Como Configurar Seu Parks 642 Em Router

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Como Configurar Seu Parks 642 Em Router as PDF for free.

More details

  • Words: 1,290
  • Pages: 10
Como configurar seu Parks 642-R11 para trabalhar como ROTEADOR

Autor: Top's Analista de Suporte Técnico em Redes

O Objetivo deste documento é ensinar o proprietário do modem Parks, modelo 642-R11 a configurar seu modem para que o mesmo trabalhe em modo "ROTEADOR", sendo que com isso, você pode ligar seu modem em um hub ou switch e distribuir a conexão para quantos computadores existirem na sua rede interna, e o mais interessante de tudo é que seu modem router se encarregará de lhe autenticar na rede de seu provedor, sem que seja necessária a instalação de nenhum software ou protocolo adiconal além do TCP/IP. Qualquer sistema operacional que provenha suporte à redes TCP/IP será capaz de realizar qualquer tarefa pertinente a Internet. Você necessitará novamente do seu cabo console reto, que você aprendeu a fazer no tópico anterior e utilizou-o para atualizar a firmware do modem,se lembra? Pois bem, conecte-o no seu pc e na porta do modem, ligue o modem e espere ele iniciar, digite a senha 1234 para fazer o login no modem e selecione a opção número 1 ( General Setup )

Note que aqui não necessitamos configurar absolutamente nada, pois o padrão de fábrica desse modem é operar em modo ROUTER! Tecle ESC e retorne ao menu principal de configurações. Sele cione a opção número 3 ( Ethernet Setup ) e logo em seguida a opção 2 ( TCP/IP and DHCP Setup ). Para navergarmos nas opções, utilize as teclas direcionais de seu teclado e para alterar alguma opção, use a barra de espaços. Segue abaixo o menu de configurações pertinentes ao DHCP Server do Modem e ao TCP/IP da Ethernet ( placa de rede do modem ).

As opções que temos nessa tela são as seguintes: Opção número 1: Configura o modem para ser um servidor DHCP na sua rede, ou seja, ele cederá endereços IP's aos computadores que estiverem abaixo dele na rede local. Útil para redes grandes e totalmente inútil para pequenas redes como a minha, de 3 pc's. As opções aqui são: Server: Ativa o modem como DHCP Server Relay: Somente retransmite IP's cedidos por outros servidores DHCP presentes na rede None: Destaiva a opção de DHCP Server. Usarei essa configuração ! Opção número 2: Nessa opção, caso você esteja utilizando o DHCP do modem, você irá dizer ao DHCP Server que ele deve começar a ceder endereços IP's a partir desse endereço mostrado aqui. Note que o endereço 192.168.1.33 é o padrão de fábrica e pode ser alterado de acordo com o endereçamento utilizado em sua rede local. Opção número 3: Aqui você especifica quantos endereços IP's seu servidor DHCP presnte no modem irá ceder para sua rede local. O padrão de fábrica é 32.

Opção número 4: Aqui você configura os endereços IP's dos Servidores DNS's utilizados pelo seu provedor ou prestador de serviços. Somente se configura essas opções se estiver utilizando o DHCP do modem. Opção número 5: Deve ser especificado um endereço IP de um Servidor DHCP externo, caso o DHCP Server do seu modem esteja configurado para modo RELAY !!! Opção número 6: Aqui iremos configurar o endereço IP da placa de rede do seu modem. Note que esse endereço será o GATEWAY que deverá ser configurado nos pc's. Esse endereço IP é o pdrão da configuração e pode ser alterado de acordo com sua rede local. Opção número 7: Se seleciona nesse campo a máscara de subrede em que a interface de rede de seu modem estará operando. Esse endereço IP é o pdrão da configuração e pode ser alterado de acordo com sua rede local. Opção número 8: Aqui iremos configurar como o RIP agirá. Deixe no padrão (Both). O RIP é um protocolo de roteamento que faz com que os roteadores se comuniquem e um aprenda a tabela de roteamento do outro de forma dinâmica. Opção número 9: Na versão do RIP iremos também deixar no padrão, ou seja, na versão RIP-1, pois quase que 100% dos roteadores ainda utilizam esta versão ... Opções número 10: Não devem ser alteradas e devem estar no padrão de configuração de fábrica.

