Ficha De Trabalho Movimentos Transmembranares

  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Ficha De Trabalho Movimentos Transmembranares as PDF for free.

More details

  • Words: 1,418
  • Pages: 6
Ficha de Trabalho Biologia Geologia (ano 1) 1- A figura sistematiza o comportamento de células animais e vegetais quando colocadas em meios (I, II e III) de diferentes concentrações.

1.1.Classifica os meios I, II e III, de acordo com a sua concentração de soluto, comparativamente à do meio intracelular das células, estabelecendo a correspondência entre os números I, II e III e as letras (A, B e C) da chave: CHAVE: A= isotónico; B= hipotónico; C= hipertónico Isotónico – II Hipertónico – I Hipotónico – III 1.2. Estabelece a correspondência entre as afirmações seguintes e as figuras A, B, C e D. 1- Aumento do volume celular. D 2- Aumento do tamanho dos vacúolos. D 3- Diminuição do volume celular. A C 4- Diminuição do tamanho dos vacúolos. C 5- Retracção do citoplasma. C 6- Aumento do volume do citoplasma. D 7- Rebentamento da membrana celular. B 2- As células da epiderme de flores coloridas possuem, geralmente, um vacúolo muito desenvolvido, corado naturalmente por pigmentos solúveis na água que contêm. Esses pigmentos, quando em maior concentração, conferem uma tonalidade mais intensa à célula e, quando em menor concentração, proporcionam-lhe uma tonalidade mais clara. A figura representa o aspecto das células da epiderme dessas plantas, quando colocadas em dois meios, A e B, de diferentes concentrações.

2.1- Legenda a figura. 1- núcleo 2- citoplasma 3- membrana celular 4- parede celular 5- vacúolo 2.2- Classifica os meios A e B, em função da sua concentração relativamente ao conteúdo vacuolar. A- meio hipotónico B- meio hipertónico toma nota que estão a pedir em relação ao conteúdo vacuolar 2.3- Identifica o estado das células em A e B. A- Túrgida B- Plasmolisada 2.4- Nas células colocadas no meio ___ o vacúolo ___ de volume, sendo evidente uma coloração mais intensa do conteúdo vacuolar. Indica a letra correspondente à opção que completa correctamente a frase. A- hipotónico [...] aumenta; B- hipotónico [...] diminui; C- hipertónico [...] aumenta; D- hipertónico [...] diminui; X 2.5- Numa célula ___ o conteúdo celular exerce pressão sobre a ___, que é contrabalançada pela resistência que esta oferece, não existindo alterações significativas do volume da célula. Indica a letra correspondente à opção que completa correctamente a frase. A- plasmolisada [...] parede B- plasmolisada [...] membrana C- túrgida [...] parede X D- túrgida [...] membrana II parte 1- A figura representa um pêlo absorvente duma raiz de milho, observado ao microscópio com dois meios de montagem (A e B) de concentrações diferentes.

1.1- Designa o estado em que se encontra a célula em B. Plasmolisada 1.2- Classifica o meio de montagem B, relativamente ao suco vacuolar. Hipertónico (dentro do vacúolo)

2- Admitindo que uma célula se encontra em equilíbrio com o meio de montagem, indica: 2.1- qual dos gráficos seguintes traduz a variação do volume vacuolar quando esta é colocada em meio hipotónico; A 2.2- justificando, como varia a concentração do suco vacuolar, em consequência da alteração do meio de montagem. A concentração do suco vacuolar diminui devido à entrada de água

[Figura Netxplica] 3- Foram colocadas células animais numa solução salina. O gráfico mostra a variação da concentração de cloreto de sódio no interior das células, à medida que o tempo vai passando.

[Figura Netxplica] 3.1- Entre as 0 e as 2 horas, é lógico pensar-se que (indica a opção correcta): A- as células diminuíram de volume; B- as células morreram; C- entrou mais água para as células do que saiu; X D- as células foram sofrendo desidratação 4- A uma célula que estava mergulhada no seu meio normal, substituiu-se esse meio por uma solução I, hipotónica e, posteriormente, por uma solução II, hipertónica. [Figura Netxplica] 4.1- Indica qual das curvas (A, B ou C) representa a variação do volume vacuolar. Curva C 4.2- Indica os instantes (t) em que se adicionaram as soluções I e II. I-t1 II-t3 4.3- Indica o tipo de transporte que explica os fenómenos verificados. Osmose

