A ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DOS SERES VIVOS
A unidade fundamental da vida – a célula A teoria celular afirma que todos os seres vivos são constituídos por células e produtos resultantes das atividades celulares. Portanto, a célula representa a unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
A forma da célula A forma da célula possui diferentes variações e depende de quatro fatores que são: tensão superficial, viscosidade do citoplasma, ação mecânica das células vizinhas e adaptação funcional. - Tensão superficial Células isoladas e imersas em meio líquido geralmente adquirem a forma esférica. O fato se deve ás forças da tensão superficial que se exercem na membrana plasmática. - Viscosidade do citoplasma Quanto mais viscoso for o citoplasma, mais estável será a forma da célula. - Ação mecânica das células vizinhas Quando as células estão agrupadas, formando tecidos, geralmente adquirem forma poliédrica, devido às pressões das células vizinhas. - Adaptação funcional A forma da célula pode ser uma adaptação á função no qual ela exerce. Desse modo, os neurônios apresentam um longo prolongamento chamado de neurônio, as células musculares são alongadas, no qual estão adaptadas às contrações dos músculos.
O tamanho das células Geralmente as células não podem ser visíveis a olho nu. As células animais variam de 10 a 20 micrômetros. Uma exceção é o óvulo humano, no qual é uma célula visível a olho nu e possui a forma esférica e tamanho de 200 micrômetros. Já as bactérias possuem o tamanho entre 2 a 5 micrômetros.
A ORGANIZAÇÃO GERAL DA CÉLULA ANIMAL EUCARIÓTICA .
Na célula animal eucariótica existem três componentes básicos: membrana, citoplasma e núcleo. A existência de um núcleo bem diferenciado é a principal característica da célula eucariótica.
A membrana plasmática Envolvendo a célula aparece a membrana plasmática, uma delgada película com 75 Á de espessura, através da qual a célula realiza trocas com o meio exterior. A membrana seleciona as substâncias que entram na célula e dela saem de acordo com as próprias necessidades. É através da membrana que a célula recebe a água, alimentos e oxigênio, ao mesmo tempo em que elimina resíduos de reações químicas que ocorrem na célula.
O CITOPLASMA O citoplasma é o constituinte celular mais volumoso, dividindo-se em hialoplasma e morfoplasma. Hialoplasma - Também chamado citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática, é transparente, homogêneo e sem estrutura; nele estão mergulhados os componentes celulares. Morfoplasma - O morfoplasma engloba todos os elementos figurados do citoplasma, ou seja, os organóides celulares, dentre os quais destacamos: retículo endoplasmático, ribossomos, mitocôndrias, lisossomos, complexo de Golgi e centríolos.
Retículo endoplasmático - O hialoplasma é percorrido por uma rede de vesículas e canais que se intercomunicam formando o retículo endoplasmático. Trata-se de uma estrutura que auxilia a distribuição e o armazenamento de substâncias celulares.Existem dois tipos de retículo endoplasmático: granular e liso. O retículo endoplasmático granular ou rugoso, apresenta, do lado externo de suas membranas, granulações ou ribossomos, que não aparecem no retícu1o liso. Ribossomos - Os ribossomos são pequenos grânulos que aparecem livremente no hialoplasma ou aderidos às membranas do retículo endoplasmático. Nos ribossomos, ocorre uma das mais importantes funções celulares: a síntese de proteínas.
Mitocôndrias - As mitocôndrias são corpúsculos esféricos ou alongados, limitados por duas membranas: uma externa ou lisa e outra interna com expansões chamadas de cristas. Nas mitocôndrias ocorre a respiração celular, processo que fornece o ATP necessário às atividades celulares. Lisossomos - Os lisossomos são pequenas bolsas formadas por uma membrana que envolve enzimas. Servem para digestão intracelular de substâncias. Complexo de Golgi - O complexo de Golgi é constituído por uma pilha de vesículas circulares e achatadas, servindo principalmente para o armazenamento das secreções, antes de serem eliminadas. Centríolos - O centríolo é um pequeno cilindro situado próximo do núcleo. Cada célula apresenta dois centríolos perpendiculares entre si. Os centríolos exercem uma importante função durante o processo da divisão celular.
O NÚCLEO Situado geralmente no centro da célula, o núcleo apresenta uma membrana, a carioteca, que envolve o carioplasma, líquido onde estão imersos o nucléolo e a cromatina. O nucléolo é um corpúsculo relacionado com a formação dos ribossomos. A cromatina é um conjunto de grânulos de forma e tamanhos irregulares. Estruturalmente a cromatina representa partes visíveis dos cromossomos, elementos onde aparecem os genes, formados por DNA e responsáveis pelas atividades celulares. Por meio dos genes, o núcleo coordena as funções da célula.