Fisica Cursinho

  • Uploaded by: marialice6
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Fisica Cursinho as PDF for free.

More details

  • Words: 1,499
  • Pages: 23
ELETRIZAÇÃO Resumo Teórico

1 - CONCEITO DE CARGA ELÉTRICA Carga elétrica é o nome que se dá a certas propriedades apresentadas por um corpo ou uma partícula. Quando dizemos que dois corpos apresentam cargas de sinais contrários, estamos dizendo que , nas mesmas condições, apresentam propriedades contrárias. AAAA A A A A A

B B B BBBB

A e B, nas mesmas condições, apresentaram propriedades contrárias. A e B apresentam cargas de sinais contrários.

Um átomo é constituído de prótons, elétrons e neutrons. Os prótons e neutros constituem o núcleo atômico. Os elétrons giram em torno do núcleo: Colocar um avi sobre átomos que existe na minha pasta. Os prótons e elétrons apresentam cargas de sinais contrários e o neutron não possui carga. Convencionou-se que o próton apresenta carga positiva e o elétron apresenta carga negativa. Essas cargas apresentam o mesmo valor. Como num átomo, em estado normal, o número de elétrons é igual ao número de neutrons, o átomo em estado normal não manifesta propriedades elétricas. Ele é neutro. A menor quantidade de carga que existe na natureza é chamada de carga elementar(e) e tem um módulo igual à carga do próton ou do elétron: e = 1,6 x 10-19 C , onde a unidade de medida C é o Coulomb

2 - PRINCÍPIOS DA ELETROSTÁTICA: A) Princípio da atração-repulsão: Cargas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais contrários se atraem:

F

F F F F + + + + + F F F F F

- - - - -

F F F F + + + + + F F F F F + + + + +

F

B) Princípio da Conservação de Carga Elétrica: Num sistema eletricamente isolado, a soma algébrica das cargas elétricas é constante. Chamemos de Q a quantidade de um corpo:

QA

QA

QA

QA

QA

QB

QB

QB

QB

QB

TROCA DE CARGAS

Q’A Q’A Q’A

Q’A

Q’A

Q’B

Q’B

QA + QB = Q’A + Q’B ΣQ ANTES = ΣQ DEPOIS

Q’B

Q’B

Q’B

3 - ELETRIZAÇÀO POR ATRITO Quando dois corpos neutros, de materiais diferentes, são atritados, ocorre uma transferência de elétrons de um corpo para outro. Um corpo eletriza-se positivamente e o outro negativamente com quantidades de cargas iguais em valores absolutos: ebonite

ebonite Fluxo de elétrons lã



lã ebonite

Ebonite eletrizada negativamente

-

Lã eletrizada positivamente

+



A ESFERA METÁLICA É REPELIDA PORQUE ADQUIRE CARGA DO MESMO SINAL DO BASTÃO.

-

eb

on

ite

-

eb on it e eb on eb ite on ite eb on it e

4 - CONDUTORES E ISOLANTES

METAL

O METAL PERMITIU QUE CARGAS CHEGASSEM ATÉ A ESFERA

-

eb on it e eb on it e eb on it e

PLÁSTICO

O PLÁSTICO NÀO PERMITIU QUE AS CARGAS CHEGASSEM ATÉ A ESFERA METÁLICA O METAL É CONDUTOR POIS PERMITE A MOVIMENTAÇÀO DE CARGAS ATRAVÉS DELE. O PLÁSTICO É ISOLANTE (OU DIELÉTRICO) POIS NÃO PERMITE A MOVIMENTAÇÀO DE CARGAS ATRAVÉS DELE.

O METAL É UM CONDUTOR POQUE POSSUI ELÉTRONS LIVRES EM SUA ESTRUTURA:

Num sólido, quando há movimentação de cargas, a movimentação será de cargas negativas.

5 - ELETRIZAÇÃO POR CONTATO QUANDO UM CONDUTOR ELETRIZADO É COLOCADO EM CONTATO COM UMOUTRO CONDUTOR NEUTRO, NO EQUILÍBRIO OS CONDUTORES APRESENTAM CARGAS DE MESMO SINAL: CONTATO

DEPOIS

+

+

+

+

eeeeeee

+

+

+

+

+

+ Fluxo de elétrons

{

{ {

ANTES

+

+

+

+

+

{ {

-

CONTATO

-

-

-

-

-

-

e e e e e ee

-

-

-

DEPOIS

{

ANTES

-

-

-

-

-

Fluxo de elétrons No caso particular em que os dois condutores apresentarem o mesmo tamanho e o mesmo formato, após o contato, eles apresentarão também cargas de mesmo valor.

6 - ELETRIZAÇÀO POR INDUÇÃO Ao aproximarmos um corpo carregado (indutor) de um condutor neutro (induzido), haverá uma separação de cargas no condutor neutro:

+

+

+

e- + e- ++ -e++ + e-++ e + - + -e++ -e++ e-

Condutor neutro

e - + e-++ e-++ + e+ -+

Observe que apenas elétrons se movimentam. A extremidade mais próxima do corpo carregado apresentará excesso de elétrons. A extremidade mais afasta do corpo carregado apresentará excesso de prótons. Essa separação de carga é chamada de indução.

