Escola E.B. 2/3 S. de Miranda do Douro
Identificação de uma substância
Docente: Sérgio Fialho Disciplina: F./ Química
Trabalho Elaborado por: *Ana Mafalda 10ºA, nº01 *Cristina Garrido 10ºA, nº11
Novembro 2008
Introdução Todas as substâncias contêm propriedades que representam as suas características, como: a massa volúmica, ponto de fusão e ponto de ebulição. A massa volúmica ou densidade volúmica corresponde à razão entre a massa do corpo e o volume. A massa volúmica (ρ) é o resultado da massa (m) sobre o seu volume (V). Ρ= m/V O ponto de fusão é a temperatura na qual ocorre a passagem do estado sólido para o estado líquido. As substâncias puras têm um ponto de fusão definido, ou seja, fundem-se a uma temperatura constante. O ponto de ebulição é a temperatura na qual ocorre a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Através do ponto de ebulição conseguese identificar a substância líquida e concluir a sua pureza.
Objectivos Com a realização desta experiência pretende-se identificar cada uma das substâncias e o seu grau de pureza. Para isso, será determinada a densidade por deslocamento de água (experiência 1), o ponto de fusão (experiência 2) e o ponto de ebulição (experiência 3) de algumas substâncias.
Materiais utilizados Material utilizado para as experiências: • • • • • • • • • • • • • •
Proveta de 100 ml; Corpos de corpos A, B e C; Esguicho com água destilada; Balança digital; 4 gobelés de 100ml; Banho de parafina líquida; Espátula; Termómetro; Suporte universal; Tubos de ensaio; Elásticos de escritório; Lamparina; Sólidos para determinar o ponto de fusão (enxofre e carbonato de sódio); Líquidos para determinar o ponto de ebulição (acetona, álcool etílico e naftaleno).
Determinação da densidade de um sólido por deslocamento de água Procedimento experimental 1: 1- Pesar as amostras que foram fornecidas (A, B e C) numa balança digital e registar as suas massas; 2- Encher uma proveta de 100 ml até metade, com o esguicho; 3- Inclinar a proveta e introduzir, cuidadosamente, uma das amostras, repetindo este processo para as restantes; 4- Registar os valores dos volumes; 5- Calcular o volume de cada amostra (Volume do corpo = Vf-Vi); 6- Determinar a densidade das amostras (ρ= m/V); 7- Comparar os resultados obtidos com os valores da tabela fornecida.
Determinação do ponto de fusão Procedimento experimental 2: 1- Colocar um tubo de ensaio com uma pequena porção de enxofre num suporte universal; 2- Segurar o tubo e um termómetro com um elástico; 3- Introduzir o tubo de ensaio e o termómetro, num gobelé com parafina; 4- Proceder ao aquecimento, anotando a temperatura a que ocorre a fusão do enxofre; 5- Repetir o processo para o ácido acetilsalisílico; 6- Comparar os valores obtidos nas experiências com os valores fornecidos.
Determinação do ponto de ebulição Procedimento experimental 3: 1- Colocar 5ml de acetona num tubo de ensaio; 2- Introduzir o tubo num banho de aquecimento (gobelé com parafina); 3- Registar a temperatura em que a substância líquida entra em ebulição; 4- Repetir este procedimento para o álcool etílico; 5- Comparar os dados obtidos com os valores da tabela fornecida.
Tratamentos de dados experimentais e análise crítica Na primeira experiência realizada, calculou-se a densidade para cada um dos sólidos através de deslocamento de água. No sólido A, com 4,46g de massa e 2cm 3 de Volume, a densidade volúmica do corpo era de 2,23g/cm3. No sólido B, que continha 28,27g de massa e 2cm3 de Volume, a densidade volúmica obtida foi de 14,135g/cm3. No sólido C, com 21,13g de massa e 2cm3 de Volume, sendo assim a densidade volúmica 10,565g/cm3. Na seguinte experiência, conseguiu-se observar o ponto de fusão de alguns sólidos, como o enxofre e o ácido acetilsalicílico. Sendo que, o enxofre entrou em fusão aos 134ºC e o ácido acetilsalicílico aos 150ºC. No final da experiência os dois sólidos, tanto o enxofre como o ácido acetilsalicílico, fundiram. Na terceira e última experiência, foi determinado o ponto de ebulição de substâncias líquidas, como a acetona e o álcool etílico. Para a acetona o ponto de ebulição registado foi de 56ºC e para o álcool etílico 78ºC.
Enxofre
Valores da tabela fornecida 115ºC
Valores obtidos nas experiências 134ºC
Ácido acetilsalicílico
159ºC
150ºC
Acetona
58.1 ºC
56 ºC
Álcool etílico
78.3 ºC
78 ºC
Através desta tabela, nota-se que, os valores fornecidos do ponto de fusão e do ponto de ebulição, das experiências 2 e 3, são diferentes dos valores obtidos na realização dessas experiências.
Conclusões Comparando os resultados das densidades de cada um dos metais da experiência 1, pode-se concluir que a substância A corresponde ao alumínio, a B ao chumbo e a C ao cobre. Quanto às experiências 2 e 3, pode-se concluir que, os valores de fusão ou ebulição obtidos não são exactamente iguais aos valores fornecidos, isto porque, as substâncias continham impurezas. A realização destas experiências foram interessantes, ajudando-nos a enriquecer o nosso conhecimento e a compreender melhor os conceitos de densidade volúmica, ponto de fusão e ponto de ebulição.