5- A figura traduz as variações do volume vacuolar de uma célula de uma planta durante 40 minutos. No início da experiência, o meio em que a célula estava mergulhada era isotónico relativamente ao conteúdo vacuolar. Esse meio foi substituído pela solução A e, posteriormente, pela solução B. Nas questões 5.1 a 5.5, transcreve a letra correspondente à opção correcta. [Figura Netxplica] 5.1. O processo de transporte posto em evidência com esta experiência foi: A- a osmose; X B- a difusão simples; C- a difusão facilitada; D- o transporte activo. 5.2. A célula foi colocada nas soluções A e B ao fim de, respectivamente,: A- 5 e 15 minutos; B- 5 e 20 minutos; C- 5 e 30 minutos; X D- 15 e 30 minutos. 5.3. A soluções A e B são, relativamente ao conteúdo vacuolar, : A- hipertónica e hipotónica, respectivamente; X B- hipotónica e hipertónica, respectivamente; C- ambas hipotónicas; D- ambas isotónicas. 5.4. As concentrações dos meios intracelular e extracelular são idênticas dos: A- 0 aos 5 minutos; B- 15 aos 20 minutos e dos 30 aos 40 minutos; C- 0 aos 5 minutos, dos 15 aos 20 minutos e dos 30 aos 40 minutos; X D- 5 aos 15 minutos e dos 20 aos 30 minutos. 5.5. As velocidades de variação (aumento ou diminuição) do volume vacuolar, após a célula ser colocada nas duas soluções, indicam-nos que: A- a diferença de concentrações entre as soluções e o conteúdo vacuolar, no momento de adição destas, era maior em relação à solução A; B- a diferença de concentrações entre as soluções e o conteúdo vacuolar, no momento de adição destas, era maior em relação à solução B; X C- a diferença de concentrações entre as soluções e o conteúdo vacuolar, no momento de adição destas, era idêntica para ambas as soluções; D- não existiam diferenças de concentração entre as soluções e o conteúdo vacuolar, no momento de adição destas, dado serem ambas isotónicas.

6- As figuras A, B e C representam o aspecto evidenciado pelas hemácias quando colocadas em meios (I, II e III) de diferentes concentrações em NaCl.

[Fig. extraída e adaptada de-http://www.whfreeman.com/] 6.1- Identifica o tipo de movimento transmembranar evidenciado pelos resultados. Osmose 6.2- Estabelece a correspondência entre os números (I, II e III) relativos aos meios e as letras A, B e C, respeitantes às hemácias ( I- NaCl = 0,6 %; II- NaCl = 0,9 %; III- NaCl = 2,00 % ). I- C; II- B; III- A. 6.3- Classifica os meios I, II e III, de acordo com a sua concentração de soluto, comparativamente à do meio intracelular das hemácias, estabelecendo a correspondência entre os números I, II e III e os números da chave (CHAVE: 1= isotónico; 2= hipotónico; 3= hipertónico). I- 2; II- 1; III- 3. 6.4- Classifica os estados em que se encontram as hemácias, estabelecendo a correspondência entre as letras A, B e C e os números da chave (CHAVE: 1= estado normal; 2= estado de turgescência; 3= estado de plasmólise). A- 2; B- 1; C- 3. 6.5- Estabelece a correspondência entre as hemácias (A, B e C) e os meios (I, II e III). A- III; B- II; C- I. 6.6- Prevê o que acontecerá às hemácias D, colocadas num meio com NaCl = 0,2 %. 7- Estudos sobre a velocidade de entrada de moléculas de glicose em hemácias permitiram construir o gráfico seguinte. Plasmólise seguida de lise celular, tal como em C. 7.1- Indica o processo de entrada de glicose nas hemácias. Difusão facilitada. 7.2- Explica a estabilização da velocidade de entrada da glicose nas hemácias, a partir de determinado valor de concentração. A velocidade de entrada da glicose nas hemácias estabiliza a partir do momento em que todas as proteínas transportadoras estão ocupadas no transporte.

8- O quadro representa as concentrações dos iões Na+ e K+ no interior das hemácias e no

plasma sanguíneo.

[Fig. extraída e adaptada de-http://www.whfreeman.com/] 8.1- Classifica o meio extracelular (plasma), tendo em conta as concentrações destes 2 iões. Hipertónico relativamente ao Na+ e hipotónico relativamente ao K+. 8.2- O transporte activo é o processo responsável pela: (assinala a/s opção/ões correcta/s): A- entrada de Na+; B- entrada de K+; C- saída de Na+; D- saída de K+.

Opções B e C.

8.3- Justifica a/s escolha/s efectuada/s na questão anterior, tendo como base os dados do quadro. Verifica-se transporte activo quando o sentido de deslocação das substâncias contraria o gradiente de concentração. É o que acontece quando sai Na+ (desloca-se de um meio hipotónico para um meio hipertónico) e quando entra K+ (desloca-se, igualmente, de um meio hipotónico para um meio hipertónico).

Related Documents