Escola Divino Mestre

  • July 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Escola Divino Mestre as PDF for free.

More details

  • Words: 1,021
  • Pages: 6
Escola Divino Mestre Thaynara Rodrigues 1º ano - Ensino Médio

Relatório

Introdução

estações que tratam as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, comumente chamadas de esgotos sanitários ou despejos industriais , para depois serem escoadas para o mar ou rio com um nível de poluição aceitável (ou então, serem "reutilizadas" para usos domésticos),

PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUA A água é uma substância fundamental em nossas vidas. Por isso precisa ser tratada de forma especial e cuidadosa. Para garantir a vida saudável dos habitantes de nossa cidade, dependemos do perfeito funcionamento do sistema de água e esgoto. E isso acontece graças ao trabalho do SANEAR – Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental. O SANEAR é uma autarquia que controla todo o sistema de água e esgoto do município e garante que a água chegue até a sua casa em quantidade suficiente e com a melhor qualidade possível. Ele também cuida do afastamento adequado dos esgotos sanitários. TRATAMENTO DE ÁGUA O termo tratamento de água é entendido como sendo o conjunto de ações que visam fazer que determinada água venha satisfazer as exigências de qualidade estabelecidas nos textos legais. Em termos práticos, tratar água significa remover as impurezas que estiverem presentes em necessários ou desejados que estiverem ausentes ou presentes em quantidade insuficiente. É praticamente infinita a variedade de processos e operações aplicáveis no tratamento de água. Os mais frequentes empregados são: · Simples desinfecção; · Filtração lenta; · Tratamento completo. O tratamento completo da água compreende as fases de : · Oxidação química; · Coagulação; · Floculação; · Decantação; · Filtração; · Desinfecção. Na oxidação química, feita por aeração ou por cloração, ocorrem reações químicas, com determinadas substâncias tornando-as insolúveis. Ocorrem também reações com os microorganismos, matando-os. O tratamento completo da água compreende as fases de : · Oxidação química; · Coagulação; · Floculação; · Decantação; · Filtração; · Desinfecção. Na oxidação química, feita por aeração ou por cloração, ocorrem reações químicas, com determinadas substâncias tornando-as insolúveis. Ocorrem também reações com os microorganismos, matando-os. A coagulação – floculação aglomera as partículas de impurezas.

A decantação remove as partículas aglomeradas por ação da gravidade, as partículas pesadas depositam-se e a água clarificada fica por cima. Na filtração, as partículas que ainda estejam presentes na +água são removidas quando ela passa por um meio poroso constituído geralmente de areia. Desinfecção é o processo que elimina os microorganismos causadores de doenças presentes na água. É usual acrescentar-se certa quantidade de desinfectante que será levada pela água através do sistema de distribuição. Na realidade o tratamento de água não se limita à utilização dos processos anteriormente relacionados. Qualquer outro processo capaz de separar as impurezas da água poderá vir a ser empregado, dependendo da necessidade da convivência. Do mesmo modo, é também muito grande o número de produtos químicos empregados no tratamento de água. Entre eles, o sulfato de alumínio, o hidróxido de cálcio e o cloro são os mais frequentemente utilizados. A água tratada é acumulada num reservatório, ficando, assim, à disposição do sistema de distribuição. Neste sistema, existe grande quantidade de situações na quais a água pode perder sua qualidade e tornar-se imprópria para o consumo humano. Os reservatórios domiciliares normalmente se constituem no ponto onde a contaminação da água ocorre mais facilmente. Por todas essas razões, a desinfecção da água e de todos os reservatórios e tubulações que com ela entram em contato é de fundamental importância. Depois do processo de tratamento, é feito um controle de qualidade da água na estação e em vários pontos da cidade. Os técnicos fazem exames no laboratório e análises diárias, para garantir a ausência de cheiro forte e de sabor, a transparência, a ausência de micróbios, enfim, a qualidade exigida pelo Ministério da Saúde. Para chegar na sua caixa d’água, a água passa por tubulações e reservatórios que os funcionários do SANEAR trabalham para manter sempre em perfeitas condições de utilização.

Destilação Consiste em vaporizar a água e condensá-la em seguida para produção de água pura. Devido ao alto custo operacional, este processo somente é empregado em locais com elevada disponibilidade de energia (combustível barato ou abundante) e em instalações marítimas, para utilização da água do mar. Corrosão Corrosão pode ser definida como a destruição da estrutura de um metal devido a reações químicas e/ ou eletroquímicas com o ambiente em que o mesmo se encontra. A corrosão é uma forma natural dos metais voltarem ao estado original em que eram encontrados na natureza, tais como nos minérios (óxidos); isto ocorre porque, nesta forma, os metais apresentam-se da maneira mais estável possível do ponto de vista energético. A corrosão envolve reações de óxido-redução. É um processo eletroquímico no qual o ânodo (onde ocorre oxidação – perda de elétrons), que é consumido, está separado por uma certa distância do cátodo, onde ocorre redução (ganho de elétrons). O mecanismo básico para o processo de corrosão é:

1. Na região anódica, átomos de ferro (Fe0) passam para o estado de oxidação II, formando Fe 2+. 2. Devido a formação do Fe2+ , dois elétrons migram pelo metal para a área catódica. 3. Se houver oxigênio presente na água, o mesmo move-se para a área catódica e ingressa no circuito, usando os elétrons que migraram para o cátodo e formando íons (OH-) na superfície do metal. 4. Os íons OH- deslocam-se para a região anódica, onde reagem com os íons Fe2+ formando hidróxido ferroso, Fe(OH)2, que se deposita ao redor da área anódica. Esta etapa completa o ciclo básico do processo. 5. O Fe(OH)2 formado é instável e, na presença de oxigênio e/ ou íons OH-, forma-se hidróxido férrico Fe(OH)3. 6. O Fe(OH)3 tende a se decompor em Fe2O3, que é o óxido férrico, conhecido como ferrugem. Desinfecção A desinfecção das águas residuais tratadas objetiva a remoção dos organismos patogênicos. O método de cloração também tem contribuído significativamente na redução de odores em estações de tratamento de esgoto. Revelou-se entre os processos artificiais o de menor custo e de elevado grau de eficiência em relação a outros processos como a ozonização que é bastante dispendiosa e a radiação ultra-violeta que não é aplicável a qualquer situação.

Related Documents

Escola Divino Mestre
July 2020 4
Mestre
May 2020 14
Escola
April 2020 33
Escola
June 2020 21
Escola
November 2019 50
Riso Divino
November 2019 27