Fernanda Rocha - Tabela D3

  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Fernanda Rocha - Tabela D3 as PDF for free.

More details

  • Words: 1,453
  • Pages: 5
O MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BE: METODOLOGIAS DE OPERACIONALIZAÇÃO (PARTE II) TABELA DOMÍNIO D. Gestão da BE SUBDOMINIO: D.3 Gestão da Colecção/da Informação

Indicadores D.3.1 Planeamento/ gestão da colecção de acordo com a inventariação das necessidades curriculares e dos utilizadores da escola/agrupamento.

Factores Críticos de Sucesso

Instrumentos de Recolha de Evidências

Frases tipo

-O Professor Bibliotecário tem assento no Conselho Pedagógico.

- Documentação que define o desenvolvimento da colecção.

“ Este documento define a política documental para o agrupamento…”

- A BE define a política documental para o agrupamento: - avaliação da colecção; inventariação das necessidades; actualização sistemática.

- Documentação que define a Política de Desenvolvimento da Colecção.

“ Este documento define a política de desenvolvimento da colecção para o agrupamento…”

- A BE define uma política de desenvolvimento da colecção: - normas de selecção; desbaste; aquisição; organização e circulação dos recursos de informação.

- Actas do Conselho Pedagógico.

“ Foi aprovada a política de desenvolvimento da Biblioteca Escolar.”

- A BE formaliza a política de desenvolvimento através de submissão ao parecer do Conselho Pedagógico. - Preenchimento da grelha de “Análise da colecção” “ Depois da análise dos resultados da grelha de (CK2). Acta de reunião de equipa da BE e do Conselho “Análise da colecção” concluiu-se que a BE já se - A BE inventaria as necessidades de Pedagógico. encontra bem desenvolvida nesta área.” informação decorrentes do projecto educativo, de projectos em desenvolvimento e dos perfis curriculares dos diferentes anos/ matérias. - Acta de Conselho Pedagógico. “ A verba atribuída à Biblioteca escolar no próximo ano - Os órgãos de administração e gestão lectivo será de…....” atribuem anualmente uma verba para actualização da documentação.

Fernanda Rocha // Novembro 2009

1

Indicadores

Factores Críticos de Sucesso

Instrumentos de Recolha de Evidências

D.3.2 Adequação dos - A BE tem uma colecção equilibrada em - Resultados da avaliação da colecção. livros e de outros recursos quantidade, entre suportes (impresso e não de informação (no local e impresso) e entre as diferentes áreas online) às necessidades (recreativa e relacionada com o currículo), e curriculares e aos garante condições de acesso e uso a todos os - Estatísticas de empréstimo. interesses dos utilizadores utilizadores. na escola/agrupamento.

Frases tipo “A colecção é adequada às necessidades e, de acordo com a análise do registo de estatísticas de empréstimo, todos as faixas etárias requisitam material e acedem aos serviços da BE.” “ Os docentes utilizam os serviços da BE, tanto em trabalho de parceria, como através da utilização de recursos relacionados com o currículo em contexto de sala de aula ou em aulas planificadas para na BE.

- Os livros e outros recursos de informação são adequados à faixa etária, à curiosidade intelectual e aos interesses dos utilizadores.

- Registos de requisições pelos departamentos/ docentes.

- Os livros e outros recursos de informação respondem às necessidades do currículo nacional, do projecto educativo e dos projectos curriculares das turmas.

- Questionário a docentes (QD3).

“ …% dos docentes classifica de muito boa a colecção no que diz respeito à diversidade em áreas temáticas e em suportes.”

- Questionário a alunos (QA4).

“ …% dos alunos refere que o nº de computadores é insuficiente para as necessidades”

- A selecção dos fundos documentais tem em conta necessidades identificadas junto dos departamentos curriculares e utilizadores, de acordo os critérios definidos no documento Política de Desenvolvimento da Colecção.

“...% por cento dos alunos refere que os livros e outros documentos são actuais e têm informação com qualidade” - Livro/Caixa de sugestões/reclamações.

- Os recursos documentais são anualmente actualizados, respondendo em termos de qualidade, diversidade e relevância às necessidades dos utilizadores.

Fernanda Rocha // Novembro 2009

- Actas de reunião da equipa da BE.

“ A BE teve em conta as sugestões dos utilizadores na aquisição de novos recursos”

2

Indicadores D.3.3 Uso da colecção pelos utilizadores da escola/agrupamento.

Factores Críticos de Sucesso

Instrumentos de Recolha de Evidências

- A BE assegura a circulação de fundos documentais em todo o agrupamento. - Estatísticas de empréstimos. - A BE implementa o empréstimo domiciliário e os fundos documentais são suficientes para as necessidades dos utilizadores.

- A BE realiza um trabalho de valorização e motivação para o valor e uso da documentação nas práticas de ensino e aprendizagem.

