Especificacao Cfs

  • Uploaded by: Claudinei de França Motta
  • 0
  • 0
  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Especificacao Cfs as PDF for free.

More details

  • Words: 9,297
  • Pages: 60
4 MODELAGEM DO SISTEMA SFS

Este capítulo descreve um conjunto de características empregadas para o desenvolvimento da modelagem do SFS, tendo como base o modelo de processo de desenvolvimento proposto por Dias (1999). Em um contexto inicial descrito por Dias (1999), sua estratégia “consiste em se construir os diversos modelos representativos do Sistema, a partir de diferentes visões do Sistema, desde o entendimento do domínio dos negócios e as necessidades dos usuários, até a sua implementação”. Nas próximas seções encontram-se os modelos representativos para o SFS.

4.1 MUNDO REAL

Para melhor entender o funcionamento da modelagem do sistema e qual o seu propósito, as características da situação atual serão apresentadas no decorrer desta seção.

4.1.1 Descrição do modelo atual

Atualmente, todo o processo, do Curso Fora de Sede, é controlado por meio de planilhas e documentos de texto. É importante ressaltar que nem tudo é controlado pelos funcionários do Projeto, ficando sob a responsabilidade dos funcionários da outra instituição funções como: gerar boleto bancário, conferir pagamento das mensalidades, montar as salas de aula, pagar os tutores, gerar o numero de matrícula dos alunos, etc. Tudo começa a partir do cadastro das pessoas interessadas em qualquer um dos cursos oferecidos. O interessado faz o cadastro via telefone ou via Internet. No caso do

cadastro via Internet, o site da Instituição disponibiliza a qualquer pessoa, conectada à Internet, um formulário eletrônico. Após os dados serem cadastrados, estes são remetidos para o e-mail de um funcionário do projeto para que as informações possam ser cadastradas em uma planilha específica. A partir disso, quando houver um número mínimo necessário de pessoas interessadas cadastradas, algum funcionário se encarrega de enviar uma carta a todos os interessados, notificando-os sobre a matrícula. Aos interessados é aplicado um teste de redação. Quem é aprovado, está apto a participar do curso como um aluno. Os tutores são contratados mediante análise de currículo e entrevista. Feito isso, eles recebem instruções sobre o curso e sobre o processo disciplinar. Com os alunos matriculados e os tutores cadastrados , é agendada a data de início das aulas, que somente dependem de um lugar físico apropriado para começarem. A Instituição parceira é responsável por disponibilizar tanto o lugar físico quanto todos os materiais e equipamentos necessários. Com o início das aulas, controlam-se as informações a respeito do curso, tais como: notas e faltas dos alunos, relatórios em geral, cancelamentos, trancamentos, emissão de boleto bancário, dentre outros. O motivo pelo qual justifica o desenvolvimento de um software para auxiliar na gestão do Curso Fora de Sede é a dificuldade encontrada em organizar e gerir todas as informações referentes ao curso. O problema começa quando o funcionário do projeto recebe por e-mail os dados referentes ao cadastro de interessados e não consegue transferir, automaticamente, os dados para a planilha. Outro problema é o não controle, informatizado, dos registros de informações,

sobre alunos, tutores, turmas, enfim, todas as informações relacionadas ao curso são separadas por turma e guardadas em caixas. Também não há restrições quanto a consulta de alunos. Todas as vezes que um aluno é cadastrado, o funcionário tem que procurar nas planilhas ou nas caixas, onde são armazenadas as informações de todos os alunos, para checar se a pessoa em questão já não foi aluno(a) do curso anteriormente. O problema em questão se deve ao fato de que como não existe um sistema informatizado, a documentação de todos os alunos são enviadas para a Instituição parceira. Sendo assim, por não haver total controle sobre o cadastro de alunos, a Instituição, algumas vezes, envia a documentação de um ex-aluno como sendo um novo aluno. Com isso, quando a documentação chega na outra Instituição, a mesma verifica que a pessoa em questão já foi aluno anteriormente e por isso, o cadastro não se efetua. Outro problema é que a maioria das informações sobre o andamento dos cursos, dos alunos e dos tutores são emitidas e recebidas pela Instituição parceira. Assim sendo, a Instituição não consegue ter um efetivo controle sobre o que está acontecendo com os alunos, se houve aula ou não, se os alunos estão comparecendo ou não, enfim, a Instituição somente obtém as informações relacionadas ao cadastro dos alunos e tutores.

4.1.2 Características do Usuário

Os usuários do sistema estão descritos a seguir: •

Interessado: São as pessoas interessadas em cursar um dos cursos;



Aluno: São os alunos matriculados em qualquer um dos cursos;



Tutor: São os responsáveis por ministrar o conteúdo dos cursos;



Funcionário: São os profissionais que trabalham na organização e

manutenção desses cursos; •

Supervisor: É o funcionário responsável pelo gerenciamento do curso e da equipe de funcionários.

4.2 MODELO DESCRITIVO

Diante das dificuldades encontradas e com o intuito de oferecer um melhor entendimento do que está sendo proposto para a automatização de todo o processo de gestão do Curso Fora de Sede tem-se a seguir a descrição de algumas propostas de melhorias e após a análise de requisitos.

4.2.1 Propostas de melhoria

O SFS tem por finalidade informatizar todas as tarefas atualmente desenvolvidas de forma manual pelos funcionários como, por exemplo, permitir ao usuário a inserção dos nomes dos alunos em uma tabela específica do banco de dados do SFS. Outro exemplo de inovação se deve ao fato do benefício que o sistema irá oferecer por armazenar as informações em um local seguro e de pequeno porte físico. As

funcionalidades

afins

foram

agrupadas

em

módulos

denominados

genericamente por gestão. Por exemplo, funcionalidades relacionadas ao aluno serão agrupadas no módulo Gestão de Aluno.

4.2.1.1 Gestão de funcionário

Somente os funcionários que trabalham no projeto terão permissão de acesso. Mesmo assim, existirão diferentes tipos de permissão, onde dependerá do cargo ocupado

pelo funcionário. Um exemplo é que somente o supervisor terá permissão de manusear a gestão de funcionários.

4.2.1.2 Cadastro de interessado

O cadastro será efetuado por meio da Internet ou do telefone. A princípio os dados serão armazenados no servidor da Instituição. De tempos em tempos o sistema SFS acessará o servidor para resgatar os dados cadastros pelos interessados e inserir no Banco de Dados do sistema.

