Centauros

  • November 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Centauros as PDF for free.

More details

  • Words: 529
  • Pages: 2
Centauros Os centauros eram criaturas míticas com cabeça e tronco de homem junto ao corpo de cavalo, no lugar onde a cabeça e o pescoço do cavalo estariam. Os centauros foram idealizados provavelmente de um Tóten de Cavalo de uma tribo na préhistória. Os primeiros desenhos de hipocentauros (um tipo de demônio com forma humana) mostram homens usando fantasias de cavalo junto às suas cinturas. Essas fantasias, comuns (de várias formas) em rituais europeus de colheita e fertilidade, somente mais tarde se tornaram retratadas por troncos humanos juntos à verdadeiros corpos de cavalo. Existe outra hipótese que o centauro representa uma terrível reinterpretação tribal de um cavalo e cavaleiro. O amor dos Gregos por cavalos resultou na personificação do centauro em um mito e lenda. A centauromacia - a representação de uma ou mais lutas entre humanos e centauros - se tornou um destaque na arte Grega. Viviam nas montanhas da Tessália e Arcádia. Freqüentemente eram pintados levando a carruagem de Dionísio ou sendo libertados por Éros. Estas associações ocorreram porque os centauros eram escravos pelo seu lado animal. Com duas exceções eles são pintados como selvagens, sem lei e não hospitaleiros. Enquanto algumas pessoas os explicavam como espíritos do tormento, das montanhas, dos ventos, etc, eles também podem ser o resultado de uma memória folclórica de alguma tribo selvagem, cujos vizinhos acreditavam ser metade-fera. Em lutas mitológicas, os centauros aparecem simbolizando combates entre barbarismo e civilização. Os centauros gregos foram ditos serem descendentes de Centauros, o filho de Ixion e uma nuvem. Ixion tentou seduzir a deusa Hera, mas ela escapou dando sua forma à uma nuvem temporariamente, enquanto ela escapava. Centauros mais tarde acasalou com uma égua para produzir o primeiro centauro. CENTAUROS IMPORTANTES: CHIRON: Pacífico e civilizado, este centauro era mestre da medicina, um sábio e professor de ambos homens e deuses.

Entre seus pupilos estavam os heróis Achilles, Hércules e o filho de Apollo, Ascelepius o deus da medicina. Quando Hércules acidentalmente feriu Chiron, a dor foi tão grande que Chiron deu sua imortalidade a Prometeu e morreu. Muitos dos Argonautas foram estudantes de Chiron. NESSUS: Este centauro foi morto por Hércules, quando tentou estuprar a mulher do herói, Deianara. Entretanto mesmo após sua morte, o centauro conseguiu sua vingança. Enquanto morria, Nessus disse à Deianara que seu sangue era uma forte poção que iria devolver Hércules para ela, caso os dois se separassem. Quando ele começou a cortejar outra mulher, Deianara seguiu as instruções do centauro e untou a túnica de Hércules. Entretanto, o sangue era venenoso e matou o herói. Foi uma vingança incompleta, pois Hércules foi milagrosamente revivido, feito imortal e se tornou um deus. PHOLUS: Notavelmente hospedeiro para um centauro, Pholus foi anfitrião de Hércules, que estava em seu caminho para matar a Hidra. A visita terminou gravemente porque outros centauros atacaram, exigindo dividir o vinho que Pholus deu à Hércules. O herói enfurecido derrotou todos eles em batalha. No período medieval, os centauros passaram ainda mais pobremente, freqüentemente tornando-se uma imagem demoníaca. Contudo, o centauro permaneceu como um personagem popular na arte e nas lendas, sem dúvida devido à vasta influência da arte Grega e a literatura na cultura ocidental.

Related Documents