Do O Hd Em Definitivo

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Do O Hd Em Definitivo as PDF for free.

More details

  • Words: 1,274
  • Pages: 4
PARTICIONAMENTO DE HD Lembre-se: se você tem dados importantes no seu H.D. – antes de proceder com tudo o que foi dito, faça uma cópia de segurança de seus dados. Pois, há sempre um risco mínimo ou máximo de perda de dado.!

Entendendo alguns termos antes de falarmos sobre cluster Os “Dados” devem ser armazenados em um “sistema de memória” (qualquer dispositivo capaz de armazenar dados, por exemplo, disquetes, discos rígidos, cd-rom’s), pois a memória do tipo RAM do micro é apagada quando desligamos o computador. “Memória tipo RAM (Random Access Memory)” é a memória de acesso aleatório - memória temporária e de rápido acesso. Onde ficam os dados e programas utilizados, até que o usuário os salve ou desligue a máquina. E esses mesmos “Dados” são armazenados em forma de arquivos, e esses arquivos são armazenados e manipulados dentro de um “Disco” que varia de acordo com o sistema operacional. Um “Disco” é dividido em pequenas quantias chamadas “Setores”. E em cada setor cabem 512 bytes de informação. Um disco rígido ou H.D. possui vários “Discos” dentro dele. Cada face de cada disco é dividida em “cilindros ou trilhas”. Em cada “trilha” há um determinado número de setores. Bem, para sabermos qual o número total de setores de um disco rígido basta fazermos uma pequena multiplicação:

Nº cilindros (Cyls) x cabeças (Hds) x setores por trilha (Sects) = número total de setores (total physical sectores) Um programa que fornece esses dados para quem quiser sabê-los é o (Partition Magic 8.0). Basta clicar em uma partição dentro do programa (Partition Magic 8.0) com o botão direito do mouse e em seguida clicar em (INFO...) e em seguida (PARTITION INFO). Procure por “Geometria Física (Physical Geometry)”, lá você verá os valores de cilindros (Cyls), cabeças (Hds) e setores por trilha (Sects), Multiplicando-se o número total de setores (total physical sectores) de um disco por 512 bytes, acharemos o valor total da capacidade de armazenamento de sua (partição ou H.D.) dependendo do que você está analisando no momento.

Para não se perderem nos cálculos lembrar da dica: KB Significa (Kilobyte) São 1024 bytes. MB significa (Megabyte) que representa 1024 vezes o KB. GB significa (Gigabyte) que representa 1024 M. 1 KB (Kilobyte) representa 1.024 bytes e não representa 1.000 bytes. 1 MB (Megabyte) representa 1.048.576 bytes e não representa 1.000.000 de bytes.

ENTENDENDO OS CLUSTER Cluster - chamado de conjuntos de setores. O tamanho do cluster é definido automaticamente pelo sistema operacional quando o disco é formatado Quanto maior o cluster mais rápido será sua partição. Porém, quanto maior o cluster, maior a perda de espaço no HD (maior o desperdício de espaço).

Explicando melhor: Com cluster de 4 kb, um arquivo de 1kb ocupa 4 kb. Com cluster de 8 kb, um arquivo de 1kb ocupa 8 kb. Com cluster de 16 kb, um arquivo de 1kb ocupa 16 kb. Com cluster de 32kb, um arquivo de 1 kb ocupa 32 kb. E assim por diante. Quanto maior o cluster, menos clusters terão numa determinada partição, ou seja, menos cluster é igual a menos endereços no HD, ocasionando rapidez a H.D. Ao fazermos a famosa formatação através do comando “Format c:” a formatação é feita com clusters padrão de 4k, e ao instalar programas com tamanho razoáveis de arquivos de 32Bits, o Windows é obrigado a quebrar estes arquivos em vários pedaços até atingir só 32 bits, ocupando vários cluster E você ao utilizar os programas instalados você faz com que o Windows tenha que montar estes arquivos gerando uma certa lentidão no Windows. Por isso se recomenda usar clusters de 16 k ou acima desse valor, mas isso é cada um que decide.