4.2.1.3 Gestão de interessado

Todas as informações relacionadas aos interessados serão disponibilizadas no SFS. Os funcionários terão permissão para cadastrar, alterar, excluir e consultar. Além disso, fica sob responsabilidade dos funcionários imprimir, diariamente, uma listagem, por município, de todos os interessados. A partir do momento em que houver um número mínimo necessário para se formar uma turma, o funcionário poderá gerar uma mala direta para todos os interessados cadastrados.

4.2.1.4 Gestão de aluno

O sistema importará todas as informações, do até então interessado, para matriculá-lo como aluno do curso. Assim que o funcionário encontrar o até então interessado no banco de dados, o sistema exibirá na tela um formulário com as informações já preenchidas juntamente com as informações ainda a preencher.

Todas as informações registradas poderão ser manipuladas por meio do SFS, tais como: transferência de turma, cancelamento de matrícula, rematrícula, alteração e consulta.

4.2.1.5 Emissão de boleto bancário

Poderão ser emitidos boletos bancários. Existirão duas possibilidades, uma é a de impressão de boleto por turma, onde basta somente escolher a turma que o sistema emitirá o boleto para todos os alunos da turma escolhida. Outra possibilidade é a impressão por aluno. Contudo o sistema não irá gerir toda a parte financeira, sendo assim, o sistema não fará qualquer tipo de controle sobre o pagamento do boleto, se existem alunos em débito, dentre outros.

4.2.1.6 Gestão de freqüência

As freqüências dos alunos serão cadastradas no sistema. O funcionário informa o total de aulas no mês e a quantidade de faltas do aluno. Em caso de necessidade, o sistema deverá permitir alterações e consultas. A freqüência dos alunos serão gerenciadas por curso, ou seja, os alunos não terão freqüência por disciplina.

4.2.1.7 Gestão de tutor

Todas as informações relacionadas aos tutores estarão disponíveis no sistema, podendo ser consultadas de forma eficaz, isto é, como as informações estão concentradas em um único local (banco de dados), uma vez atualizadas todos terão acesso as mesmas, o que não acontece com as planilhas.

4.2.1.8 Gestão de turma

Os funcionários terão um maior controle no que se refere ao gerenciamento das turmas, ou seja, os serviços de associação de tutores, alteração de turma, enfim, todos os serviços passarão a ser executados de forma informatizada.

4.2.1.9 Gestão de nota

A avaliação dos alunos é bimestral e será gerenciada pelo sistema. Os funcionários serão responsáveis pela atualização. 4.2.1.10 Gestão de relatório

Todos os relatórios e documentos diversos serão emitidos por meio de mala direta. Todos os documentos já estarão pré-editados com os campos obtidos do arquivo de mala direta, devendo o funcionário alterar somente o que for necessário. O editor de texto irá mesclar o documento em questão com os arquivos de dados gerados pelo SFS.

4.2.2 Especificação de Requisitos

Neste contexto, apresenta-se a seguir a especificação de requisitos para o SFS, a qual foi elaborada com base na Norma IEEE Std 830 (1998). A Especificação de Requisitos descreve as necessidades dos usuários em relação ao processo atual. Os mesmos estão classificados como Requisitos Funcionais e Requisitos Não-funcionais e seguem a seguinte regra: •

Requisitos Funcionais possuem o identificador [RFXXXab]; onde a, b são dígitos que variam entre 0 e 9, RF significa Recurso Funcional e XXX é a

identificação das unidades em que foram divididos os requisitos. •

Requisitos Não-Funcionais possuem o identificador [RNFXXXab]; onde a, b são dígitos que variam entre 0 e 9, RNF significa Recurso Não Funcional e XXX é a identificação das unidades em que foram divididos os requisitos.

No que se refere à prioridade dos requisitos foram adotadas as seguintes denominações: •

Mandatório é o requisito sem o qual o sistema não entra em funcionamento. Requisitos essenciais são requisitos imprescindíveis, que têm que ser implementados impreterivelmente;



Necessário é o requisito sem o qual o sistema entra em funcionamento, mas de forma não satisfatória. Requisitos importantes devem ser implementados, mas, se não forem, o sistema poderá ser implantado e usado mesmo assim;



Desejável é o requisito que o sistema funciona de forma satisfatória sem ele. Requisitos desejáveis são requisitos que podem ser deixados para versões posteriores do sistema, caso não haja tempo hábil para implementá-los na versão que está sendo especificada.

4.2.2.1 Requisitos Funcionais

Esta seção descreve as funcionalidades a serem oferecidas pelo SFS. Estas funcionalidades são os requisitos do sistema. A Tabela 4.1 apresenta os serviços a serem oferecidos. Tabela 4.1 – Requisitos Funcionais do SFS Função

Prioridade

Descrição

GESTÃO DE FUNCIONÁRIO RFGF01 Cadastrar funcionário

Mandatório

Permitir ao usuário-supervisor cadastrar funcionários no sistema

RFGF02 Alterar funcionário RFGF03 Excluir funcionário RFGF04 Consultar funcionário

Mandatório Mandatório Mandatório

Editar os dados do funcionário cadastrado Remover um funcionário cadastrado no sistema Consultar os dados do funcionário cadastrado

CADASTRO DE INTERESSADO RFCI01 Cadastrar interessado RFCI02 Copiar dados para sistema

Mandatório o

Mandatório

Cadastrar os dados da pessoa interessada Buscar as informações no servidor e armazená-las na tabela do banco de dados

GESTÃO DE INTERESSADO RFGI01 Alterar interessado RFGI02 Excluir interessado RFGI03 Consultar interessado RFGI04 Gerar Mala Direta

Mandatório Mandatório Mandatório Necessário

Editar os dados do interessado Remover um interessado cadastrado no sistema Consultar os dados do interessado cadastrado Enviar informações para as pessoas cadastradas como interessada

GESTÃO DE ALUNO RFGA01 Matricular aluno RFGA02 Alterar aluno RFGA03 Cancelar matrícula RFCA04 Consultar aluno RFGA05 Re-matricular aluno RFGA06 Transferir aluno de turma

Mandatório

Inserir um novo aluno no sistema, aproveitando os dados da tabela interessados do BD e completando o restante das informações necessárias

Mandatório

Editar os dados do aluno cadastrado

Mandatório Mandatório Mandatório Mandatório

Modificar o status do cancelado Consultar os dados cadastrado Matricular um aluno que matrícula anteriormente Transferir aluno de uma turma para outra

aluno para do

aluno

cancelou a determinada

EMISSÃO DE BOLETO BANCÁRIO RFEBB01 Emitir Boleto Bancário por Turma RFEBB02 Emitir 2ª via do boleto

