Celulas

  • Uploaded by: jumab
  • 0
  • 0
  • May 2020
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Celulas as PDF for free.

More details

  • Words: 721
  • Pages: 12
A ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DOS SERES VIVOS

A unidade fundamental da vida – a célula A teoria celular afirma que todos os seres vivos são constituídos por células e produtos resultantes das atividades celulares. Portanto, a célula representa a unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

A forma da célula A forma da célula possui diferentes variações e depende de quatro fatores que são: tensão superficial, viscosidade do citoplasma, ação mecânica das células vizinhas e adaptação funcional. - Tensão superficial Células isoladas e imersas em meio líquido geralmente adquirem a forma esférica. O fato se deve ás forças da tensão superficial que se exercem na membrana plasmática. - Viscosidade do citoplasma Quanto mais viscoso for o citoplasma, mais estável será a forma da célula. - Ação mecânica das células vizinhas Quando as células estão agrupadas, formando tecidos, geralmente adquirem forma poliédrica, devido às pressões das células vizinhas. - Adaptação funcional A forma da célula pode ser uma adaptação á função no qual ela exerce. Desse modo, os neurônios apresentam um longo prolongamento chamado de neurônio, as células musculares são alongadas, no qual estão adaptadas às contrações dos músculos.

O tamanho das células Geralmente as células não podem ser visíveis a olho nu. As células animais variam de 10 a 20 micrômetros. Uma exceção é o óvulo humano, no qual é uma célula visível a olho nu e possui a forma esférica e tamanho de 200 micrômetros. Já as bactérias possuem o tamanho entre 2 a 5 micrômetros.

A ORGANIZAÇÃO GERAL DA CÉLULA ANIMAL EUCARIÓTICA .

Na célula animal eucariótica existem três componentes básicos: membrana, citoplasma e núcleo. A existência de um núcleo bem diferenciado é a principal característica da célula eucariótica.

A membrana plasmática Envolvendo a célula aparece a membrana plasmática, uma delgada película com 75 Á de espessura, através da qual a célula realiza trocas com o meio exterior. A membrana seleciona as substâncias que entram na célula e dela saem de acordo com as próprias necessidades. É através da membrana que a célula recebe a água, alimentos e oxigênio, ao mesmo tempo em que elimina resíduos de reações químicas que ocorrem na célula.

O CITOPLASMA O citoplasma é o constituinte celular mais volumoso, dividindo-se em hialoplasma e morfoplasma. Hialoplasma - Também chamado citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática, é transparente, homogêneo e sem estrutura; nele estão mergulhados os componentes celulares. Morfoplasma - O morfoplasma engloba todos os elementos figurados do citoplasma, ou seja, os organóides celulares, dentre os quais destacamos: retículo endoplasmático, ribossomos, mitocôndrias, lisossomos, complexo de Golgi e centríolos.

Retículo endoplasmático - O hialoplasma é percorrido por uma rede de vesículas e canais que se intercomunicam formando o retículo endoplasmático. Trata-se de uma estrutura que auxilia a distribuição e o armazenamento de substâncias celulares.Existem dois tipos de retículo endoplasmático: granular e liso. O retículo endoplasmático granular ou rugoso, apresenta, do lado externo de suas membranas, granulações ou ribossomos, que não aparecem no retícu1o liso. Ribossomos - Os ribossomos são pequenos grânulos que aparecem livremente no hialoplasma ou aderidos às membranas do retículo endoplasmático. Nos ribossomos, ocorre uma das mais importantes funções celulares: a síntese de proteínas.

Mitocôndrias - As mitocôndrias são corpúsculos esféricos ou alongados, limitados por duas membranas: uma externa ou lisa e outra interna com expansões chamadas de cristas. Nas mitocôndrias ocorre a respiração celular, processo que fornece o ATP necessário às atividades celulares. Lisossomos - Os lisossomos são pequenas bolsas formadas por uma membrana que envolve enzimas. Servem para digestão intracelular de substâncias. Complexo de Golgi - O complexo de Golgi é constituído por uma pilha de vesículas circulares e achatadas, servindo principalmente para o armazenamento das secreções, antes de serem eliminadas. Centríolos - O centríolo é um pequeno cilindro situado próximo do núcleo. Cada célula apresenta dois centríolos perpendiculares entre si. Os centríolos exercem uma importante função durante o processo da divisão celular.

O NÚCLEO Situado geralmente no centro da célula, o núcleo apresenta uma membrana, a carioteca, que envolve o carioplasma, líquido onde estão imersos o nucléolo e a cromatina. O nucléolo é um corpúsculo relacionado com a formação dos ribossomos. A cromatina é um conjunto de grânulos de forma e tamanhos irregulares. Estruturalmente a cromatina representa partes visíveis dos cromossomos, elementos onde aparecem os genes, formados por DNA e responsáveis pelas atividades celulares. Por meio dos genes, o núcleo coordena as funções da célula.

Related Documents

Celulas
August 2019 41
Celulas
April 2020 28
Celulas
May 2020 21
Celulas
April 2020 27
Celulas
June 2020 27
Celulas Madres
June 2020 21

More Documents from "halices"