CONVERSOR A/D POR APROXIMAÇÃO SUCESSIVA ("Sucessive Approximation A/D Converter") Conversores A/D por aproximação sucessiva são os mais comuns entre os conversores A/D, permitem uma conversão rápida, proporcionando uma gama de 100.000 ou mais conversões por segundo [TRI86]. Na técnica de aproximação sucessiva, é utilizada um algoritmo para converter a entrada analógica em digital. Este algoritmo consiste em ajustar o MSB para 1 e todos os outros bits para 0. O comparador compara a saída do conversor D/A (Vd) com o sinal da entrada analógica (Ve). Se Vd > Ve, o 1 é removido do MSB e enviado para o próximo bit mais significativo. Se Ve > Vd, o MSB permanece como 1 e o próximo bit mais significativo também recebe 1. Assim o 1 é deslocado e testado em cada bit do decodificador D/A até o final do processo, para obter o valor binário equivalente.
Figura 01. Fluxograma para conversão de um número de 3 bits Um circuito comparador compara a entrada analógica com a saída de um conversor D/A controlado pela lógica conhecido como SAR ("Sucessive Approximation register), que é basicamente um registrador de deslocamento. Sob o comando do relógio ("clock") o SAR é inicialmente colocado em zero. Assumindo uma entrada analógica (Ve) positiva, o registrador de deslocamento liga o primeiro bit (MSB). Se o comparador detecta que a saída D/A menor que a entrada, este bit é deslocado, caso contrário é desligado. Assim, sucessivamente o próximo bit é ligado, a palavra é comparada e mantido ou modificada de acordo com o resultado da comparação tilde.
Figura 02. Conversor A/D aproximação sucessiva
Figura 03. Exemplo para a realização de um registro de aproximação sucessiva
E a seqüência continua até que o último bit (LSB) seja comparado e ajustado, após isto, o sinal convertido é validado o dispositivo que o espera pode recebê-lo. Para um sistema de N bits, o tempo de conversão é de N períodos de relógio.
•
Vantagens:
o Melhor razão custo/benefício; o Tempo fixo de conversão. •
Desvantagem:
o Mais lento que o conversor “flash”.
Roberta Cristina Fialho Omena Roossélma Pontes Silva
UNCISAL Universidade Estadual de Ciências da Saúde Tecnologia em Sistemas Biomédicos 4º Período Sistemas Eletro-Eletrônicos Prof.: Rômulo
CONVERSOR A/D POR APROXIMAÇÃO SUCESSIVA
Maceió –AL 2008
Roberta Cristina Fialho Omena Roossélma Pontes Silva
UNCISAL Universidade Estadual de Ciências da Saúde Tecnologia em Sistemas Biomédicos 4º Período Sistemas Eletro-Eletrônicos Prof.: Rômulo
CONVERSOR A/D POR APROXIMAÇÃO SUCESSIVA
Trabalho realizado pelas alunas Roberta e Roossélma para a aprendizagem no assunto citado acima, com a intenção de obter nota na disciplina de Sistemas EletroEletrônicos.
Maceió – AL 2008