Mandatório

Emitir um boleto bancário para todos os alunos de uma determinada turma

Necessário

Emitir um boleto no caso de extravio para um determinado aluno

GESTÃO DE FREQUENCIA RFGFR01 Cadastrar Freqüência do aluno

Mandatório

Registrar a freqüência do aluno

RFGFR02 Alterar Freqüência do aluno RFGFR03 Consultar Freqüência do aluno RFGFR04 Cadastrar número de aulas

Mandatório

Editar a freqüência cadastrada no sistema

do

Mandatório

Consultar a freqüência cadastrada no sistema

Mandatório

Cadastra o número mensalmente, da turma.

aluno do de



aluno aulas,

GESTÃO DE TUTOR RFGT01 Cadastrar tutor RFGT02 Alterar tutor RFGT03 Excluir tutor RFGT04 Consultar tutor

Mandatório

Inserir um novo tutor no sistema

Mandatório

Editar os dados do tutor cadastrado

Mandatório

Remover sistema

Mandatório

Consultar os dados do tutor cadastrado

um

tutor

cadastrado

no

GESTÃO DE TURMA RFGTU01 Cadastrar turma RFGTU02 Alterar turma RFGTU03 Excluir turma RFGTU04 Consultar turma RFGTU05 Associar tutor à turma RFGTU06 Desassociar tutor de turma

Mandatório

Cadastrar turma no sistema.

Mandatório

Editar os dados da turma cadastrada

Mandatório Mandatório

Remover uma turma cadastrada no sistema Consultar os dados da turma cadastrada no sistema

Mandatório

Associar o tutor a uma turma específica

Mandatório

Desassociar um determinada turma

tutor

de

uma

GESTÃO DE NOTA RFGN01 Cadastrar nota aluno RFGN02 Alterar nota do aluno RFGN03 Consultar nota do aluno RFGN04 Emitir Boletim

Mandatório Mandatório Mandatório Mandatório

Registrar a nota do aluno, obtidas nas provas, no sistema. Editar a nota do aluno já cadastrada no sistema Consultar a nota do aluno cadastrada no sistema Emitir boletim de nota por turma ou por aluno

GESTÃO DE RELATÓRIO RFGR01 Emitir documentos diversos

Necessário

Permite gerar relatórios diversos. Alguns modelos encontram-se no anexo.

4.2.2.2 Requisitos Não-Funcionais Esta seção descreve os aspectos não-funcionais do sistema. Tabela 4.2 – Requisitos Não-Funcionais do SFS Função RNFUFS 01 Linguagem de Programação RNFCFS 02 Modelagem RNFCFS 03 Acessos simultâneos RNFCFS 04 Disponibilidade RNFCFS 05 Mensagens de Erro RNFCFS 06 Interface do Sistema

Descrição Será utilizada a linguagem Java O sistema será modelado utilizando a linguagem UML O sistema deverá suportar até 10 acessos ao mesmo tempo O cadastro de interessados deverá estar disponível 24 horas por dia As mensagens de erro deverão instruir o usuário a identificar o erro e proceder após o mesmo A interface deve ser elaborada visando a satisfação do cliente

4.3 MODELO CONCEITUAL

4.3.1 Modelo Ambiental

Com o intuito de demonstrar a abrangência da modelagem proposta, o diagrama de Contexto será ilustrado, através da Figura 4.1. O diagrama demonstrará todos os módulos do sistema.

Figura 4.1 Diagrama de Contexto Principal

As Figuras de 4.2 à 4.13 ilustram a interface do sistema.

Figura 4.2 - Tela de cadastro de interessado

Figura 4.3 - Tela de gestão de funcionário

Figura 4.4 - Tela de gestão de aluno

Figura 4.5 - Tela de gestão de tutor

Figura 4.6 - Tela de gestão de turma

Figura 4.7 - Tela de seleção de tipo de relatório diversos

Figura 4.8 - Tela de seleção de interessado para alteração/ consulta/ deleção

Figura 4.9 - Tela de Seleção de Aluno para alteração/ consulta/ deleção

Figura 4.10 - Tela de Seleção de funcionário para consulta/ alteração/ deleção

Figura 4.11 - Tela de Seleção de tutor para consulta/ alteração/ deleção

Figura 4.12 - Tela de Gestão de Freqüência

Figura 4.13 - Tela de Gestão de Nota

4.3.1.1 Premissas, restrições e dependências

Abaixo seguem as premissas, restrições e dependências do sistema: •

O sistema é baseado na suposição de que as máquinas, onde será executado o software, possuam a JVM (Java Virtual Machine) instaladas e com o sistema operacional, preferencialmente, Linux;



É recomendado o uso de um servidor de Banco de Dados onde deverá conter um software para gerenciamento de banco de dados, neste caso, é sugerido o PostgreSQL;



Código script para acessar o servidor do site da Instituição e copiar o arquivo com os dados dos interessados;



Sugere-se a utilização de um servidor de http com linux/apache.

4.3.2 Modelo Comportamental

Nesta seção encontra-se a modelagem feita, módulo por módulo, para o SFS, utilizando os diagramas de caso de uso. Em seguida será exposto o Sistema segundo a visão oferecida pelo diagrama de classe. Para finalizar o diagrama de seqüência evidencia passo a passo o comportamento de todas as funções do SFS.

4.3.2.1 Funções do produto

Visando aproveitar as necessidades identificadas, o sistema, detalhado em um sistema de módulos, apresenta as seguintes funcionalidades: •

Gestão de Funcionário. Somente o usuário-supervisor poderá gerir esse processo. O sistema permitirá ao usuário-supervisor cadastrar, alterar, excluir e consultar funcionário.

Figura 4.14 – Diagrama de Caso de Uso do Gestão de Funcionário •

Cadastro de Interessados. Qualquer pessoa conectada à internet pode ter acesso a essa operação acessando o site e preenchendo o formulário de identificação. Por motivo de segurança sugere-se que todas as informações relacionadas

ao

cadastro

de

interessados

sejam

armazenadas,

temporariamente, em um servidor da Instituição conectado à internet, o sistema acessará este servidor através de um script, programado para buscar

as informações com um intervalo pré-estabelecido e armazenará estes dados em uma tabela no banco de dados do SFS.

Figura 4.15 – Diagrama de Caso de Uso do Cadastro de Interessados •

Gestão de Interessado. O usuário-funcionário e/ou usuário-supervisor podem ter acesso a essa operação. Consiste em gerir a situação de todos os interessados que se cadastraram, ou seja, será possível alterar, remover e consultar as informações contidas no sistema. Também faz parte da gestão de interessados o envio de mala direta para todos os interessados.

