Técnico/a de Acção Educativa
STC‐5 – Redes de Informação e Comunicação
Diversidade social A diversidade social baseia-se em três realidades humanas.
1º - Cada indivíduo é único. 2º - Os indivíduos e suas sociedades estão inter-relacionados e interdependentes. 3º - As sociedades e culturas são dinâmicas: as mudanças podem ser rápidas ou graduais mas irão sempre afectar diferentes membros da sociedade de modo a reflectir as diferenças em termos de poder e status.
Diversidade social Possíveis definições
“Todas as raças, crenças, modos de vida, todo tipo de cultura, todas as classes sociais, ... compõe a diversidade social.” (Retirada da internet)
“Diversidade social são expressões culturais, diferenças físicas, étnicas, crenças, modos de vida, classes sociais ,etc.” (Retirada da internet)
(…)
Desigualdade Social Fala-se em desigualdade social quando, numa determinada sociedade, alguns grupos sociais se encontram em situações que se julgam mais vantajosas do que outras.
As classes sociais e as desigualdades
A chamada classe social não é mais do que a divisão de pessoas feita a partir do seu status social e de outros factores ligados a ele. É o resultado da forma como as pessoas viviam desde o período da Idade Média quando havia a formação de camadas ou estratos sociais, onde os senhores feudais e o clero eram “os indivíduos da classe alta", os servos “os indivíduos da classe baixa”, porém adaptadas à situação do seu momento histórico.
As classes sociais e as desigualdades (cont.) A divisão de indivíduos a partir das classes sociais demonstra a desigualdade existente num mesmo território, seja ela económica, profissional e até mesmo de oportunidades. Como facto normal (como é encarado na actualidade), pode-se perceber claramente em diversas organizações a diferença entre pessoas de classes sociais altas e baixas. São pessoas muito bem vestidas, actualizadas e portadoras de grande conhecimento em oposição a pessoas mal instruídas que somente conseguem acatar ordens, sem sequer poderem dar a sua opinião sobre o resultado do trabalho a ser executado, por falta de conhecimento.
As classes sociais e as desigualdades (cont.) Pessoas que não conseguem estudar e melhorar as suas condições de vida infelizmente tornam-se cada vez mais atrasadas, resultando na dificuldade em conseguir emprego e riqueza, em contrapartida, as pessoas com grau de instrução melhor tendem a actualizar-se cada vez mais e a renovar os seus conhecimentos, fazendo com que suas oportunidades sejam mais amplas.
É o que diz o velho ditado popular: “O rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre.”