SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Orgãos Sexuais Externos (Vulva) - Monte púbico – elevação anterior, coberta pelos pêlos pubianos. - Lábios maiores – duas pregas arredondadas de tecido adiposo, recobertas com pele, que envolvem o vestíbulo, uma fenda situada entre os lábios menores. - Lábios menores – duas pregas de pele situadas em posição média relativamente aos lábios maiores. - Vestíbulo – nele se encontram o clitóris, o hímen o orifício vaginal e o orifício da uretra, à frente daquele. in www.exames.org/
- Clitóris – situado na zona apical do vestíbulo; * Orgão anatomicamente homólogo do pénis. * constituído por tecido eréctil . * funciona como foco sensorial na resposta sexual, dado ter uma densa superfície de terminações nervosas que aumentam a sensibilidade ao toque, pressão e temperatura. - Hímen – prega que separa a vagina do vestíbulo; pode estar completamente ausente ou cobrir a vagina de forma parcial ou total. - Orifício vaginal – abertura da vagina; de ambos os lados, encontram-se duas glândulas de Bartholin ou glândulas vestibulares maiores.
Orgãos Sexuais Internos
Gónadas: Ovários:
Dois órgãos situados na porção superior da cavidade pélvica, com forma oval, cerca de 4 cm de comprimento e pesando perto de 15 gramas.
Mesma origem embrionária que os testículos.
Funções: produção de células germinativas e hormonas.
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO Vias Genitais:
Trompas de Falópio (ou oviductos):
Estruturas tubulares muito musculadas e flexíveis, com 10 a 12 cm de comprimento.
Estão ligadas ao útero mas não aos ovários; junto destes, abrem directamente para a cavidade abdominal e estão rodeadas por fímbrias que circundam parcialmente cada ovário.
Proporcionam uma via de passagem das células reprodutivas femininas dos ovários até ao útero.
Apresentam internamente cílios que impelem os oócitos II até ao útero.
Útero:
Órgão muscular, com cerca de 7,5 cm de comprimento e 5 cm de largura, em forma de pêra e com parede espessa.
Suspenso na zona anterior da cavidade pélvica, acima da bexiga e em frente ao recto, o útero é livremente móvel, dependendo o seu estado da condição de distensão da bexiga.
A sua parede consiste num revestimento – endométrio (que muda de espessura ao longo do ciclo menstrual) – e numa cobertura de músculo liso – miométrio.
As paredes uterinas contraem e relaxam durante a estimulação sexual e o trabalho de parto.
Canal cervical - estreita passagem na extremidade inferior do útero.
Cérvix – Extremidade inferior do útero, cilíndrica e projectando-se na vagina, onde faz saliência, constituindo o colo do útero.
Vagina:
Canal tubular, com 10 a 15 cm de comprimento, orientada para cima e para trás, entre a bexiga e o recto.
Abre para o exterior ao nível da vulva.
Órgão muscular cujas paredes têm a propriedade de se contrair e relaxar.
A sua parede interior segrega um fluido, durante a estimulação sexual, que actua como lubrificante.
Contém poucas terminações nervosas, sendo, como tal, relativamente insensível ao toque e à pressão.
A abertura da vagina é parcialmente coberta por uma membrana – o hímen -, que pode ser rompido por actividade física vigorosa ou com a primeira relação sexual.