ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DATA: 26.07.2009 AULA: OS BENEFÍCIOS DA SABEDORIA No livro de Eclesiastes podemos observar dois tipos de sabedoria: a humana (falível) e a que procede de Deus (eterna e eficaz). Percebemos logo no início que Salomão faz duras críticas à sabedoria humana Eclesiastes 1: 16-18 e 2:16 e que não há muito proveito em ser sábio e conhecedor de muitas ciências, pois o sábio e o tolo têm o mesmo destino. Seu conhecimento o tornou famoso, a ponto de vir gente de todos os povos beber de sua vasta erudição (1 Reis 4. 29-34). A sabedoria que a Bíblia repetidamente exorta os crentes a buscar é a habilidade de ver as coisas a partir da perspectiva de Deus. Paulo orou para que os crentes em Colossos fossem repletos de sabedoria Cl. 1:9. Pensar biblicamente é o ponto de partida para exercermos a sabedoria de modo prático. Lembre-se sempre que: o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv. 9:10) e o resumo de tudo é temer a Deus (Ec. 12:13). "Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao Senhor".(Pv. 21:30) - Sabedoria sem Deus não é sabedoria verdadeira, discernimento sem Deus não é discernimento sensato, plano sem Deus não é plano seguro. O pregador escreveu: O proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor (Ec. 7:12c) OU A sabedoria preserva a vida de quem a possui. (NVI) Note a enorme importância que a sabedoria exercida no dia-a-dia tem para a vida do cristão. A sabedoria bíblica envolve vários aspectos: - discernimento (enxergar os problemas e situações do ponto de vista de Deus) - cautela nas decisões (que caminhos escolher, que passos seguir) - procedimento aprovado (bom testemunho e boa reputação diante de todos) - relacionamentos bem conduzidos (aplicar a sabedoria nas amizades, namoro, casamento) - viver à luz da Palavra de Deus (é um estilo de vida)
DOIS BENEFÍCIOS DA SABEDORIA: 1)
A Sabedoria nos FORTALECE (Ec. 7:19) Quando temos conhecimento da vontade de Deus revelada na Bíblia agimos sem medo e sem vacilar, porque confiamos na Palavra de Deus. Esta é a verdadeira essência de um viver sábio: força moral diante das circunstâncias adversas. Os conselhos e a sabedoria humana são muito frágeis e não oferecem direção segura para o nosso viver (psicologia / psicanálise). O bom senso aplicado de forma bíblica no nosso viver nos traz segurança porque somente a sabedoria que vem do Senhor nos capacita, fortalece, encoraja e estimula. Necessitamos de muita sabedoria para enfrentar as provações e devemos pedir a Deus, com o objetivo de usá-la integralmente (Tiago 1:2-6). A SABEDORIA NOS DÁ FORÇA PARA VIVER NUM MUNDO QUE PERDEU A RAZÃO DE VIVER. (Ricker)
2)
A Sabedoria produz discernimento O verbo discernir no Aurélio significa avaliar bem, apreciar, medir, ponderar . A palavra grega é ò (kritikos): habilidade em julgar, analisar, considerar e expor. (I Tess. 5:21) Portanto discernimento é a atitude de alguém que age somente após avaliar bem a situação à luz do que a Bíblia ensina. Sempre iremos nos deparar com diferentes circunstâncias, e se não tivermos discernimento, seremos facilmente iludidos e prejudicados. Todas as áreas da vida cristã são governadas por três imperativos bíblicos nas seguintes categorias: lei, princípio e liberdade. A lei e o princípio definem os assuntos que são preto e branco . A liberdade orienta as áreas cinzentas da vida aquelas que não são claramente abordadas nas Escrituras. Porém, a liberdade bíblica não significa que você pode fazer tudo aquilo que quiser (I Co. 6:12). Para não errarmos nesta área cinza da vida precisamos ter discernimento bíblico profundo sobre o que se encaixa na lei, no princípio ou na liberdade. Os ensinamentos bíblicos servem para nos dar o discernimento necessário II Tim 3:16-17. Portanto, devemos nos aplicar cada vez mais no estudo sério das Escrituras.