Curso de Formação de Líderes Igreja de Deus em Brasília PLANEJAMENTO DE AULA 1. Salvação 2. A velha e a nova natureza 3. Arrependimento, o que é? 4. Bíblia – a palavra de Deus 5. Oração 6. E a fé, como vai? HOJE 7. O batismo nas águas 8. O Espírito Santo Dia 19 de abril 9. Imposição de mãos 10. Vencendo as barreiras Dia 26 de abril 11. Santidade ao alcance de todos
Curso de Formação de Líderes Módulo 1; Lição 7 - Batismo
Curso de Formação de Líderes Módulo 1; Lição 7 - Batismo DECLARAÇÃO DE FÉ DA IGREJA DE DEUS CREMOS: 10. No batismo em água por imersão, e que todos que se arrependem devem ser batizados em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Curso de Formação de Líderes Módulo 1; Lição 7 - Batismo Mateus 28.19:
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do batizando Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Curso de Formação de Líderes Módulo 1; Lição 7 - Batismo Jesus usou o vocábulo grego
BAPTIZO Que significa mais que um simples mergulho – “BAPTO”. BAPTIZO BAPTISMA = Processo de submergir e emergir!
Curso de Formação de Líderes Módulo 1; Lição 7 - Batismo Método de imersão: •A esse método se submeteu Jesus, no Jordão. Mc 1.9,10. •Felipe o executa com o eunuco. At 8.38,39. •Paulo o descreve em Rm 6.3,4.
Curso de Formação de Líderes Módulo 1; Lição 7 - Batismo
Curso de Formação de Líderes Módulo 1; Lição 7 - Batismo Indica que, mediante este ato, a pessoa batizada ficava ligada a, ou se convertia em propriedade daquele em cujo nome havia sido batizado. Encontramos isso nos versículos 18 e 20! ANTES: (Mateus 28:18) - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. DEPOIS: (Mateus 28:20) - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Curso de Formação de Líderes Módulo 1; Lição 7 - Batismo POR QUE USAR “EM NOME DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO”? •O batismo não foi instituído pelo cristianismo. Desde há muito tempo havia sido um ritual de limpeza e purificação dos corações e também servia para receber os prosélitos (gentios convertidos) ao judaísmo.
•Por isso Jesus instituiu que o batismo fosse em nome da Trindade, para que houvesse uma diferenciação. NÃO como mera invocação, mas como submissão ao PODER e INFLUÊNCIA dessa Santa Trindade. Note o singular “nome” para indicar a unidade do Deus Trino!
Curso de Formação de Líderes Módulo 1; Lição 7 - Batismo
Curso de Formação de Líderes Módulo 1; Lição 7 - Batismo NOME VEM DE “ONOMA”:
Indicativo de todas as qualidades pelas quais Deus se faz conhecido e que constituem a soma total de tudo quanto Ele é para os Seus adoradores (atributos) .
Curso de Formação de Líderes Módulo 1; Lição 7 - Batismo 2 REQUISITOS PARA ESSE BATISMO: •CRER EM CRISTO – Mc 16.16. Esse crer DEVE levar a uma decisão, a de se identificar com Jesus! É fácil dizer que se crê em algo ou em alguém, mas devemos demonstrá-lo. O batismo deve ser uma CONSEQUENCIA DO CRER, E NÃO O CONTRÁRIO! •OBEDIÊNCIA - At 8.36-38. Mostra que o batismo em água não salva. Deve ser a demonstração da aceitação do Senhorio de Cristo na vida do crente.
Curso de Formação de Líderes Módulo 1; Lição 7 - Batismo JOHN STOTT: “QUANDO CHEGAMOS A JESUS POR MEIO DO ARREPENDIMENTO E DA FÉ, SOMOS BANHADOS. TEOLOGICAMENTE, ESTE BANHO É CHAMADO DE “JUSTIFICAÇÃO” (RECEBIMENTO DE UMA NOVA CONDIÇÃO) OU “REGENERAÇÃO” (EXPERIÊNCIA DE UM NOVO NASCIMENTO), AMBOS REPRESENTADOS NO BATISMO, QUE NÃO SE REPETE.”
NOSSO BLOG: WWW.CFL2009.BLOGSPOT.COM
[email protected]