Figuras de Linguagem
Profª. Angélica
COMPARAÇÃO Equivalência explícita entre o comparante e o comparado:
“O calor do teu corpo é como a brasa do lume” (fogueira)
METÁFORA É uma comparação implícita. Uma palavra deixa seu contexto normal para fazer parte de outro:
“Teu corpo é a brasa do lume”
METONÍMIA Substituição de uma palavra por outra: “bebeu a morte”=“bebeu veneno” “Tomou um Porto” = “tomou um vinho do porto” “Respeitar a velhice” = “respeitar os mais velhos” “Quantas velas no mar” = “quantos navios no mar” CATACRESE Desvio de uma palavra de seu sentido próprio para dar nome a alguma coisa que não possui denominação: “dobrando o cotovelo da estrada, Fabiano sentia distanciar-se”
EUFEMISMO Consiste em atenuar o que é desagradável por palavras e expressões: “Cleuza foi para o Reino de Deus” (morreu) IRONIA Cria efeito cômico e visa a uma crítica ou sátira: “Com um governo desses não há porque se preocupar com o futuro” ELIPSE Omissão de palavras que, normalmente, deveriam constar na frase: “O time deles todo no estádio da gente”
HIPÉRBOLE Exagero proposital: “A cidade amanheceu sob um dilúvio” PROSOPOPÉIA OU PERSONIFICAÇÃO Atribui qualidades, ações ou características humanas seres irracionais: “A pequena árvore estava alegre com a chegada da primavera”. ANTÍTESE Coloca em evidência ideias contrárias: “Ardor em firme coração nascido Pranto por belos olhos derramado Incêndio em mares de água disfarçado.
Identifique a(s) figura(s) de linguagem presente(s) em cada trecho:
"...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo" ; "O pavão é um arco-íris de plumas" e "...de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira..." "...nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major" e "...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja"
Assinale a alternativa em que ocorre aliteração: a) "Água de fonte .......... água de oceano ............. água de pranto. (Manuel Bandeira) b) "A gente almoça e se coça e se roça e só se vicia." (Chico Buarque) c) "Ouço o tique-taque do relógio: apresso-me então." (Clarice Lispector) d) "Minha vida é uma colcha de retalhos, todos da mesma cor." (Mário Quintana) e) N.d.a.
Relacione as figuras de pensamento: a) antítese b) ironia d) eufemismo e) hipérbole f) prosopopéia ou personificação ( )“Parece que toda cidade precisava ter um louco na rua para chamar o povo à razão.” (José J Veiga) ( )“As florestas ergueram os braços peludos.” (Raul Bopp) ( ) “Lalinha estava doida por um passeio” ( ) Os campos melancólicos, gemendo