PLANEAMENTO PARA A CONCEPÇÃO DE CONTEÚDOS
Planeamento para a concepção de conteúdos
Objectivo
Começar a saber planear a concepção de conteúdos, tomando decisões estratégicas e escolhendo actividades concretas para o seu desenvolvimento (modelo simplificado).
Planeamento para a concepção de conteúdos
TIPO DE MODELO DE PLANEAMENTO Existem muitos tipos de ensino a distância/e-learning. Vamos propor explorarmos o sistema de ensino misto presencial/distância.
Para adquirir uma competência/destreza não é suficiente simplesmente ouvir alguém ou ler algo, ou mesmo alguém explicar-lhe o que está a ouvir ou ler. Precisa de praticar e experimentar.
Ganhar estas experiências pode ser conseguido individualmente, mas diversos estudos indicam que se aprende melhor em equipa.
Planeamento para a concepção de conteúdos
TIPO DE MODELO DE PLANEAMENTO Em ambientes de ensino a distância virtuais acontece o mesmo que atrás se referiu. Por exemplo, o modelo centrado no instrutor/professor pode ser correcto para leituras através da Web, conseguindo-se uma transferência de informação razoável.
Contudo, para alcançar uma verdadeira competência/destreza o alunos deverá ter o controlo do processo de aprendizagem e praticar. Assim, para uma verdadeira aprendizagem, precisamos de interactividade e colaboração (tutor, formandos, comunidade, etc...)
Planeamento para a concepção de conteúdos
TIPO DE MODELO DE PLANEAMENTO Precisamos, em última análise, que o aluno experimente aplicar a competência/destreza na vida real, numa situação real. Pensamos que o nível de colaboração tenha que crescer.
O aumento dos aspectos colaborativos nestes sistemas de ensino a distância pode ser um dos pontos fulcrais nesta estratégia de planeamento.
De seguida, vamos apresentar um modelo que pode ajudar a quem esteja a planear a concepção de conteúdos para um modelo misto de ensino presencial/distância.
Planeamento para a concepção de conteúdos
TIPO DE MODELO DE PLANEAMENTO O modelo assume que o ensino a distância/e-learning não irá substituir a sala de aula tradicional mas sim complementá-la. Importante: nesta fase, complementa o ensino em sala de aula e não o contrário.
O desenvolvimento do curso terá sempre presente que o sistema que adoptamos é misto (presencial em sala/distância) o que se designa em sistemas de e-learning como b-learning.
Planeamento para a concepção de conteúdos
MODELOS DE PLANEAMENTO
Planeamento para a concepção de conteúdos
MODELOS DE PLANEAMENTO Modelo 1: Aprender a partir da informação Ler, ver, ouvir. Isto é, a transferência de conhecimento básica, ideal para que os alunos, rapidamente e de uma forma simples “consigam” ter a informação que precisam.
Exemplos: Páginas informativas da internet, ajuda on-line, ficheiros áudio, vídeos, gravações das salas de aula, partes de livros colocados na internet (web books), comentários a livros, textos, etc., por parte de especialistas.
Planeamento para a concepção de conteúdos
MODELOS DE PLANEAMENTO Modelo 2: Aprender a partir da interacção
Experimentar, praticar. A interacção aqui é entre o aluno e o sistema de computador – não entre aluno e outros alunos ou entre aluno e tutor. São actividades para serem realizadas por eles, comunicando o seu resultado ao tutor.
Exemplos: Jogos Interactivos, programas de simulação, quizzes/web-quest
Planeamento para a concepção de conteúdos para eLearning MODELOS DE PLANEAMENTO Modelo 3: Aprender a partir da colaboração Discutir, praticar com outros.
A Comunicação é facilitada pela tecnologia, o que significa que os alunos podem trabalhar em sítios diferentes. Colaboração significa que a combinação de vários tipos de comunicação podem criar um sentido de comunidade.
Planeamento para a concepção de conteúdos
MODELOS DE PLANEAMENTO Modelo 4: Aprender a partir da colaboração A colaboração assíncrona não requer que alunos e professores estejam on-line ao mesmo tempo para comunicar. Mensagens, questões ou avaliações podem ser colocadas e respondidas na altura mais oportuna. Outras situações podem ser lidas e respondidas quando professores/tutores e formandos estão online. Exemplos de síncrono e assíncrono???
Planeamento para a concepção de conteúdos
MODELOS DE PLANEAMENTO Modelo 5: Aprender a partir do presencial Viva e experimente o momento. Finalmente a sala de aula tradicional “recupera” o seu lugar. Aqui, estamos perante altos níveis de actividades de aprendizagem que não necessitam de tecnologia.
Existem, assim, situações em que a classe de aula tradicional (o que se pode fazer nela do ponto de vista de aprendizagem) será sempre a mais efectiva. Os alunos necessitam de se encontrar com um especialista e interagir fisicamente com outras pessoas.
Sumário Vamos exemplificar, cada tipologia em contexto de sala de aula... vamos a isto !!!!!