Figura 4.16 – Diagrama de Caso de Uso da Gestão de Interessado •

Gestão de aluno. O usuário-funcionário e/ou usuário-supervisor podem ter

acesso a essa operação. Consiste em administrar algumas informações relacionadas ao aluno, ou seja, matricular, alterar informações, cancelar matrícula, acessar dados. Também será possível re-matricular e transferir aluno de turma, quando necessário.

Figura 4.17 – Diagrama de Caso de Uso da Gestão de Aluno •

Emissão de boleto bancário. O usuário-funcionário e/ou usuário-supervisor podem ter acesso a essa operação. Uma vez por mês o sistema deverá emitir um boleto bancário por turma. Quando houver necessidade, o sistema poderá emitir uma 2ª via para o aluno.

Figura 4.18 – Diagrama de Caso de Uso do Emissão de Boleto Bancário



Gestão de freqüência do aluno. O usuário-funcionário e/ou usuário-supervisor podem ter acesso a essa operação. Esse processo consiste em registrar as ausências do aluno, durante as aulas e notificá-los, mensalmente, a respeito da quantidade e porcentagem de faltas, uma vez que há um limite de faltas permitida. No caso de algum aluno exceder o limite de faltas, o sistema emitirá uma mensagem de atenção, notificando que o devido já excedeu o limite máximo de faltas permitido.

Figura 4.19 – Diagrama de Caso de Uso da Gestão de Freqüência do aluno •

Gestão de tutor: O usuário-funcionário e/ou usuário-supervisor podem ter acesso a essa operação. Consiste em cadastrar, excluir, alterar e acessar informações sobre os tutores.

Figura 4.20 – Diagrama de Caso de Uso da Gestão de tutor •

Gestão de turma: O usuário-funcionário e/ou usuário-supervisor podem ter acesso a essa operação. Consiste em cadastrar, alterar, excluir e consultar turma. Além disso, o sistema permitirá associar e/ou desassociar tutor para uma determinada turma.

Figura 4.21 – Diagrama de Caso de Uso da Gestão de turma •

Gestão de nota: O usuário-funcionário e/ou usuário-supervisor e/ou usuáriotutor podem ter acesso a essa operação. Esse processo consiste em registrar a nota do aluno obtida durante a prova, além de permitir a alteração, exclusão e consulta da nota do aluno. O sistema emitirá um boletim com as notas de todos os alunos, por bimestre, sempre após o término do bimestre em questão.

Figura 4.22 – Diagrama de Caso de Uso da Gestão de nota •

Gestão de relatório: O usuário-funcionário e/ou usuário-supervisor podem ter

acesso a essa operação. Esse processo consiste em gerar uma mala direta para a emissão de requerimentos de transporte, matricula, modelos de documentos como pedido de passe escolar, ofícios, comunicados, etc. Todos os documentos serão emitidos por meio de mala direta. Portanto, os mesmos já estarão redigidos e o usuário somente alterará os textos necessários.

Figura 4.23 – Diagrama de Caso de Uso da Gestão de relatório

4.3.2.2 Detalhamento dos casos de uso GESTÃO DE FUNCIONÁRIO

Cadastrar funcionário

RFGF01

1 Descrição Sumária Permite cadastrar funcionários no sistema. 2 Atores Supervisor. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições Supervisor autenticado no sistema.

 Desejável

5 Saídas e pós-condições Funcionário cadastrado no sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário preenche um formulário com os dados do funcionário; 2 O sistema verifica que não existe outro funcionário cadastrado com o mesmo CPF; 3 O sistema valida os dados; 4 O sistema cadastra o funcionário na base de dados. Fluxos Alternativos CPF Inválido 1 O usuário preenche um formulário com os dados do funcionário; 2 O sistema verifica que o CPF informado é inválido; 3 O sistema gera uma mensagem de erro informando que o CPF é inválido.

Funcionário já cadastrado 1 O usuário preenche um formulário com os dados do funcionário; 2 O sistema verifica que o CPF informado já foi cadastrado; 3 O sistema gera uma mensagem de erro informando que o CPF informado já foi cadastrado. Falta de informações 1 O usuário preenche um formulário com os dados do funcionário; 2 O sistema verifica que não existe outro funcionário cadastrado com o mesmo CPF; 3 O sistema valida os dados. 4 O sistema verifica que campos obrigatórios não foram preenchidos; 5 O sistema retorna na tela de preenchimento, para que os campos destacados com asterisco seja preenchidos.

Alterar funcionário

RFGF02

1 Descrição Sumária Permite alterar os dados de um funcionário no sistema. 2 Atores Supervisor. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Supervisor autenticado no sistema. Funcionário cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Os dados do funcionário são alterados no sistema. 6 Fluxo de Eventos

Fluxo Básico 1 O usuário informa o CPF do funcionário que deseja alterar; 2 O sistema recupera os dados atuais do funcionário e gera um formulário para que o usuário possa alterar as informações que desejar; 3 O usuário preenche o formulário, alterando os dados; 4 O sistema valida os dados; 5 O sistema atualiza os dados na base de dados. Fluxo Alternativo Funcionário não cadastrado 1 O usuário informa o CPF do funcionário que deseja alterar; 2 O sistema não encontra o CPF informado pelo usuário na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro informando que o funcionário não está cadastrado.

Excluir funcionário

RFGF03

1 Descrição Sumária Permite excluir funcionário do sistema. 2 Atores Supervisor. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Supervisor autenticado no sistema. Funcionário cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Funcionário é excluído do sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o CPF do funcionário que deseja excluir; 2 O sistema encontra o funcionário na base de dados; 3 O sistema pede uma confirmação para executar a exclusão; 4 O sistema exclui o funcionário da base de dados. Fluxo Alternativo Funcionário não cadastrado 1 O usuário informa o CPF do funcionário que deseja excluir; 2 O sistema não o encontra na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o funcionário não está cadastrado;

Consultar funcionário 1 Descrição Sumária

RFGF04

Permite ao supervisor consultar todos os funcionários cadastrados no sistema. 2 Atores Supervisor. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Supervisor autenticado no sistema. Funcionário cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Exibição dos dados do funcionário. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o CPF do funcionário que deseja consultar; 2 O sistema encontra o funcionário na base de dados; 3 O sistema mostra uma tela, contendo o resultado da consulta. Fluxo Alternativo Funcionário não cadastrado 1 O usuário informa o CPF do funcionário que deseja consultar; 2 O sistema não encontra o CPF do funcionário na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o funcionário não está cadastrado.

