Como Conhecemos O Universo_4

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Como Conhecemos O Universo_4 as PDF for free.

More details

  • Words: 353
  • Pages: 14
A cronologia

Os astros sempre foram motivo de observação e estudo para o homem. Astecas, chineses, indianos e outras civilizações como a Mesopotâmia. Povos como os gregos e os árabes registaram ao longo da história diversos eventos celestes, como eclipses solares e lunares e efectuaram medidas dos astros e de suas órbitas principalmente com o objectivo de manter calendários precisos. Os dois maiores astrónomos da antiguidade foram Aparco e Ptolomeu . Estas primeiras observações astronómicas eram feitas totalmente a olho nu e, portanto, limitadas. A invenção do telescópio deu maior impulso à observação do céu.

O telescópio tem uma origem controversa, sendo sua invenção geralmente atribuída a Hans Lippershey, um fabricante de lentes Holandês, em 1608. Em 1609, o astrónomo italiano Galileo Galilei apresentou

Tycho Brahe (1546-1601) matemático e astrónomo um dos primeiros telescópios registados pela história (uma "luneta") dinamarquês.

e dele obteve diversas observações astronómicas que o levaram a confirmar o sistema heliocêntrico de Copérnico. As observações de Galileu incluíram a descoberta das manchas solares, do relevo lunar e dos satélites de Júpiter, entre outras importantes descobertas.

Galileu Galilei (154641642) físico, matemático e astrónomo italiano.

Em 1609, Galileu conseguiu construir um telescópio que aumentava 30 vezes a imagem e conseguiu observar os satélites de Júpiter. O instrumento chamado luneta era também conhecido como telescópio de refracção, um instrumento que se baseou nas propriedades das lentes côncavas e convexas.

Telescópio óptico

Radiotelescópio

Telescópio Espacial Hubble

O telescópio Hubble Embora já obsoleto, é o mais sofisticado já colocado no espaço até hoje. Lançado pelo Discovery, em 25 de abril de 1990, este orbita a 612 km da superfície terrestre. O telescopios permanecerá em orbita 20 anos. Já tirou fotos de Marte; registou uma tempestade em Saturno, fotografou Plutão e seu satélite Caronte e detectou conglomerados de estrelas a bilhões de anos luz de distância. Graças a tal equipamento, o nosso conhecimento pode ser deveras alargado.

Tripulação da Apollo 11

Lançamento da Apollo 11

Apollo 11 em solo lunar.

Amaragem da Apollo 11

Vaivém Columbia no espaço. Lançamento do vaivém Columbia.

Sonda Mars Odissey

Sonda Mars Panthfinder

Mir, estação espacial soviética

Estação Espacial Internacional, ISS

Related Documents