Eclesiastes Sabedoria

  • Uploaded by: Marcos
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Eclesiastes Sabedoria as PDF for free.

More details

  • Words: 640
  • Pages: 1
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DATA: 26.07.2009 AULA: OS BENEFÍCIOS DA SABEDORIA No livro de Eclesiastes podemos observar dois tipos de sabedoria: a humana (falível) e a que procede de Deus (eterna e eficaz). Percebemos logo no início que Salomão faz duras críticas à sabedoria humana Eclesiastes 1: 16-18 e 2:16 e que não há muito proveito em ser sábio e conhecedor de muitas ciências, pois o sábio e o tolo têm o mesmo destino. Seu conhecimento o tornou famoso, a ponto de vir gente de todos os povos beber de sua vasta erudição (1 Reis 4. 29-34). A sabedoria que a Bíblia repetidamente exorta os crentes a buscar é a habilidade de ver as coisas a partir da perspectiva de Deus. Paulo orou para que os crentes em Colossos fossem repletos de sabedoria Cl. 1:9. Pensar biblicamente é o ponto de partida para exercermos a sabedoria de modo prático. Lembre-se sempre que: o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv. 9:10) e o resumo de tudo é temer a Deus (Ec. 12:13). "Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao Senhor".(Pv. 21:30) - Sabedoria sem Deus não é sabedoria verdadeira, discernimento sem Deus não é discernimento sensato, plano sem Deus não é plano seguro. O pregador escreveu: O proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor (Ec. 7:12c) OU A sabedoria preserva a vida de quem a possui. (NVI) Note a enorme importância que a sabedoria exercida no dia-a-dia tem para a vida do cristão. A sabedoria bíblica envolve vários aspectos: - discernimento (enxergar os problemas e situações do ponto de vista de Deus) - cautela nas decisões (que caminhos escolher, que passos seguir) - procedimento aprovado (bom testemunho e boa reputação diante de todos) - relacionamentos bem conduzidos (aplicar a sabedoria nas amizades, namoro, casamento) - viver à luz da Palavra de Deus (é um estilo de vida)

DOIS BENEFÍCIOS DA SABEDORIA: 1)

A Sabedoria nos FORTALECE (Ec. 7:19) Quando temos conhecimento da vontade de Deus revelada na Bíblia agimos sem medo e sem vacilar, porque confiamos na Palavra de Deus. Esta é a verdadeira essência de um viver sábio: força moral diante das circunstâncias adversas. Os conselhos e a sabedoria humana são muito frágeis e não oferecem direção segura para o nosso viver (psicologia / psicanálise). O bom senso aplicado de forma bíblica no nosso viver nos traz segurança porque somente a sabedoria que vem do Senhor nos capacita, fortalece, encoraja e estimula. Necessitamos de muita sabedoria para enfrentar as provações e devemos pedir a Deus, com o objetivo de usá-la integralmente (Tiago 1:2-6). A SABEDORIA NOS DÁ FORÇA PARA VIVER NUM MUNDO QUE PERDEU A RAZÃO DE VIVER. (Ricker)

2)

A Sabedoria produz discernimento O verbo discernir no Aurélio significa avaliar bem, apreciar, medir, ponderar . A palavra grega é ò (kritikos): habilidade em julgar, analisar, considerar e expor. (I Tess. 5:21) Portanto discernimento é a atitude de alguém que age somente após avaliar bem a situação à luz do que a Bíblia ensina. Sempre iremos nos deparar com diferentes circunstâncias, e se não tivermos discernimento, seremos facilmente iludidos e prejudicados. Todas as áreas da vida cristã são governadas por três imperativos bíblicos nas seguintes categorias: lei, princípio e liberdade. A lei e o princípio definem os assuntos que são preto e branco . A liberdade orienta as áreas cinzentas da vida aquelas que não são claramente abordadas nas Escrituras. Porém, a liberdade bíblica não significa que você pode fazer tudo aquilo que quiser (I Co. 6:12). Para não errarmos nesta área cinza da vida precisamos ter discernimento bíblico profundo sobre o que se encaixa na lei, no princípio ou na liberdade. Os ensinamentos bíblicos servem para nos dar o discernimento necessário II Tim 3:16-17. Portanto, devemos nos aplicar cada vez mais no estudo sério das Escrituras.

Related Documents

Eclesiastes Sabedoria
May 2020 12
Sabedoria
June 2020 12
Sabedoria
October 2019 25
Eclesiastes Cap. 1
August 2019 21
Sabedoria Chinesa
November 2019 21

More Documents from ""

May 2020 2
April 2020 5
November 2019 6
April 2020 5
Zp05120318325.pdf
April 2020 5