Dr. Tiago Veras Fernandes www.implanteestetica.com.br
Introdução Fotografia é a gravação de imagens por meios químicos, mecânicos (e mais recentemente, digitais), numa camada de material sensível à exposição luminosa. Fotografia é derivada das palavras gregas fos - que significa luz - e grafis - que significa "pincel", "estilo“, ou seja: "desenhar com luz".
Histórico 1824 e 1826 Litógrafo francês: Joseph Nicéphore Niépce (62 anos) Placa de estanho emulsionada com sais de prata (betume da Judéia). “telhados de Paris”, Niépce se vale de oito horas para a obtenção da imagem.
Câmeras fotográficas Corpo Objetiva Mecanismo de exposição (obturador/diafragma)
Princípios básicos
Abertura do diafragma Tempo de exposição (velocidade) ISO (asa/sensibilidade do filme) Iluminação Enquadramento
Diafragma Dispositivo que controla a abertura das lentes da objetiva. A abertura do diafragma é a variável que define o tamanho do seu diâmetro. O valor da abertura é definido por “f/x”, onde x pertence a uma escala de aberturas …, 2, 2.8, 4, 5.6, 8, 11, 16, 22,…
Obturador Dispositivo que regula o tempo de duração em que a luz incidirá sobre o filme (tempo de exposição). As velocidades, geralmente, obedecem uma seqüência determinada, baseada na redução da exposição pela metade em cada ponto 1, ½, ¼, 1/8, 1/15, 1/30, …, 1/1000,…
Abertura Vs Velocidade
Exposição O EV – Exposure Value – é o valor que combina a sensibilidade do sensor com a abertura do diafragma e a velocidade do obturador.
Foco Efeito óptico que torna a imagem visualizada nítida no ponto no qual os raios de luz convergem.
Profundidade de campo É a gama de distâncias em torno do
plano focal na qual há nitidez aceitável.
f/8.0
f/5.6
f/2.8
Sensibilidade do Filme (ISO) Determina o poder que a luz tem nas suas fotos. A sensibilidade é expressa numa escala ISO. Quanto maior a sensibilidade de um filme, menor será a sua definição.
Fotometragem É a maneira pela qual uma câmera determina a abertura e velocidade no momento em que uma foto é feita. Modos de fotometragem: parcial, por zona, matricial, evaluativa, com peso no centro e pontual.
Peso no Centro
Parcial
Pontual
Filtros Close-up (lente de aumento) +2, +4, +8, +16...
Efeito Barril Distorção no formato Foco central
Espelho Usado em fotografia odontológica Pode ser feito de metal ou de vidro O uso do espelho faz com que cerca de 20% da luz seja “perdida”
Contraste Usado em fotografias odontológicas Realça detalhes do trabalho Qualquer objeto preto e fosco pode ser usado
Câmeras amadoras É possível fazer fotos boas com câmeras amadoras; + de 5mp para poder fazer recortes; Opte por câmeras com opção de modo manual; Função macro e zoom óptico.
Recortes Feito na própria máquina ou em programas específicos; Usado para aumentar o campo, melhorar a luz, focar um cenário desejado. Redução de detalhes nas fotos
Dicas para obter boas fotos 1 - Segure a câmera com firmeza 2 - Mantenha a distância correta 3 - Enquadre o assunto com perfeição 4 - Observe as condições de luz 5 - Componha um cenário 6 - Escolha um ângulo diferente 7 - Faça experiências
Protocolo fotográfico 1. Ficar afastado cerca de 40cm, mesmo q enquadre base do nariz e queixo, depois é só recortar a foto. Nunca aproxime do rosto pra fazer fotos, assim evita se distorção do tipo barril e "diminui" a capacidade do flash, sem estouros. 2. Câmera no Modo P (Programa/Manual); 3. Função macro ativada (O símbolo é uma flor tulipa); 4. Flash ativado, “forçado”; 5. Flash ajustado para potência mínima ou- 1; 6. Foco central ou spot; 7. Modo de medição central ou spot; 8. ISO 100; 9. Balanço de branco ou White Balance (WB) ajustado para o simbolo de flash; 10. Máxima resolução da câmera em megapixels.
Dr. Tiago Veras Fernandes www.implanteestetica.com.br