ESCOLA GLOBAL DATA___/_____/____ SÉRIE: 7º Ano
TURNO: ____________
PROFESSORA: Patrícia Araújo EDUCANDO (a)__________________________________________
Atividade
A história do cavaleiro enluarado com a donzela das terras de bem amar.
Donzela: Cavaleiro Enluarado, De onde vens que não se chega? De que terras traz, partida, Coração sujo de estrada? Vem clareia nos meus braços Que quero sonhar contigo. Me dizes qual o teu nome E serei de ti amada. Cavaleiro: Donzela, sou a lua nova No sertão a clarear. Sou pó, poeira, estrada. Sou nuvem de ver passar. Sou fogo de terra ardendo, sereno cor de cantar. Quando ando sou Tirana. Quando amo sou luar. Donzela: E que queres, cavaleiro, Em terras de Bem Amar? Cavaleiro: Ando atrás de ti, donzela, A mando do meu sonhar. Donzela:
Anda. Conta-me as caídas Que encontrou no caminhar. Cavaleiro: São bem poucas pra quem ama. Não merece nem contar. Donzela: Meu reino é bem guardado Por caminhos de adivinhar. Quero só, de ti, saber: Como conseguiste entrar? Cavaleiro: Foi o vento do querer Que me deu a montaria E que me trouxe a teu morar. Donzela: Então venceste o meu encanto E, de ti, serei amada. Pois amor pra ser verdade Tem que ter muito lutar.
Cavaleiro: Que seja como a madrugada, Que pra cada cavaleiro Dá uma estrela de guiar.
PITTA, Carlos. A história do cavaleiro enluarado com a donzela das terras de bem amar.
1. Que personagens dialogam no texto? Como é possível caracterizá-los? 2. Que elementos presentes no texto remetem ao universo medieval? 3. Que palavras presentes no texto remetem ao interior do nordeste brasileiro? 4. Indique as palavras do texto que estão relacionadas à natureza. 5. A noção de sonho está presente tanto na fala da donzela como na fala do cavaleiro. De que modo ela interfere na composição da atmosfera do texto? 6. Como se comportou o cavaleiro para obter o amor da donzela? 7. Leia com atenção as cantigas a seguir e depois responda às questões propostas.
8. Nas novelas de cavalaria, os heróis são geralmente cavaleiros andantes, isto é, cavaleiros que caminham solitariamente em busca de aventuras e de fama. Esse perfil de herói é confirmado no texto Por quê? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 9. No texto, Percival chega ao castelo de Branca flor. Qual é a situação do castelo, da guarda e de seus habitantes? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________
10. Que indícios, no texto, comprovam que a situação material do castelo tinha sido diferente no passado? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 11. Branca flor e Percival desempenham o ideal feminino e o ideal do herói das novelas de cavalaria. Quais são as qualidades físicas e morais de Branca flor? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 12. Ao combater o vilão, Percival põe em prática seus ideais de cavalaria. Que feitos do cavaleiro confirmam seu caráter heroico? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________