Universidade Federal de Minas Gerais Química Geral Experimental
Introdução às técnicas de laboratório
Alunos de Engenharia Química -Ana Clara Matta de Moraes Bethonico -Daniel Coelho
Belo Horizonte, 2 de setembro de 2009
Experimento 1 – Introdução às técnicas de laboratório Esse experimento é composto por três práticas diferentes, todas objetivando a familiarização do aluno com os equipamentos usados no laboratório, e como realizar a leitura de medidas e expressá-las corretamente no relatório.
Prática 2- Cálculo de desvio padrão de uma série de medidas
O principal objetivo de se relatar um experimento é possibilitar que todos possam seguir os mesmos procedimentos e obter resultados praticamente idênticos. Para que isso ocorra, as medidas devem ser descritas com alto grau de precisão e exatidão, grau nem sempre é proporcionado pelos instrumentos disponíveis em laboratório. Para resolver esse empecilho, o realizador da prática deve calcular o desvio padrão, da seguinte forma: x= x1+x2+…+xnn= 1ni=1i=nx1 s=i xi-x2/(n-1) Cada medida realizada é um valor de x , e x é a média aritmética de todos os valores encontrados nas medições.
Sabendo disso, o objetivo do experimento realizado é, a partir de três medições da capacidade de um mesmo tubo de ensaio, calcular o desvio padrão e o volume do tubo.
Foram executados os procedimentos a seguir: - Primeiramente, foi enchida uma bureta com água. Então, a mesma foi zerada. - Um tubo de ensaio foi preenchido com água, até o topo, utilizando a bureta. - O volume de água usado para preencher o tubo foi lido. - O tubo foi esvaziado.Para agilizar a secagem do tubo de ensaio, foi utilizado um pouco de etanol. - As etapas anteriores foram repetidas por mais 2 vezes. As medidas encontradas foram:
-Para calcular o desvio padrão, utilizamos a fórmula apresentada na introdução deste relatório: x= x1+x2+…+xnn= 1ni=1i=nx1
x= 22+22,2+223= 13i=1i=3x1 x=22,068 ml
s=22,067-222+22,067-22,2²+(22,067-22)²/2 s=0,673303 Logo, a medida completa obtida para o volume do tubo de ensaio é (22,07 ∓ 0,67) mL.