Como Usar O Or No Teu Estudo

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Como Usar O Or No Teu Estudo as PDF for free.

More details

  • Words: 806
  • Pages: 4
Certamente, na tua escola, já tens alguns computadores (muitos ou poucos...) com os quais podes trabalhar, ou até já o tens em casa. Provavelmente até estão ligados à Internet. Talvez existam também uma ou mais impressoras e talvez mesmo um scanner (aparelho para digitalização de imagens).

O que podes fazer com o computador Através de um computador podes fazer, com vantagem, quase tudo quanto fazes nos teus cadernos: escrever textos (emendando-os ou alterando-os com toda a facilidade); organizar bases de dados, isto é, ficheiros de informação devidamente classificados; desenhar ou completar mapas; elaborar fichas de leitura (que o computador classificará por autores, por títulos, por assuntos, etc.); fazer tabelas, quadros e gráficos de vários tipos; digitalizar imagens ou textos a partir de livros, jornais, postais, etc.

Os programas que podes utilizar Entre os programas mais usados na maioria dos computadores pessoais (PC) estão os seguintes: Programas integrados - Microsoft Works e Claris Works: trata-se de programas que possuem simultaneamente base de dados, folha de cálculo e processador de texto; Programas de paginação - MS Publisher, Pagemaker; Programas de ilustração - Paint, Corel Draw, Photoshop; Folhas de cálculo e programas de gráficos - Excel, Lotus 1-2-3, HG (Harvard Graphics); Bases de dados - MS Access, Paradox, Fox Pro, Filemaker, Dbase; Processaores de texto - MS Word, Word Pro, Word Perfect; Programas de pesquisa na Internet (“browsers") - Microsoft Internet Explorer, Netscape Navigator. Alguns destes programas são profissionais, pelo que deverás ter alguma ajuda na sua utilização.

Desenhar mapas Através dos programas de desenho acima referidos é possível elaborar mapas-mudos. Nestes mapas poderás depois inserir a informação recolhida: localização e identificação de países, regiões, rios, mares, cidades rotas, produtos, etc. Para este trabalho, utilizam-se diferentes cores ou então diferentes texturas e símbolos. Alguns programas permitem igualmente desenhar mapas animados, isto é, mapas em que certos elementos gráficos (seta, pontos, pequenos símbolos, etc.) se movimentam no ecrã. Não te esqueças de fazer a legenda do mapa e a respectiva escala.

Elaborar gráficos Para elaborar um gráfico deverás dispor, previamente, de séries de dados quantitativos a introduzir no programa (dados relativos, por exemplo, à produção, aos preços, salários, população, etc.).

Aplicação Em seguida, deverás escolher o tipo de gráfico apropriado - de barras, de curva, de sectores. Suponhamos que escolheste um gráfico de barras: depois de introduzires os dados, terás que definir as séries que correspondem, respectivamente, à ordenada e à abcissa. Finalmente, escreve o texto (título e subtítulo] e, no caso de ser necessário, faz a legenda do gráfico.

Elaborar bases de dados Para organizar uma base de dados, é necessário proceder do seguinte modo: Definir a estrutura da base de dados, isto é, as entradas que ela deverá ter (nomes, datas acontecimentos). Recolher a informação que pretendes introduzir na base de dados acontecimentos de carácter político, social e económico e respectivas datas, nomes de personagens, e respectivos dados biográficos, ficheiros de conceitos, etc. Por exemplo, se quiseres elaborar uma base de dados sobre a expansão marítima dos séculos XV e XVI, um ficheiro-tipo poderá possuir uma estrutura deste género: acontecimento - o facto que pretendes classificar na tua base de dados; ano - data do acontecimento; reinado - nome do rei que governava à data do acontecimento; intervenientes - pessoas ou grupos que participaram no acontecimento; local- lugar ou lugares do acontecimento.

Em geral, os programas de base de dados permitem classificar a informação de modo a ser fácil consultá-la. Por exemplo: quando pedes o ano de 1492, surgem-te todos os acontecimentos ocorridos nesse ano que introduziste na base de dados. Ou, quando escreves o nome da cidade de Florença, aparece-te toda a informação disponível relativa a essa cidade, ainda que introduzida em fichas diferentes. Deves ter em conta que algumas bases de dados, de carácter mais simples, poderão ser organizadas em folhas de cálculo.

Processar um texto Através dos programas de processamento de texto poderás fazer relatórios, responder a questões colocadas ao longo da tua aprendizagem, elaborar listagens de vocabulário específico de cada disciplina, fazer sínteses e conclusões, etc. A maior parte destes programas permitem fazer grande variedade de tipos de letra bem como sublinhados, itálicos, negros, etc: A qualidade final do teu trabalho dependerá bastante da impressora que utilizares. As impressoras mais modestas são as de agulhas, que praticamente já não são utilizadas. As impressoras a jacto de tinta permitem uma boa qualidade de impressão. As melhores, porém, são as impressoras laser embora, por norma, apenas permitem impressão a preto.

Pesquisar na Internet Para aceder à Internet é necessário que o computador esteja equipado com um modem, que estabelece a ligação telefónica ou cabo com a rede e descodifica a informação enviada ou recebida. Depois de estabelecer a ligação, basta escrever o endereço da página que se quer consultar ou então pesquisar o que pretendemos. Existem vários "motores de busca", como o Sapo, Yahoo, Altavista, etc.

Related Documents

Como Usar O Or No Teu Estudo
November 2019 22
Como Usar O Anki.pdf
April 2020 17
Como Usar O Segredo
May 2020 11
Como Usar O Manual
November 2019 30
Como Organizar O Estudo
November 2019 13
Estudo Sobre O Or
November 2019 30