Com isso, terminamos de configurar a parte de rede local ( LAN ) de nosso roteador e em seguida, partiremos para a configuração do Acesso à Internet, sendo que para tal, iremos configurar o item número 4.

Por padrão, temos a tela mostrada na figura abaixo, onde logo após eu mostrarei como ficará a minha configuração: Original:

Alterada por mim:

As opções que temos nessa tela são as seguintes: Opção número 1: Aqui vai um nome qualquer que indentifique, por exemplo, o seu provedor. Opção número 2: Aqui se configura o tipo e Encapsulamento que sua conexão utiliza. Opção número 3: Aqui se configura o tipo de Multiplexação que sua conexão utiliza. Opção número 4: Aqui se configura os endereços VPI / VCI usados por sua operadora. Utilize a tabela de endereços presentes em nosso site , na seção VPI / VCI. Opção número 5: Aqui vai um nome qualquer que indentifique, por exemplo, o seu serviço de banda larga. Opção número 6: Aqui você configura seu login, no formato [email protected] Opção número 7: Aqui você configura a senha de login de seu provedor. Opção número 8: Altere o parâmetro da SUA (Single User Account) para permitir que vários computadores de sua rede local, utilizem um único login para navegar na internet.

Opção número 9: Se sua conexão utiliza IP dinâmico, então você deve alterar esete parâmetro para DYNAMIC. Opções número 10: Não devem ser alteradas, para tanto tecle ENTER. Tecle ENTER novamente para salvar suas configurações ...

Com isso, terminamos de configurar a parte de Acesso à Internet de nosso roteador e em seguida, partiremos para a configuração da WAN ( Wired Area Network ), sendo que para tal, iremos configurar o item número 11.

Note na figura acima que o router já nos traz o nome da configuração que colocamos lá atrás, no item 4. Para configurar essa conexão, basta digitar 1 e depois teclar ENTER, então, teremos uma tela assim originalmente:

E agora abaixo, alterada, com as configurações corretamente configuradas.

Na tela acima, somente devemos verificar se os campos estão iguais aos da imagem, sendo necessário somente alterar a parte de login, vide item 1 e item 2. Aqui você somente precisa configurar o Rem Login e Rem Password e o My Login e My Password corretamente. Verifcado tudo, vá teclando ENTER até chegar nas últimas configurações e salvá-las, após salvar, o router retornará ao menu anterior ... Após fazer isso, configure a placa de rede de seu micro com o IP 192.168.1.2, máscara de subrede 255.255.255.0, gateway 192.168.1.1, DNS primário para 200.204.0.10 e secundário para 200.204.0.138 ( Servidores DNS's da Telefonica - SP ), desligue seu modem e ligue-o na linha telefone e seu cabo de rede, verifique se o sinal adsl sincroniza corretamente, em caso negativo, refaça totalmente a configuração, pois você pode ter errado em alguma coisa .... Agora, jogue o cabo do router em um hub ou switch, distribua na sua rede local e seja feliz para sempre .... Após ter configurado a rede local corretamente, você pode abrir uma nova sessão no Hyperterminal, usando TCP e apontar para 192.168.1.1 . Após teclar ENTER, será solictada a senha do router ( 1234 ). Ai você seleciona o item número 24 e depois o item 1, e então terás uma tela como a mostrada abaixo, podendo monitorar sua conexão ...

Note que essas configurações irão funcionar para qualquer operadora de adsl do mundo todo, desde que você configure o VPI / VCI corretamente, além é claro, do seu login e senha. Note que essa configuração apresentada SOMENTE é válida para operadoras que operem com sistema de IP DINÂMICO ...

Related Documents