Criatividade na Engenharia Autor: Victor Portavales Silva E-mail:
[email protected] Resumo: O referente texto é um breve apanhado sobre a criatividade, citando pontos e técnicas importantes que auxiliam na etapa criativa da engenharia. Palavras-Chave: Criatividade, Engenharia.
A engenharia sempre esteve intimamente ligada à criatividade, desde os primórdios, onde foram utilizados pedaços de pedra e ossos para se construir utensílios de caça, até os dias atuais, onde o engenheiro tem o importante papel de facilitar e melhorar a vida de muitas pessoas. Diz-se que a criatividade é um dom de poucos, e certamente a aptidão influencia muito nesse aspecto. Porém, há outros fatores determinantes envolvidos no caso. Como, por exemplo, a insistência. Segundo Thomas Edison “o gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Além do esforço pode-se citar, também, outro ponto deveras importante: o método empregado. Sem planejamento não se consegue ter resultados com tanta facilidade. Sendo assim, é crucial saber trocar de método quando necessário, principalmente em experiências práticas. Contudo, o conhecimento também é um fator decisivo no processo criativo. E todos os fatores podem ser compensados um pelo outro. Se, por exemplo, falta aptidão a um cientista, ele pode utilizar seu conhecimento, ou até mesmo um método inovador para compensar essa dificuldade.
Todavia, deve se ter a precaução de não permitir que fatores externos atrapalhem a criatividade. Fatores tais como stress, medo de críticas, motivação em excesso, fixação funcional, rejeição prematura, dentre outros. Pois eles criam barreiras difíceis de serem vencidas. Bibliografia: BAZZO, Walter A.; TEIXEIRA, Luiz Introdução á Engenharia: Conceitos, Ferramentas e Comportamentos. Florianópolis: Editora da UFSC, 2006. 270 p.