Didatica Da A - Fic

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Didatica Da A - Fic as PDF for free.

More details

  • Words: 905
  • Pages: 4
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA/PROF ALZIR/PRIMEIRA AVALIAÇÃO/FIC O MATERIAL CONCRETO NA SALA DE AULA COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. A maioria dos materiais se adapta a vários conteúdos e objetivos e a turmas de diferentes idades - da Educação Infantil ao final do Ensino Médio. Eles despertam a curiosidade e estimulam a garotada a fazer perguntas, a descobrir semelhanças e diferenças, a criar hipóteses e a chegar às próprias soluções - enfim, a se aventurar pelo mundo da matemática de maneira leve e divertida. É importante, no entanto, fazer um alerta: não basta abrir uma caixa cheia de pecinhas coloridas e deixar os alunos quebrarem a cabeça sozinhos. Alguns professores acreditam que o simples fato de usar o material concreto torna suas aulas 'construtivistas' e que isso garante a aprendizagem. Muitas vezes o estudante, além de não entender o conteúdo trabalhado, não compreende por que o material está sendo usado. Ao levar o material concreto para a sala de aula, é preciso planejar e se perguntar: ele vai ajudar a classe a avançar em determinado conteúdo? Mostramos em nossas aulas de Didática da Matemática o uso do ábaco no ensino do sistema de numeração decimal, das quatro operações e de mudanças de base numérica. Faça as seguintes questões: 1 - Mostre, representando no ábaco, a adição 548 + 789. 2 - Mostre, representando no algoritmo da adição, o que foi construído no ábaco ( referente a questão 1). 3- Mostre, representando no ábaco, a subtração 304 - 136. 4- Mostre, representando no algoritmo da subtração, o que foi construído no ábaco (referente a questão 3). 5- Mostre, representando no ábaco, os procedimentos para a mudança do numeral (13) 10 para (13) 2. 6- Mostre, representando no ábaco, os procedimentos para a mudança do numeral (13) 2 para (13) 10. 6- Mostre, através de um algoritmo conhecido, os procedimentos para a mudança de base de (13) 10 para (13) 2. Justifique o algoritmo com os procedimentos do ábaco.

7- Mostre, através de um algoritmo conhecido, os procedimentos para a mudança de base de (13) 2 para (13) 10. Justifique o algoritmo com os procedimentos do ábaco. 8- Mostre, representando no ábaco, a adição (23341)5 + (34434)5 . 9- Mostre, usando outro procedimento, sem o ábaco, a adição (23341)5 + (34434)5 . 10- Mostre, representando no ábaco, a divisão 6964 : 6. 11- Mostre, representando no algoritmo da divisão, o que foi construído no ábaco (referente a questão 10).

A MATEMÁTICA COM SIGNIFICADO. Um dos fatores que afasta o aluno da Matemática é o seu ensino sem significado. Muitas vezes ensinamos Matemática sem justificar aquilo que estamos ensinando. Desta forma no nosso Curso mostramos como o estudo de frações pode ser ensinado com significado. Responda: 1- Represente geometricamente uma fração própria, imprópria e aparente. 2- Represente duas frações equivalentes de forma geométrica. 3- Mostre, geometricamente, a regra da soma de frações com o mesmo denominador. 4- Justifique a razão de ao somarmos duas frações com denominadores diferentes escrevê-las inicialmente com denominadores iguais para depois somarmos. Mostre geometricamente.

5- Mostre, geometricamente, o produto de 2/3 x 3/2. 6- Mostre, geometricamente, a divisão 1/3 : 2.

7- Justifique a regra da divisão de frações:

2 1 2 2 : = x . 3 2 3 1

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Estudos e pesquisas na área de Educação de Matemática vêm apontando a resolução de problemas como um caminho metodológico para a aprendizagem desta disciplina. Contudo, fazer acontecer esta orientação implica em mudanças na concepção de ensino e aprendizagem de uma forma mais ampla e da sua relação com a matemática. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática indicam que “no processo de ensino e aprendizagem, conceitos, idéias e métodos devem ser abordados mediante a exploração de problemas, ou seja, de situações em que os alunos precisem desenvolver algum tipo de estratégia para resolvê -las”. As orientações contidas nos PCN explicitam uma concepção de ensino de Matemática, pautada na construção, significação e compreensão de conceitos, em oposição ao trabalho diretivo, mecânico e descontextualizado que ainda vem ocorrendo em muitas escolas. Nas resoluções de problemas temos quatro etapas principais para a resolução de problemas: 1- Compreender o problema; 2- Elaborar um plano; 3- Executar o plano; 4- Fazer o retrospecto ou verificação. Compreender o problema: a) O que se pede no problema? b) Quais são os dados e as condições do problema? c) É possível fazer uma figura, um esquema ou um diagrama? d) È possível estimar a resposta? Elaborar um plano: a) Você lembra de um problema semelhante que pode ajudá-lo a resolver este? b) Tente organizar os dados em tabelas e gráficos. c) Faça um modelo com dados menores. Crie outras situações na busca de um raciocínio lógico. d) Tente resolver por partes. Executar o plano: a) Execute o plano elaborado, verificando – o passo-a-passo. b) Execute todas as estratégias pensadas, obtendo várias maneiras de resolver o mesmo problema. Fazer o retrospecto ou verificação: a) Examine se a solução está correta. b) Verifique se a resposta cabe no problema. c) Existe outra maneira de resolver o problema? Resolver o problema abaixo procurando fazer reflexões sobre as etapas principais para a resolução de problemas. Um jardim retangular tem 6 m de largura por 8m de comprimento. Seu proprietário diminuirá o jardim, que passará a ter a metade da área inicial. Em volta do jardim será construída uma calçada de largura x. Qual é a largura x?

Related Documents

Didatica Da A - Fic
November 2019 29
Didatica Da Matematica - Fic
November 2019 21
Fic
October 2019 34
Fic
October 2019 34
A Didatica Na Capoeira
August 2019 17