CADASTRO DE INTERESSADO Cadastrar interessado 1 Descrição Sumária Permite cadastrar interessado no sistema. 2 Atores Funcionário e Interessado.

RFCI01

3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Interessado conectado na pagina de cadastro da Instituição. Funcionário conectado na página de cadastro da Instituição. 5 Saídas e pós-condições Interessado é cadastrado no sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 interessado preenche um formulário, via web, ou entra em contato, pelo telefone, com o funcionário da Instituição para que o mesmo preencha os dados; 2 O cadastro é efetuado; 3 O sistema gera arquivo de dados.

Copiar dados para o Sistema

RFCI02

1 Descrição Sumária Permite copiar os dados dos interessados no servidor. 2 Atores Sistema. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Arquivo texto com os dados dos interessados gravado no servidor. 5 Saídas e pós-condições Os dados do interessado cadastrados no banco de dados. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico

1 O sistema acessa o servidor da Instituição com um intervalo pré-estabelecido; 2 O sistema checa novos interessados cadastrados; 3 O sistema verifica através do CPF se interessados não estão cadastrados no sistema (Caso haja algum cadastro já realizado com o mesmo CPF, o mesmo é ignorado); 4 O sistema valida os dados; 5 O sistema grava os dados dos interessados no banco de dados; 6 O sistema atualiza o banco de dados com os novos interessados 7 O sistema apaga a copia do servidor.

GESTÃO DE INTERESSADO Alterar interessado

RFGI01

1 Descrição Sumária Permite alterar os dados do interessado no sistema. 2 Atores Funcionário. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Interessado cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Os dados do interessado são alterados no sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o CPF do interessado que deseja alterar; 2 O sistema recupera os dados atuais e gera um formulário para que o usuário possa alterar as informações que desejar;

3 O usuário preenche o formulário, alterando os dados; 4 O sistema valida os dados; 5 O sistema atualiza os dados na base de dados.

Fluxo Alternativo Interessado não cadastrado 1 O usuário informa o CPF do interessado que deseja alterar; 2 O sistema não encontra o CPF informado pelo usuário na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro informando que o interessado não está cadastrado.

Excluir interessado

RFGI02

1 Descrição Sumária Permite excluir interessado do sistema. 2 Atores Funcionário. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Interessado cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Interessado é excluído do sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o CPF do interessado que deseja excluir; 2 O sistema o encontra na base de dados; 3 O sistema pede uma confirmação para executar a exclusão;

4 O sistema exclui o interessado da base de dados.

Fluxo Alternativo Interessado não cadastrado 1 O usuário informa o CPF do interessado que deseja excluir; 2 O sistema não o encontra na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o interessado não está cadastrado.

Consultar interessado

RFGI03

1 Descrição Sumária Permite ao funcionário consultar todos os interessados cadastrados no sistema. 2 Atores Funcionário. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Interessado cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Exibição dos dados do interessado. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o CPF do interessado que deseja consultar; 2 O sistema o encontra na base de dados; 3 O sistema mostra uma tela, contendo o resultado da consulta. Fluxo Alternativo Interessado não cadastrado

1 O usuário informa o CPF do interessado que deseja consultar; 2 O sistema não encontra o CPF na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o interessado não está cadastrado.

Gerar mala direta

RFGI04

1 Descrição Sumária Permite gerar uma mala direta com informações para os interessados. 2 Atores Funcionário. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Interessados cadastrados no sistema. 5 Saídas e pós-condições Envia informações para os interessados através de mala direta. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário seleciona a cidade que deseja; 2 O sistema seleciona todos os interessados que poderão estar formando uma turma; 3 O sistema gera um arquivo com os dados dos interessados a serem utilizados na mala direta do editor de texto; 4 O usuário utiliza o editor de texto para emitir o documento correspondente. 5 O usuário solicita a impressão; 6 O sistema emite a impressão.

GESTÃO DE ALUNO

Matricular aluno

RFGA01

1 Descrição Sumária Permite matricular o aluno no sistema a partir do cadastro de interessado 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Interessado cadastrado no sistema. Turma cadastrada no sistema. 5 Saídas e pós-condições Interessado é matriculado em um curso. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa a turma e o numero do CPF do interessado em se matricular; 2 O sistema verifica que existe tanto a turma quanto o CPF cadastrados no sistema; 3 O sistema exibe na tela os dados parciais do interessado, juntamente com os campos ainda a completar; 4 O sistema valida os dados; 5 O sistema cadastra o aluno na base de dados; 6 O sistema associa o aluno à turma.

Fluxo Alternativo Aluno já cadastrado 1 O usuário informa a turma e o numero do CPF do interessado em se matricular; 2 O sistema verifica que já existe outro aluno cadastrado com o mesmo CPF;

3 O sistema cancela o cadastro e gera uma mensagem de erro informando que já existe interessado cadastrado com o CPF informado.

Alterar Aluno

RFGA02

1 Descrição Sumária Permite alterar os dados de um aluno no sistema. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Aluno cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Os dados do aluno são alterados no sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o RM do aluno que deseja alterar; 2 O sistema recupera os dados atuais do aluno e gera um formulário para que o usuário possa alterar as informações que desejar; 3 O usuário preenche um formulário, alterando os dados do aluno; 4 O sistema valida os dados; 5 O sistema atualiza os dados do aluno na base de dados. Fluxo Alternativo Aluno não cadastrado 1 O usuário informa o RM do aluno que deseja alterar; 2 O sistema não encontra o aluno na base de dados que possua o RM informado pelo usuário;

3 O sistema gera uma mensagem de erro informando que o RM não está cadastrado.

Cancelar Matrícula

RFGA03

1 Descrição Sumária Permite modificar o status da matricula do aluno para cancelado. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Aluno cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Matricula do aluno é cancelada do sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o RM do aluno que deseja cancelar; 2 O sistema encontra o aluno na base de dados; 3 O sistema pede uma confirmação para executar o cancelamento; 4 O sistema modifica o status do aluno para cancelado na base de dados. Fluxo Alternativo Aluno não cadastrado 1 O usuário informa o RM do aluno que deseja cancelar; 2 O sistema não encontra o aluno na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o aluno não está cadastrado.