Mantendo-se o corpo carrega próximo do condutor neutro, iremos ligar a extremidade mais afastado do condutor neutro à Terra. Ela irá ceder elétrons ao condutor neutro até que essa extremidade se neutralize:

+

+

+

Se afastarmos o corpo carregado, o excesso de cargas negativas irá se espalhar por todo condutor, que agora apresentará um excesso de carga negativa.

e

+e

e

+e e e e e e e e e e +e e ee

e

Fio - Terra

e e e e

e

e

Na eletrização por indução, sempre o induzido irá se carregar com carga de sinal contrária à do indutor. Se aproximarmos um corpo negativamente carregado de um condutor neutro, no final do processo de indução o condutor neutro estará positivamente carregada. Suponha que um isolante seja constituído de moléculas polares( centro de cargas positivas não coincide com o centro de cargas negativas: +

-

-

-

+

+

-

+

-

As moléculas estão distribuídas ao acaso.

-

+

+

Vamos aproximar do isolante um corpo positivamente carregado:

+

-

+

-

+

-

+

+ +

-

+

-

+

-

--

-

+

+

-

+

+ +

--

+

+

A extremidade mais próxima do corpo ficará negativamente carregada e a mais afastada do corpo carregado, ficará positivamente carregada. Esse fenômeno é chamado de polarização. Devemos notar que a carga total do dielétrico é nula, a polarização faz aparecer cargas de sinais contrários nas extremidades do isolante, semelhante ao que ocorre na indução de um condutor.

Vamos aproximar um corpo carregado de um condutor neutro:

Frepulsão Fatraçào

+

+

+

e- + e- ++ -e++ + e-++

Condutor neutro

e + - + -e++ -e++ ee - + e-++ e-++ + e+ -+

Quanto menor a distância entre cargas, maior o valor da força de interação elétrica. Assim, a força de atração será maior que a de repulsão. UM CONDUTOR NEUTRO É ATRAÍDO POR UMCORPO CARREGADO.

Vamos aproximar um corpo carregado de um isolante: isolante

+

-

+

-

+

-

+

+ +

-

+

-

+

-

--

-

+

-

+

++

+

--

Fatraçào

+

Frepulsão UM ISOLANTE É ATRAÍDO POR UM CORPO CARREGADO.

7 - ELETROSCÓPIOS. É um dispositivo que nos permite determinar se um corpo está carregado ou não. A) Pêndulo Elétrico: é constituído por uma bolinha de isopor recoberta por papel metálico, suspensa por um fio isolante:

Corpo neutro Quando um corpo neutro é aproximado de um pêndulo elétrico, o pêndulo não é atraído.

+

+ + +e + e e e ee e e + e + + + e + + e e e ee + ee e + e + e e e e ee+ e e

- -- ------------

Quando um corpo carregado for aproximado de um pêndulo elétrico, o pêndulo será atraído

B) Eletroscópio de Folhas: É constituído por uma bola metálica presa a uma haste condutora. Na extremidade desta haste existe duas folhas metálicas que pode se abrir e fechar livremente:

Quando um corpo neutro é aproximado de um eletroscópio de folhas, as folhas não se abrem.

e e e e e e e e e e e e e e e ee e e e e e ee ee e e e e e e e e e ee e e e

e ee eeeeeeeeeeeeeeeeeee ee ee ee ee e e Se fosse aproximado um corpo positivamente carregado elétrons das folhas seriam atraídos para a esfera. As folhas iriam se carregar positivamente. Com isso as folhas iriam se repelir e se abririam.

e

Quando um corpo carregado é aproximado de um eletroscópio de folhas, as folhas se abrem.

8 - Lei de Coulomb: é a lei que nos permite determinar a força de interação elétrica entre cargas puntuais (corpos carregados de tamanho desprezível) :

d F

F=

+Q1

K . Q1 . Q2 d2

+Q2

{

F

Q1 e Q2 = valor das cargas d = distância entre as carga K = constante que depende do meio onde as cargas estão.

No sistema Internacional de unidades , a unidade de carga elétrica é 1 Coulomb (1C) . Uma carga de 1 C corresponde a 6,25 x 1018 elétrons em excesso ( se a carga do corpo for negativa) ou em falta ( se a carga do corpo for positiva). Como a carga de 1C é muito grande, usamos muito submúltiplos do Coulomb: 1 milicoulomb = 1 mC = 10 -3 C 1 microcoulomb = 1µC = 10 -6 C No Sistema Internacional de unidades a força será dada em Newtons e a distância em metros. A constante K terá um valor de 9,0 x 109 N.m2/ C2 para cargas colocadas no ar ou no vácuo.

Related Documents

Fisica Cursinho
May 2020 2
O Ateneu-resumo Cursinho
November 2019 7
Fisica
May 2020 35
Fisica
November 2019 55
Fisica
June 2020 29
Fisica
May 2020 37

More Documents from ""

Fisica Cursinho
May 2020 2