- A BE forma para o uso e integração da informação nas actividades diárias e de aprendizagem.

- Trabalhos realizados na biblioteca ou em colaboração com a BE no contexto do uso da informação.

Frases tipo “ Todos os Agrupamento teve acesso aos fundos documentais. No total foram requisitados …. livros e …. CDs.”

“ Foi implementada uma parceria com a BM, envolvendo à Bibliomóvel, de forma a haver partilha de material e fazer circular, mais facilmente, os recursos pelas escolas do Agrupamento”

- Actas da equipa da BE “ De acordo com o registo de ocupação da BE, …% - Registo de ocupação da BE (última semana de cada alunos utilizam a BE para pesquisa documental” mês) Foram realizados trabalhos na BE com alunos dos 5º e 6ª anos que visaram motivar para o uso da documentação. - Questionário a docentes (QD3).

- Os alunos procuram os recursos documentais para se recrearem ou para o trabalho escolar. - Questionário a alunos (QA4). - Os docentes recorrem à documentação para a sua actividade lectiva e incentivam a sua utilização, apresentando propostas de trabalho conducentes ao seu uso.

“ …% dos docentes classificam com Muito Bom a adequação da colecção às necessidades pessoais de documentação e ao trabalho pedagógico com os alunos.”

“ Os alunos avaliam com Bom os recursos documentais existentes na BE.” - Análise da colecção (CK2).

- A BE produz instrumentos de apoio ao uso da colecção e desenvolve competências de pesquisa nos utilizadores.

Fernanda Rocha // Novembro 2009

“ Da análise do questionário sobre desenvolvimento da colecção concluiu-se que esta é equilibrada relativamente às diferentes áreas, disponibilizando um nível de recursos de informação diversificado.”

3

Indicadores D.3.4 Organização da informação. Informatização da colecção.

Factores Críticos de Sucesso

Instrumentos de Recolha de Evidências

- A informação está organizada segundo linguagens normalizadas (na catalogação, - Registos/relatórios do programa de gestão classificação e indexação) que garantam uma bibliográfica. eficaz recuperação da informação.

- Está implementado um sistema de gestão bibliográfico automatizado que permite a simplificação de um conjunto de processos inerentes ao circuito do documento e à difusão - Nível de tratamento e de organização da e pesquisa da informação. informação.

- Os utilizadores recuperam a informação manualmente ou através da consulta automatizada do catálogo.

Frases tipo “ Neste momento toda a informação está organizada de acordo com a CDU.”

“Dois elementos da equipa fizeram formação na área da catalogação”

“ Foi elaborado e disponibilizado um guião de utilização do catálogo.”

- Existência de catálogos informatizados online.

“ Em colaboração com a equipa do PTE foi disponibilizado online o catálogo da BE.”

- Análise da colecção (CK2).

“ …% dos inquiridos avaliam com nível quatro o item – o catálogo pode ser acedido em linha”

- O catálogo é pesquisável online e associa recursos digitais.

Fernanda Rocha // Novembro 2009

4

Indicadores D.3.5 Difusão da informação

Factores Críticos de Sucesso

Instrumentos de Recolha de Evidências

- A BE realiza actividades de apresentação/exposição de livros e outros recursos de informação.

- Actas da equipa da BE

- A BE organizada e difunde listagens de recursos de informação (documentos impressos, recursos digitais e online) adequados a temáticas diversas, de âmbito curricular ou associadas a determinado projecto.

- Documentos/ instrumentos produzidos em diferentes formatos.

- A BE produz guias e tutoriais sobre assuntos, autores, ou outros.

Frases-tipo “Semanalmente foi exposto na BE e na Página da BE o Livro da Semana”

“ A BE organizou e difundiu, listagens de recursos de informação sobre temática diversas”

“A BE obteve nível quatro na política de difusão da informação.” - Análise da colecção (CK 2).

- A BE cria instrumentos de promoção da colecção e de divulgação de recursos de informação: boletim informativo, folhetos, guiões de leitura, biografias ou listas bibliográficas de autores, outros.

“ A BE publicou mensalmente o InfoBib (boletim sobre actividades da BE e de divulgação da colecção).”

_ Pàgina da BE - A BE recorre a estratégias formativas e de interacção com os utilizadores, através de testes, jogos ou outras ferramentas que desafiem a sua curiosidade acerca de um livro ou assunto. _ Blogue da BE

“ A página da BE foi actualizada semanalmente, tendo sido um meio privilegiado de informação acercadas actividades da BE e dos seus recursos.”

“ O Blogue da BE serviu para divulgar material que resultou de trabalhos relacionados com a leitura em todas as escolas do agrupamento.”

- A BE usa a página web e Blogue, para difusão da informação

Fernanda Rocha // Novembro 2009

5

Related Documents