A Escola Preparatória de Cadetes do Exército, localizada em Campinas, SP, desde 1959, constitui o primeiro e importante passo na carreira militar e representa a base necessária à formação do oficial do Exército Brasileiro. oriunda das antigas Escolas Preparatórias de São Paulo, Fortaleza e Porto Alegre, criadas no início da década de 40.
t
A COMUNIDADE
ESCOLAR
Em torno da EsPCEx giavitam cerca de 2.000 pessoas, aí incluídos, juntamente com seus familiares, os oficíais, professores cívis, subtenentes, sargentos é funcionários cívis, além de 800 alunos e mais cabos e soldados. Todos, sem exceção, apesar de exercerem funções profissionais distintas, usufruem conjuntamente de alguns serviços, prestados pela própria Escola, ou por órgãos localizados em seu interior, ou nas proximidades.
o
PRÉDIO
o estilo arquitetõnico colonial dá à Escola Preparatória de Cadetes do Exército uma aparência de rara beleza e propicia ângulos variados de observação. A cor rosa, em contraste com a imensa área verde ao seu redor, transmite à coletividade que aqui vive e aos que a visitam, uma sensação de paz, tranquilidade e bem estar.
A ESTRUTURA
ORGANIZACIONAL
Pela própria missão de Escola Preparatória de Cadetes do Exército, qual seja a de preparar jovens de todos rincões de nossa Pátria para o ingresso na Academia Militar das Agulhas Negras, faz-se necessária uma estrutura funcional, montada com o objetivo de dar aos alunos que nela ingressam um sólido preparo intelectual e físico, além de uma elevada formação moral.
o ALUNO,
A RAZÃO DE SER DA INSTITUIÇÃO
Normalmente a EsPCEx possui cerca de 800 alunos matriculados nas três séries do curso, o qual é correspondente ao do 20 grau. Além do ensino fundamental, através das matérias comuns a esse nível educacional, o,s alunos também recebem instrução militar básica em todas as séries e são equiparados hierarquicamente no Exército ao 30 Sargento.
Complementando o ensino e a instrução militar, os alunos são iniciados em práticas desportivas e incentivados a integrarem as equipes representativas da EsPCEx. No decorrer do ano escolar, várias competições são realizadas entre as companhias de alunos, com clubes e estabelecimentos de ensino da região de Ca_mpinas. Porém, a mais importante das disputas é, sem dúvida, a NAE, que envolve a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, a Escola Preparatória de Cadetes da Aeronáutica e o Colégio Naval.
A alimentação dos alunos e dos que aqui trabalham é confeccionada com esmero, cuidado e higiene na própria Escola, que dispõe de um maquinário de alto padrão técnico, permitindo a preparação de 5.000 refeições diárias.
CAMPINAS
Próspera cidade do Estado de São Paulo, localizada a quase 100 km da Capital, Campinas é particularmente citada como berço de ilustres figuras da arte e da cultura no Brasil e hoje se sobressai principalmente com um extraordinário e diversificado pólo industrial e um grande centro dA pesquisas e experimentação científica.
r! o
INGRESSO
Para ingressar na EsPCEx, deve o candidato submeter-se a um concurso de admissão, realizado em inúmeras cidades brasileiras e constando de matérias baseadas no núcleo comum do 1° grau. O jovem interessado, para maiores informações, deve procurar uma. Organização Militar próxima de sua residência ou escrever para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, Avenida Papa Pio XII, 350 - Jardim Chapadão - Campinas - SP.
CAPELA SÃO TOMÁZ DE AOUINO
HOTEL
DE
BRASILlNHA'
CONJUNTO PRINCIPAL
Planta da EsPCEx mostrando em detalhes o conjunto principal, as áreas verdes ao redor, as praças homenageando as cidades da região, os estádios e quadras de esportes, o Pátio Agulhas Negras, palco das grandes festividades, simbolizando a aspiração maior dos alunos e as vilas militares cultuando em seus nomes os grandes bandeirantes paulistas.
· 'J'
,/
( l' edição
Jun/79
10.000
unido - MASSAIOLl