Padrão de Cluster valor - 4 k. Clusters – 8 k. Clusters – 16 k. Clusters – 32 k. Clusters – 64 k. para HD de 80GB. (LEMBRANDO QUE - Quanto maior o cluster mais rápido será sua partição. Porém, quanto maior o cluster, maior a perda de espaço no HD). Formatando com 16 k de clusters – o rendimento ficará melhor Formatando com 32 k ou acima – você estará “acelerando, forçando” sua H.D.e pode ter qualquer tamanho e não oferece problemas. Para quem utiliza a (H.D. ou uma Partição) para jogos recomendam que se formate com 32 k ou 64 k.

Como se faz para alterar o tamanho dos clusters? Somente na formatação (o Windows 2K “2000” e o Windows XP lhe dá esta possibilidade durante a instalação com o CD respectivo) ou então com a ajuda de algum programa (Partition Magic 8.0) para alterar o tamanho dos clusters sem formatar.

Partition Magic 8.0 – clique em uma das suas unidades (partições) e com o botão direito procure pela opção com o nome de (Resize / Move). Aparecerá o tamanho do cluster de sua partição. Basta alterar do modo que quiser e achar correto.

Como alterar de FAT32 para NTFS? Primeiro passo: Desfragmente o disco, passe o scandisk e certifique-se de que há espaço livre do (H.D.). Segundo passo: Com o programa Partition Magic, altere o cluster do FAT32 para "4k aligned". Terceiro passo: Converta de FAT32 para NTFS escolhendo o tamanho do cluster que deseja. Para fazer isso clique na partição desejada com o botão direito do mouse e vá à opção “Convert”, escolha NTFS. Lembre-se: se você tem dados importantes no seu H.D. – antes de proceder com tudo o que foi dito, faça uma cópia de segurança de seus dados. Pois, há sempre um risco mínimo ou máximo de perda de dado.!

Cluster Danificado? Recuperar clusters danificados. Recomendo tentar uma formatação de baixo nível, chamada de “Zerofill”, atenção isso não recupera os clusters danificados, apenas os isola para que não sejam usados novamente. O programa para se fazer este tipo de formatação, vem junto com o (H.D.) quando compramos uma. Caso você não tenha pode baixar pelo site do fabricante. Caso você não saiba qual programa usar.

Existe algum programa que faz o diagnóstico no HD, informando se ele tem um Bad Cluster? O Scandisk é um bom programa para você ver isso. Ou procure pelo programa chamado HD Regenerator. Com o Partition Magic 8.0 ao clicar na sua partição desejada com o botão direito e em seguida “INFO...”, e depois clicar em “USAGE” você verá lá se há Bad Cluster.

Quando ocorrer um erro e esse erro se referir ao “CLUSTER ZERO”. Quando estivermos nos referindo ao “CLUSTER 0” – pois a trilha zero é onde ficam guardadas as informações sobre sua máquina, boot. Solução: recomendo fazer backup do seu H.D. (e seus dados nele contidos) e formatá-lo. E para se chegar na trilha ZERO, somente formatando fisicamente o seu H.D.

Cluster em NTFS: Ao formatar a H.D. ou uma partição em FAT32 e em seguida em NTFS você terá clusters de 512 bytes Ao formatar a H.D. ou uma partição NTFS a partir do ZERO você terá clusters de 4 k. Porém como já dito com o Partition Magic 8.0 vc altera isso da forma que quiser.

Denominações: FAT – (File Allocation Table). NTFS – (New Technology File System).

O Sistema FAT-16 tem limitações: o sistema FAT-16 não reconhece diretamente discos maiores que 2 GB. Vejam o quadro Tamanho do Cluster/ Capacidade Máxima de Armazenamento 2 KB 128 MB 4 KB 256 MB 8 KB 512 MB 16 KB 1 GB 32 KB 2 GB

O Sistema FAT-32 o tamanho dos clusters é sensivelmente menor, o que faz com que haja bem menos desperdício Vejam o quadro: Tamanho do Cluster/ Capacidade Máxima de Armazenamento 512 bytes 256 MB 4 KB 8 GB 8 KB 16 GB 16 KB 32 GB

32 KB 2 TB

Related Documents

Do O Hd Em Definitivo
November 2019 10
Como Recuperar O Hd
August 2019 16
Hd
November 2019 47
Hd
November 2019 43