Desenvolvimen to
Como ocorre o desenvolvimento? O desenvolvimento de uma criança é algo inato ou é moldado pelas experiências posteriores ao nascimento? . O desenvolvimento é direcionado pelo contexto social ou por algo dentro da criança? Qual a influência da Hereditariedade e do Meio Ambiente no processo de desenvolvimento?
O desenvolvimento humano envolve tanto mudança(aspectos que mudam durante o desenvolvimento ex. tamanho e forma do corpo) como continuidade(aspectos que continuam os mesmos, ex. certas habilidades e aspectos da personalidade). Para compreender o desenvolvimento precisamos observar ambas e saber quais mudanças desenvolvimentais e quais tipos de continuidades são compartilhadas pelos indivíduos de todas as culturas.
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano
Para entender o desenvolvimento precisamos examinar tanto a natureza como o ambiente, o biológico e o cultural e o modo como estes fatores interagem para explicar as mudanças e a consistência.
Crescimento orgânico Refere-se ao aspecto físico. Permite ao indivíduo comportamentos e domínio do mundo que antes não tinha. Ex. diferença entre engatinhar e andar. Aspectos biológicos são partilhados por todas as culturas, mas podem ser modificados pelo ambiente . Ex. Bebês acordam cada duas horas nas primeiras semanas de vida, em tribos no Quênia isto não acontece.
Maturação neurofisiológica São padrões seqüenciais de mudança genéticaticamente programada. É o que torna possível determinado padrão de comportamento. Ex: Para segurar o lápis e manejá-lo é necessário um desenvolvimento neurológico que a criança de 2, 3 anos ainda não tem. O timing difere de uma ser humano para outro, mas a seqüência básica é a mesma para todos membros da espécie. Tais seqüências são parte de informação hereditária específica transmitida na concepção e compartilhadas por todo ser humano.
Hereditariedade Genética do comportamento - estudo das contribuições genéticas ao comportamento individual. A carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. Ex. A inteligência apresenta aspectos genéticos. No entanto, pode desenvolver-se aquém ou além do seu potencial, dependendo das condições ambientais.
A hereditariedade afeta grande parte dos comportamentos – não só aspectos físicos como também capacidades cognitivas, comportamentos patológicos(alcoolismo, esquizofrenia,agressividade excessiva, depressão, sociabilidade. Herança genética da criança afeta o ambienteAs qualidades herdadas afetam a maneira de se uma pessoa se comportar com as outras.
Meio Ambiente Conjunto de influências e estimulações ambientais que alteram os padrões de comportamento do indivíduo. Ex: estimulação verbal intensa em uma criança de 2, 3 anos pode colaborar para um repertório verbal maior do que a média das crianças de sua faixa etária.
Aspectos do desenvolvimento humano Aspectos físico-motor – refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica. Ex: criança leva a chupeta à boca, por volta dos sete meses, porque já coordena os movimentos da mão. Aspectos intelectuais – é a capacidade de pensamento, raciocínio. Ex:criança de 2 anos usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está embaixo do sofá; jovem planeja seus gastos a partir da mesada....
Aspecto afetivo-emocional – é o modo particular do indivíduo integrar suas experiências. É o sentir. Ex: a vergonha que sentimos em algumas situações, medo, alegria de rever um amigo querido... Aspecto social – é a maneira como a pessoa reage diante de situações que envolvem outras pessoas. Ex: num parque podemos observar a criança que lidera, a que brinca sempre sozinhas......
Psicologia do Desenvolvimento Ciência que pretende descrever e explicar os eventos que ocorrem no decorrer da vida e que levam a determinados comportamentos. Pretende explicar como é que, a partir de um equipamento inicial inato, a pessoa vai sofrendo uma série de transformações decorrentes de sua maturação ( fisiológica, neurológica e psicológica) que, em contato com as exigências e respostas do meio (físico e social), levam à emergência desses comportamentos.
Psicologia do desenvolvimento pretende: a) Observar e descrever os fenômenos : choro, agressão, linguagem, solução de problemas, etc... b) Explicar os fenômenos : Quais os mecanismos psicológicos internos, que atuam para possibilitar o aparecimento destes fenômenos comportamentais. Descreve e explica o processo de desenvolvimento da personalidade em termos de como e por que aparece certos comportamentos.
Para isso, utilizamos a pesquisa, para descrição dos comportamentos e teorias para tentar explica-los. Ex. Interação mãe – criança: a) iniciamos pela observação; selecionamos amostra de pares mãe – criança representativas de vários segmentos da população, das várias faixas etárias. b)Coleta de dados: método de observação e registro (meio natural), registro gráfico ou em filmes; aplicação de questionários e entrevistas, testes de desenvolvimento. c)Teorias do desenvolvimento para explicar, quais os fatores que determinam certas atitudes da mãe e da criança? Personalidade da mãe ? Características da criança? Fatores momentâneos ? Quais as repercurssões das atitudes da mãe no desenvolvimento da criança?
A psicologia do desenvolvimento, através da pesquisa e da teorização oferece subsídios para compreender: 1-Processo normal de desenvolvimento numa determinada cultura (capacidades, potencialidades, limitações, ansiedades, angústias, mais ou menos típicas de cada faixa etária). 2-Possíveis desvios, desajustes e distúrbios que podem ocorrer durante o desenvolvimento e que pode ocasionar em problemas emocionais(neuroses, psicoses), sociais( delinqüência , vícios), escolares (repetência , evasão , distúrbios de aprendizagem) ou profissionais.