Consultar Aluno

RFGA04

1 Descrição Sumária Permite localizar informações do aluno, utilizando o RM ou pelo nome do aluno. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Aluno cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições O sistema mostra informações do aluno. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o RM ou o nome do aluno que deseja pesquisar; 2 O sistema encontra o aluno cadastrado no banco de dados; 3 O sistema mostra na tela os dados atuais do aluno com todas as informações sobre o mesmo; Fluxo Alternativo Aluno não cadastrado 1 O usuário informa o RM ou o nome do aluno que deseja pesquisar; 2 O sistema não encontra o aluno cadastrado no banco de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro informando que o aluno não está cadastrado.

Re-matricular Aluno

RFGA05

1 Descrição Sumária Permite re-matricular um aluno que tenha cancelado a matricula. 2 Atores

Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Ex-aluno cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Matricula do aluno é reativada no sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o RM do ex-aluno que deseja re-matricular; 2 O sistema encontra o ex-aluno na base de dados; 3 O usuário seleciona a turma a qual o aluno será associado; 4 O sistema verifica que há disponibilidade de vaga na turma; 5 O sistema pede uma confirmação para executar a associação. 6 O sistema reativa a matricula do aluno na base de dados. Fluxos Alternativos Aluno não cadastrado 1 O usuário informa o RM do ex-aluno que deseja re-matricular; 2 O sistema não encontra o ex-aluno na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o RM fornecido não é valido. Vaga não disponível 1 O usuário informa o RM do ex-aluno que deseja re-matricular; 2 O sistema encontra o ex-aluno na base de dados; 3 O usuário seleciona a turma a qual o aluno será associado; 4 O sistema verifica que não há disponibilidade de vaga na turma; 5 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o RM não pode ser reativado, pois não existe vaga disponível no momento.

Transferir Aluno de Turma

RFGA06

1 Descrição Sumária Permite transferir aluno de uma determinada turma para outra no sistema. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Turma e aluno cadastrados no sistema.

5 Saídas e pós-condições Aluno transferido de turma. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o RM do aluno que deseja transferir de turma; 2 O sistema verifica que o aluno realmente está cadastrado em uma turma; 3 O usuário informa o código da turma a qual deseja transferir o aluno; 4 O sistema encontra a turma na base de dados; 5 O sistema verifica que há disponibilidade de vaga na turma; 6 O sistema faz a transferência do aluno para a nova turma. Fluxos Alternativos Indisponibilidade de vaga 1 O usuário informa o RM do aluno que deseja transferir de turma; 2 O sistema verifica que o aluno realmente está cadastrado em uma turma; 3 O usuário informa o código da turma a qual deseja transferir o aluno; 4 O sistema encontra a turma na base de dados;

5 O sistema verifica que não há disponibilidade de vaga na turma; 6 O sistema gera uma mensagem de erro informando que não há vaga disponível. Aluno não cadastrado 1 O usuário informa o RM do aluno que deseja transferir de turma; 2 O sistema verifica que o aluno não está cadastrado em uma turma; 3 O sistema gera uma mensagem de erro informando que o aluno não está cadastrado.

GESTÃO DE EMISSÃO DE BOLETO BANCÁRIO Emitir Boleto Bancário por Turma

RFEBB01

1 Descrição Sumária Permite ao funcionário emitir boleto bancário por turma para os alunos. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Turma cadastrada no sistema. Alunos matriculados. 5 Saídas e pós-condições Emissão de boletos bancários. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o código da turma; 2 O sistema solicita confirmação; 3 O usuário aceita a impressão; 4 O sistema emite os boletos.

Emitir 2ª Via do Boleto Bancário

RFEBB02

1 Descrição Sumária Permite ao funcionário emitir 2ª via do boleto. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Aluno matriculado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Emissão de 2ª via do boleto bancário. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o RM do aluno e período do boleto; 2 O sistema solicita confirmação; 3 O usuário aceita a impressão; 4 O sistema emite o boleto. Fluxos Alternativo Aluno não cadastrado 1 O usuário informa o RM do aluno e período; 2 O sistema não encontra o RM na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o aluno não está cadastrado.

GESTÃO DE FREQUENCIA Cadastrar Freqüência do Aluno 1 Descrição Sumária

RFGFR01

Permite cadastrar freqüência do aluno no sistema por turma. 2 Atores Funcionário. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Aluno matriculado no sistema. Turma cadastrada. 5 Saídas e pós-condições Freqüência do aluno é cadastrada no sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o código da turma da qual se deseja cadastrar a freqüência dos alunos; 2 O sistema encontra a turma na base de dados; 3 O usuário seleciona o mês de cadastro da freqüência; 4 O sistema exibe uma tela com todos os alunos da turma; 5 O usuário cadastra a freqüência dos alunos; Fluxo Alternativo Turma não cadastrada 1 O usuário informa o código da turma da qual se deseja cadastrar a freqüência dos alunos; 2 O sistema não encontra a turma na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro informando que não encontrou a turma na base de dados. Alterar Freqüência do Aluno 1 Descrição Sumária

RFGFR02

Permite alterar freqüência do aluno no sistema.

2 Atores Funcionário. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Aluno cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Freqüência do aluno é alterada no sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o RM do aluno do qual se deseja alterar a freqüência; 2 O sistema encontra o RM do aluno na base de dados; 3 O usuário altera um campo especifico no formulário com a freqüência corrigida do aluno; 4 O sistema valida os dados; 5 O usuário finaliza a alteração e o sistema volta à tela inicial. Fluxo Alternativo Aluno não cadastrado 1 O usuário informa o RM do aluno do qual se deseja alterar a freqüência; 2 O sistema não encontra o RM do aluno na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o aluno não está cadastrado e retorna para a tela inicial.

Consultar Freqüência do Aluno 1 Descrição Sumária

RFGFR03

Permite ao usuário consultar a freqüência dos alunos cadastrados no sistema. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Aluno cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Exibição da freqüência do aluno. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o RM do aluno que deseja consultar; 2 O sistema encontra o aluno na base de dados; 3 O sistema mostra uma tela, contendo a freqüência dos alunos; 4 O usuário finaliza a visualização da tela, e o sistema mostra a tela inicial; Fluxo Alternativo Aluno não cadastrado 1 O usuário informa o RM do aluno que deseja consultar; 2 O sistema não encontra o RM na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o aluno não está cadastrado.

Cadastrar número de aulas

RFGFR04

1 Descrição Sumária Permite ao usuário cadastrar o número total de aulas que foram ministradas no mês 2 Atores Funcionários.

