Consumismo

  • December 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Consumismo as PDF for free.

More details

  • Words: 832
  • Pages: 2
NOME D A EMPRESA

Consumismo O consumismo O consumismo é o acto de ganância por tudo que se vê ou consumir produtos ou serviços, muitas vezes, sem consciência. Tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam a gastar o que podem e o que não podem com a necessidade de ter tudo. Há várias discussões a respeito do tema, entre elas o tipo de influência que as empresas, por meio da propaganda e da publicidade, bem como a cultura industrial, por meio da TV, do cinema e a Internet, exercem nas pessoas. A diferença entre o consumo e o consumismo é que no consumo as pessoas adquirem somente aquilo que lhes é necessário para sobrevivência. Já no consumismo a pessoa gasta tudo aquilo que tem em produtos supérfluos, que muitas vezes não é o melhor para ela, porém

é o que ela tem curiosidade de experimentar. Isso pode gerar violência, pois as pessoas que cometem crimes na maioria das vezes não rouba ou furta nada por necessidade, e sim por vontade de ter aquele produto, e de não ter condições de adquiri-lo.

Muitas vezes o consumismo chega a ser uma patologia compram compulsivamente coisas que não irão usar ou que não têm utilidade para apenas para atender à vontade de comprar.

Saúde alimentar Frutas – as frutas são ricas em água, fibras e vitaminas. Devem ser servidas às crianças em sumos, batidos, compotas e cruas se maduras. Dê preferência às frutas da época. Deve comer o equivalente a 2 peças de fruta por dia. Verduras – ricas em vitaminas, sais minerais e fibras. As verduras de folha verde escura têm um aporte maior de nutrientes. Deve utilizar em saladas, sopas, estufados. Deve comer todos os dias Carne – A carne é rica em proteínas, ferro e vitamina B. Pode dar-lha confeccionada de diversos modos: grelhada, cozida ou estufada. Deve comer cerca de 100 gramas em dias alternados Peixe – Rico em ácidos gordos, proteínas, fósforo, iodo e vitaminas A e D. Cerca de 150 gramas em dias alternados. Pode ser cozido, grelhado ou esporadicamente frito. Ovos – Ricos em proteínas, cálcio e vitaminas A e D. Pode dar-lhe 2 ovos semanalmente desde que não os junte com o peixe ou com a carne. Pode come-los mexidos ou escalfados e esporadicamente estrelados. Produtos lácteos – Ricos em cálcio, proteínas, vitaminas A, D e B. Deve oferecer-lhe leite ou derivados, todos os dias. Pode oferecer-lhe leite simples ou misturados com cereais. Deve ainda comer outros produtos lácteos como os iogurtes ou o queijo. Se não gosta de leite simples, pode oferecer-lhe achocolatado ou ainda fazer sobremesas à base de leite como o leitecreme ou o pudim flan. Não deve consumir mais de 1 litro de leite por dia. Arroz e massas – Alimentos ricos em potássio e fósforo. Em dias alternados pode servir como acompanhamento da carne ou do peixe.

12 dicas para uma dieta equilibrada: A alimentação deve ser dividida em três refeições principais e três lanches intermediários. Isso aumenta o trabalho intestinal e o gasto de energia para a digestão dos alimentos. Além disso, pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que um estômago dilatado volte novamente ao normal. 2. As refeições devem ser feitas em lugares tranquilos e sem pressa. Mastigue pelo menos trinta vezes cada garfada, isso fará com que você se sinta saciado ingerindo menos alimentos. 3. Comece sua refeição pela salada crua, que contém fibras e tira a sensação de fome. Se depois da refeição ainda sentir fome, coma mais salada e não repita o prato quente. 4. Evite beber durante as refeições. As bebidas, principalmente gasosas, dilatam o e s t ô m a g o . 5. Beba muita água no intervalo das refeições. Ela ajuda a limpar o organismo e manter as suas funções n o r m a i s . 6. Diminua o consumo do açúcar e aumente o consu-

mo de fibras. O açúcar é muito calórico e não traz nenhum benefício à s a ú d e , enquanto as fibras asseguram um bom funcionamento intestinal e reduzem a sensação de fome.

11. Não faça exercícios com o estômago cheio, pois a energia necessária para fazer a digestão será desviada para a actividade física. 12. Não durma logo após as refeições, nem ingira alimentos muito pesados à noite, pois neste período a digestão é mais lenta.

7. Substitua produtos comuns por lights ou desnatados, pois estes contêm menos calorias. Substitua queijos amarelos (requeijão) por queijos magros (queijo branco). 8. Prefira carnes magras, peixes e aves sem pele. Prepare-os assados, cozidos ou grelhados, com p o u c o ó l e o . 9. Diminua o consumo de massas, cereais, pães e d o c e s . 10. O exercício físico, orientado por um profissional, acelera a queima de gordura armazenada, auxiliando na redução de peso.

Trabalho realizado por:

Daniela Batista nº 6 8ºC Paula Guerra nº14 8ºC Tânia Bravo nº19 8ºC Tatiana António nº20 8ºC

Related Documents

Consumismo
November 2019 20
Consumismo
December 2019 13
Consumismo
April 2020 6
Consumismo
June 2020 9
Consumismo
April 2020 6
El Consumismo
November 2019 12