquezas
-Escassez de espaço. -Falta de pelo menos um Assistente Operacional para um melhor funcionamento da biblioteca. -Pouca colaboração de alguns docentes.
Oportunidades
-Existência de Coordenadora Inter-Concelhia. -Oportunidade de Formação. .
Ameaças
-A Comunidade Educativa não está ainda suficientemente elucidada do papel do professor bibliotecário.
Desafios. Acções a implementar
-Palestra para pais sobre a importância da leitura. -Feira do livro. -“Troca de Leituras”. -Concurso: “Ler ajuda a Crescer”. -“O Escritor do Mês”.
Conhecimento na área Organização e Gestão da BE
-Criação de espaços de trabalho e de construção do conhecimento e não apenas lugar de informação. -A B.E. deve disponibilizar recursos de informação, contribuindo assim para o seu uso e integração nas práticas lectivas. -Afectação de professor bibliotecário e de uma equipa para levar a cabo uma melhor gestão da mesma. -Existência de um regimento/regula mento.
Biblioteca escolar -A B.E. está apetrechada com suficiente material informático. -Integração no P.A.A. e P.E. do agrupamento. -A Biblioteca Escolar tem orçamento próprio.
-Falta de recursos humanos. -Falta de recursos materiais (estantes e mesas). -Espaço relativamente reduzido para a Colecção.
-Colaboração entre a equipa que integra a B.E. -Ofertas de Formação.
-Até ao momento tem havido escassez de tempo para elaborar materiais e organizar a B.E.
-Dotar a B.E. de recursos que incentivem os alunos à pesquisa da informação. -Proceder à reformulação de documentos necessários à actividade da Biblioteca Escolar.
Conhecimento na área
Biblioteca escolar
-Atribuição de uma verba para uma melhor gestão.
Gestão da Colecção
-Organização e equipamento de acordo com os standards definidos, facultando condições de acesso e de trabalho individual ou em grupo. -Disponibilização de um conjunto de recursos de informação, em diferentes ambientes e suportes.
-Oportunidade de Formação. -Apoio e orientação da R.B.E. e P.N.L.
-Falta de recursos humanos.
-Aproveitar a oportunidade sempre que os alunos se deslocam à B.E. para tornar este espaço essencialmente -Ausência de um formativo e de orçamento aprendizagem. específico. -Procurar articular com o corpo docente a implementação de actividades educativas e de aprendizagem.
-Oportunidade de Formação.
Conhecimento na área
A B.E. como espaço de conhecimento e aprendizagem. Trabalho colaborativo e articulado com Departamentos e docentes.
-A B.E. passou de um espaço organizado com recursos destinados ao acesso da informação e ao lazer a espaços de trabalho e de construção do conhecimento. -Contribuem de forma colaborativa e articulada com os outros docentes para o desenvolvimento de competências. -Existência de ambientes virtuais de aprendizagem e currículo.
Biblioteca escolar
-Apoio a professores e alunos por parte da equipa. -Articulação essencialmente com os professores de Língua Portuguesa.
-O espaço “biblioteca” è muitas vezes ocupado com reuniões ou realização de trabalhos, inclusive por parte de docentes. -Algumas dificuldades na relação com o designado “paradigma digital”.
-Maior utilização de suporte informático. -Articulação com as equipas do P.T.E. e de T.I.C. -Contacto privilegiado com os alunos.
-Não utilização apropriada da B.E. para os fins a que efectivamente é destinada.
-Calendarização das actividades a realizar na B.E. ao longo do ano para a Comunidade Educativa.
Conhecimento na área
Formação para a leitura e para as literacias
BE e os novos ambientes digitais.
-Papel preponderante na formação para as literacias e acompanhamento curricular das aprendizagens dos alunos, nomeadamente, guiões. -Contribuição para o desenvolvimento de competências que suportam as aprendizagens e a construção do conhecimento. -As B.E. apoiam a infra-estrutura tecnológica, contribuindo para o seu uso e integração nas práticas lectivas. -Capacidade de alterar práticas e
Biblioteca escolar -Actividades de promoção da leitura. Ex:”Novos Contadores de Histórias/Contos com Reflexão”, concurso: “Ler ajuda a Crescer” e ”Troca de leituras”.
-Acesso à informação através da utilização da internet.
-Inexistências de leituras suficientemente apelativas.
-Falta de material em suporte digital.
Desenvolvimento das competências de aprendizagem. -P.N.L.
-Plano Tecnológico -Implementação de grande número -Falta de de computadores informação nesta o que incentiva os área. alunos à “descoberta”.
-Os alunos, na nossa escola, revelam uma grande dificuldade tanto a nível de leitura, como de compreensão da mesma.
-Acompanhar o impacto do “paradigma digital” sob pena de ser ultrapassada.
-Necessidade de formação nesta área.
-Gerir a B.E. de forma a melhorar os serviços que se prestam. -Estar sempre atento e “ter uma postura de investigação e de aprendizagem
Conhecimento na área
Gestão de evidências/ avaliação.
modelos de trabalho. -A organização da informação digital, a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, são factores críticos de sobrevivência para a B.E. -Recolha de evidências. -Elaboração de instrumentos que permitam aferir os serviços que a B.E. presta, -Aplicação do identificando modelo de autosucessos e avaliação da B.E. insucessos. -Aferir o impacto nas atitudes, comportamentos e competências dos alunos.
Biblioteca escolar
contínua”.
-Não aferir as expectativas relativamente aos vários domínios.
-Aferir os resultados após a -Demasiada implementação do burocratização da modelo de autoavaliação. avaliação.
-Fazer entender na Escola “a diferença que fazemos”. -Realçar que a B.E. cumpre objectivos semelhantes àqueles em que toda a restante escola se empenha. -Divulgação do Modelo de AutoAvaliação.
Conhecimento na área
Gestão da mudança SÍNTESE
Factores de sucesso
A B.E. passou de um espaço organizado cão com recursos destinados ao acesso da informação e ao lazer, a espaços de -Implementação de suporte informático. trabalho e de construção do conhecimento.
Biblioteca escolar
Obstáculos a vencer
Acções prioritárias
-Apoio da Direcção. -Falta de formação nas áreas das T.I.C. -Organização e implementação de suportes digitais. -Transformar a B.E. num espaço adequado e de conhecimento.
-Mudança de instalações. -Formação para toda a equipa.