3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Turma cadastrada no sistema. 5 Saídas e pós-condições Cadastro do número total de aulas do mês efetuado. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o código da turma; 2 O sistema encontra a turma na base de dados; 3 O usuário informa o número total de aulas ministradas no mês; 4 O sistema valida os dados. Fluxo Alternativo Turma não cadastrada 1 O usuário informa o código da turma; 2 O sistema não encontra a turma na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro informando que não encontrou a turma na base de dados. GESTÃO DE TUTOR Cadastrar Tutor 1 Descrição Sumária Permite cadastrar um professor no sistema.

2 Atores Funcionários. 3 Prioridade

RFGT01

 Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Tutor aprovado na entrevista. 5 Saídas e pós-condições O tutor é cadastrado no sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário preenche um formulário com os dados do tutor; 2 O sistema valida os dados; 3 O sistema verifica que não existe outro tutor cadastrado com o mesmo CPF; 4 O sistema cadastra o tutor na base de dados. Fluxo Alternativo Tutor já cadastrado 1 O usuário preenche um formulário com os dados do tutor; 2 O sistema valida os dados; 3 O sistema verifica que já existe um tutor na base de dados com o mesmo CPF que o informado pelo usuário e cancela o cadastro, emitindo uma mensagem de erro.

Alterar Tutor

RFGT02

1 Descrição Sumária Permite alterar os dados de um tutor no sistema.

2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Importante Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Tutor cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Dados do tutor são alterados no sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o CPF do tutor que deseja alterar; 2 O sistema recupera os dados atuais do tutor e gera um formulário para que o usuário possa alterar as informações que desejar; 3 O usuário preenche um formulário, alterando os dados; 4 O sistema valida os dados; 5 O sistema atualiza os dados na base de dados. Fluxo Alternativo Tutor não cadastrado 1 O usuário informa o CPF do tutor que deseja alterar; 2 O sistema não encontra o CPF informado pelo usuário na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro informando que o tutor não está cadastrado.

Excluir Tutor

RFGT03

1 Descrição Sumária Permite excluir um tutor do sistema. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Tutor cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições

O tutor é excluído sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o CPF do tutor que deseja excluir; 2 O sistema encontra o tutor na base de dados; 3 O sistema pede uma confirmação para executar a exclusão; 4 O sistema exclui o tutor da base de dados. Fluxo Alternativo Tutor não cadastrado 1 O usuário informa o CPF do tutor que deseja excluir; 2 O sistema não o encontra na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o tutor não está cadastrado.

Consultar Tutor

RFGT04

1 Descrição Sumária Permite ao funcionário consultar todos os tutores cadastrados no sistema. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Tutor cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Exibição dos dados do tutor. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico

1 O usuário informa o CPF do tutor que deseja consultar; 2 O sistema encontra o tutor na base de dados; 3 O sistema mostra uma tela, contendo o resultado da consulta de tutor; Fluxo Alternativo Tutor não cadastrado 1 O usuário informa o CPF do tutor que deseja consultar; 2 O sistema não encontra o CPF na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o tutor não está cadastrado.

GESTÃO DE TURMA Cadastrar turma

RFGTU01

1 Descrição Sumária Permite cadastrar turma no sistema.

2 Atores Funcionário. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Turma cadastrada no sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário preenche um formulário com os dados e código da nova turma; 2 O sistema valida os dados;

3 O sistema verifica que não existe nenhuma turma cadastrada com os mesmos dados; 4 O sistema cadastra a nova turma na base de dados. Fluxo alternativo Turma já cadastrada 1 O usuário preenche um formulário com os dados e código da nova turma; 2 O sistema valida os dados; 3 O sistema verifica que já existe uma turma cadastrada com as mesmas informações; 4 O sistema gera uma mensagem de erro informando que já existe uma turma na base de dados com as mesmas informações fornecidas.

Alterar Turma

RFGTU02

1 Descrição Sumária Permite alterar os dados de uma turma no sistema. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Importante Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Turma cadastrada no sistema. 5 Saídas e pós-condições Os dados da turma são alterados no sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 usuário informa o código da turma que deseja alterar; 2 O sistema recupera os dados atuais da turma e gera um formulário para que o usuário possa alterar as informações que desejar; 3 O usuário preenche o formulário, alterando os dados que deseja; 4 O sistema valida os dados; 5 O sistema atualiza os dados na base de dados. Fluxo Alternativo Turma não cadastrada 1 O usuário informa o código da turma que deseja alterar; 2 O sistema não encontra a turma informada pelo usuário na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro informando que a turma não está cadastrada. Excluir Turma 1 Descrição Sumária

RFGTU03

Permite excluir uma turma do sistema. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Turma cadastrada no sistema. 5 Saídas e pós-condições Turma é excluída do sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o código da turma que deseja excluir; 2 O sistema encontra a turma na base de dados; 3 O sistema pede uma confirmação para executar a exclusão; 4 O sistema exclui a turma da base de dados. Fluxo Alternativo Turma não cadastrada 1 O usuário informa o código da turma que deseja excluir; 2 O sistema não o encontra a turma na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que a turma não está cadastrada.

Consultar Turma

RFGTU04

1 Descrição Sumária Permite ao funcionário consultar todas as turmas cadastradas no sistema. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Turma cadastrada no sistema. 5 Saídas e pós-condições Exibição dos dados da turma. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o código da turma que deseja consultar; 2 O sistema encontra a turma na base de dados; 3 O sistema mostra uma tela, contendo o resultado da consulta da turma; Fluxo Alternativo Turma não cadastrada 1 O usuário informa o código da turma que deseja consultar; 2 O sistema não encontra a turma na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro informando que a turma não está cadastrada.

Associar Tutor à Turma

RFGTU05

1 Descrição Sumária Permite associar um tutor a uma turma no sistema. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Tutor cadastrado no sistema. Turma cadastrada. 5 Saídas e pós-condições O tutor é associado à turma. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o código da turma a qual deseja associar o tutor; 2 O sistema verifica que nenhum tutor está associado à turma; 3 O usuário informa o CPF do tutor que deseja associar à turma; 4 O sistema faz a associação entre o tutor e a turma. Fluxos Alternativos Tutor já associado à turma 1 O usuário informa o código da turma a qual deseja associar o tutor; 2 O sistema verifica que já existe um tutor associado à turma; 3 O sistema gera uma mensagem perguntando se deseja sobrescrever o tutor já associado; 4 O usuário aceita sobrescrever o tutor já cadastrado; 5 O sistema faz a associação entre o tutor e a turma; Tutor não cadastrado 1 O usuário informa o código da turma a qual deseja associar o tutor;

2 O sistema verifica que nenhum tutor está associado à turma; 3 O usuário informa o CPF do tutor que deseja associar à turma; 4 O sistema não encontra o tutor na base de dados que possua o CPF informado pelo usuário; 5 O sistema gera uma mensagem de erro informando que o CPF não está cadastrado.

