Escola Secundária Fernão Mendes Pinto – Almada GEOGRAFIA – ENSINO SECUNDÁRIO
luís palma de Jesus http://geografismos.blogspot.com
COMO ANALISAR UM MAPA
GEOGRAFIA EXEMPLO:
COMO FAZER A ANÁLISE DE UM MAPA Identificação
Análise
Título
Mapa dos principais movimentos migratórios à escala planetária, na actualidade
Resumo
Localização das principais áreas de emigração e respectivo grau de intensidade dos seus fluxos migratórios. Podendo-se identificar os países a que se destinam tais saídas da população.
Localização dos temas principais
De um conjunto de 11 áreas de emigração no mundo, sobressaem três regiões emissoras: América latina, Ásia meridional e África central
Padrões Geográficos
As emigrações têm como variável comum situaremse no hemisfério sul, em países em desenvolvimento P.E.D. A Europa e a América do Norte sendo países desenvolvidos são o destino mais importante.
Explicação do padrão geográfico: relacionar com causas/variáveis conhecidas
As migrações têm como causa principal questões económicas, pois as áreas de saída correspondem a países menos desenvolvidos e as áreas de entrada a países com PIB elevado e IDH muito elevado.
luís palma de Jesus http://geografismos.blogspot.com
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto – Almada GEOGRAFIA – ENSINO SECUNDÁRIO
COMO FAZER UMA LEITURA BREVE?
Escrever dois parágrafos: primeiro a identificação e, segundo, um resumo do tema principal do mapa: 1. Identificação é: 1.1. Indicar o TÍTULO, mais a ESCALA, mais a DATA do mapa Dar o título: Identificar o tema principal do mapa com uma ou duas palavras e.g. “Consumos energéticos…” ou “Movimentos Migratórios…” Escalas usuais em títulos: a nível mundial; a nível de continentes (indicar o nome do continente ou região geográfica); a nível nacional (indicar o nome do país); a nível regional (indicar o nome da região); a nível local (indicar o nome do lugar ou concelho) e.g. “… no Mundo”; “… na América”; “… em Portugal”; “…no Alentejo”;“… em Almada” ou “… na Área Metropolitana de Lisboa” Datas a mencionar: o ano ou período de tempo do fenómeno representado no mapa e.g. “… na Actualidade” ou “… em 1145” ou “… entre 1974 e 2004” 2. Resumir o tema principal é: 2.1. Desenvolver numa ou duas frase o título, revelando a principal ideia do mapa e.g. “Origem dos principais fluxos de emigração… ” ou “Localização das principais áreas de emigração e respectivo grau de intensidade dos seus fluxos migratórios …” 2.2. Enumerar as variáveis observadas no gráfico (normalmente a legenda do gráfico identifica-as) e.g. “a taxa de mortalidade infantil …” ou “o PIB Per Capita…” COMO FAZER UMA LEITURA COMPLETA?
luís palma de Jesus http://geografismos.blogspot.com
Escola Secundária Fernão Mendes Pinto – Almada GEOGRAFIA – ENSINO SECUNDÁRIO
(acrescentar ao indicado em 1. e 2. os pontos 3. 4. e 5.) Escrever um parágrafo para cada um destes aspectos: localização dos temas principais, padrões geográficos e explicação: 3. Localização dos temas principais: 3.1. Usar a localização relativa para identificar os lugares ou regiões. Procurar não exceder o limite de três. Evitar localizações genéricas (ex. no mundo, na Ásia) quando o fenómeno observado não está disseminado em toda a área mencionada. 4. Padrões geográficos: 4.1. Procurar pontos comuns na distribuição territorial do «assunto» tratado (observando a disposição das “cores” representadas por uma legenda e que usualmente estão associadas à variação de valores reduzidos (cores claras) para valores elevados (cores escuras). 4.2. Normalmente os fenómenos descritos no mapa não são aleatórios pelo que têm um padrão geográfico (associado a “valores elevados” e “valores reduzidos”: - Com distribuição espacial concêntrica (um “centro” que difunde para a periferia) - Com distribuição espacial por estratos (camadas verticais ou camadas horizontais). 4.3. Estes “padrões geográficos” retratam uma correspondência espacial entre uma variável com outra variável. Por exemplo: a localização dos países mais pobres corresponde à localização de inúmeras variáveis como a Taxa de Mortalidade Infantil (muito elevada) ou Analfabetismo (muito elevado). 5. Explicação: 5.1. A distribuição no terreno de uma variável explica-se pela sua relação (correspondência) com outra variável do mapa: Relação aleatória: sem relação, sem padrão geográfico Relação causal directa: e.g. “A elevada taxa de imigração corresponde a regiões de elevado “desenvolvimento humano” Relação causal inversa: e.g. “O elevado número de “nascimentos fora das maternidades” corresponde a regiões com uma reduzida densidade populacional… ”