Desassociar Tutor de Turma

RFGTU06

1 Descrição Sumária Permite desassociar um tutor a uma turma no sistema. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Tutor cadastrado no sistema. Turma cadastrada. Tutor associado à turma. 5 Saídas e pós-condições O tutor é desassociado à turma. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa a turma a qual deseja desassociar o tutor; 2 O sistema checa que a turma realmente existe; 3 O sistema verifica que existe um tutor associado à turma; 4 O sistema exibe os dados do tutor cadastrado na turma em questão; 5 O usuário confirma a desassociação; 6 O sistema desassocia o tutor da turma. Fluxos Alternativos

Turma não cadastrada 1 O usuário informa a turma a qual deseja desassociar o tutor ; 2 O sistema não encontra a turma na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro informando que não encontrou a turma na base de dados e retorna para a tela inicial. Turma sem tutor associado 1 O usuário informa a turma a qual deseja desassociar o tutor; 2 O sistema checa que a turma realmente existe; 3 O sistema verifica que não existe um tutor associado à turma; 4 O sistema gera uma mensagem de erro informando que não existe qualquer tutor associado à turma.

GESTÃO DE NOTAS Cadastrar Nota do Aluno

RFGN01

1 Descrição Sumária Permite cadastrar a nota do aluno no sistema. 2 Atores Funcionário.

3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Aluno cadastrado no sistema. Turma cadastrada. 5 Saídas e pós-condições Nota do aluno é cadastrada no sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico

1 O usuário informa a código da turma da qual se deseja cadastrar as notas dos alunos; 2 O sistema encontra a turma na base de dados; 3 O sistema atualiza a tela com os nomes dos alunos respectivos à turma selecionada; 4 O usuário preenche um campo especifico no formulário, com a nota correspondente de cada aluno; 5 O sistema valida os dados; 6 O sistema grava as notas do aluno. Fluxo Alternativo Turma não cadastrada 1 O usuário informa o código da turma da qual se deseja cadastrar a nota dos alunos; 2 O sistema não encontra a turma na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro informando que não encontrou a turma na base de dados e retorna para a tela inicial; Alterar Nota do Aluno

RFGN02

1 Descrição Sumária Permite alterar a nota do aluno já cadastrada no sistema. 2 Atores Funcionário. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Aluno cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Freqüência do aluno é alterada no sistema. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o RM do aluno do qual se deseja alterar a nota;

2 O sistema encontra o RM do aluno na base de dados; 3 O usuário altera um campo especifico no formulário com a nota corrigida do aluno; 4 O sistema valida os dados; 5 O sistema grava as notas do aluno. Fluxo Alternativo Aluno não cadastrado 1 O usuário informa o RM do aluno do qual se deseja alterar a nota; 2 O sistema não encontra o RM do aluno na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o aluno não está cadastrado e retorna para a tela inicial.

Consultar Nota do Aluno

RFGN03

1 Descrição Sumária Permite ao usuário consultar a nota dos alunos cadastrados no sistema. 2 Atores Funcionários. 3 Prioridade  Mandatório  Necessário Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Aluno cadastrado no sistema. 5 Saídas e pós-condições Exibição da nota do aluno. 6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário informa o RM do aluno que deseja consultar; 2 O sistema encontra o aluno na base de dados; 3 O sistema mostra uma tela, contendo a nota do aluno.

Fluxo Alternativo Aluno não cadastrado 1 O usuário informa o RM do aluno que deseja consultar; 2 O sistema não encontra o RM na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o aluno não está cadastrado.

Emitir Boletim 1

RFGN04

Descrição Sumária

Permite ao funcionário emitir boletim de nota por turma ou por aluno. 2

Atores

Funcionários. 3

Prioridade 

Prioridade: 4

Mandatório

 Necessário

 Desejável

Entradas e pré-condições

Funcionário autenticado no sistema. Aluno cadastrado no sistema. Turma cadastrada no sistema. 5

Saídas e pós-condições

Emissão do boletim de notas. 6

Fluxo de Eventos

Fluxo Básico Usuário seleciona a opção de impressão do boletim por turma/período ou por RM do Aluno 1 O usuário informa o código da turma / período ou o RM do aluno; 2 O sistema encontra a turma ou o RM do aluno; 3 O sistema solicita confirmação; 4 O usuário aceita a impressão; 5 O sistema imprime o boletim. Fluxos Alternativos Aluno não cadastrado 1 O usuário informa o código da turma / período ou o RM do aluno; 2 O sistema não encontra o RM na base de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que o aluno não está cadastrado.

Turma não cadastrada 1 O usuário informa o código da turma / período ou o RM do aluno; 2 O sistema não encontra a turma no banco de dados; 3 O sistema gera uma mensagem de erro, informando que a turma não está cadastrada.

GESTÃO DE RELATÓRIOS Emitir documentos diversos

RFGR01

1 Descrição Sumária Permite gerar uma mala direta com informações para os alunos e para os tutores. 2 Atores Funcionário. 3 Prioridade  Mandatório  Prioridade: 4 Entradas e pré-condições

Necessário

 Desejável

Funcionário autenticado no sistema. Aluno cadastrado. Tutor cadastrado. 5 Saídas e pós-condições Emite mala direta com comunicados ou documentos aos alunos e aos tutores (Requerimento padrão, requerimento de matrícula, guia de remessa, declaração para passe escolar, declaração com valor, declaração de freqüência, declaração de freqüência para estágio, declaração com freqüência e aprovação, declaração de freqüência com valor da mensalidade e aprovação).

6 Fluxo de Eventos Fluxo Básico 1 O usuário seleciona se o documento será gerado por Aluno, por Turma ou por Tutor ; 2 O sistema solicita que o arquivo seja gerado, segundo a opção já escolhida no passo

anterior, especificamente ou por sua totalidade; 3 O sistema gera um arquivo com os dados do modelo escolhido a serem utilizados na mala direta do editor de texto; 4 O usuário utiliza o editor de texto para emitir o documento correspondente. 5 O usuário solicita a impressão; 6 O sistema emite a impressão.

Related Documents

Especificacao Cfs
October 2019 11
Especificacao
November 2019 10
Cfs
June 2020 6
Cfs
May 2020 7
Various Cfs
November 2019 17

More Documents from ""

June 2020 17
June 2020 17
Microbiologia.docx
November 2019 24
June 2020 21
December 2019 3