Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Educação 2º ano de Educação de Infância Expressão Motora
Trabalho realizado por: Catarina Costa
1
Índice Página
A – Esquema Corporal………………………………………. ……….3 O acordeão………………………………………….………….. 4 O rei do equilíbrio………………………..…………………….. 5 B – Orientação Espacio-temporal…………………………………... 6 A minha casa………………………………………….............. 7 Dança da cobra…………………………………….………….. 8 C – Capacidades Motoras…………………………………………... 9 Aeróbica………………………………………..………........... 10 A respiração……………………………………………........... 11 D – Expressão Corporal……………………………………………. 12 A vida animal……………………………………….…………. 13 Desenvolvimento humano………………….……………….. 14 E – Recreação………………………………………………………. 15 Excursão no Gerês…………………………………………... 16 O comboio…………………………………………………….. 17 Bibliografia ……………………………………………..…………… 18
2
-AEsquema Corporal
3
O acordeão Número de participantes: no mínimo, 10 Material utilizado: caixa e 10 bolas Objectivos didácticos: Trabalhar o movimento lateral; Desenvolver o equilíbrio e a coordenação do movimento. Descrição: Formam-se equipas de 4 ou 5 jogadores. Os membros de cada equipa colocam-se lado a lado, de mãos dadas e com as pernas intercaladas, ocupando o mínimo espaço possível, como se fosse um acordeão fechado. Coloca-se uma caixa numa extremidade da cadeia e, no outro extremo, marca-se uma linha no chão, a uns 3 passos de distância. Do outro lado da linha colocam-se 5 bolas pequenas. Cada equipa tem que se esticar de forma a que o primeiro jogador da cadeia possa alcançar uma das bolas do outro lado da linha. A equipa volta a encolher-se, para que o jogador com a bola possa deixá-la dentro da caixa. Ganha a equipa que primeiro conseguir transportar as 5 bolas.
4
O rei do equilíbrio Número de participantes: Ilimitado Material utilizado: Apito e tamborete de guitas Objectivos didácticos: Trabalhar a coordenação; tomar consciência do equilíbrio do corpo. Descrição: O
jogo
consiste
na
deslocação
por
cima
de
uma
linha
traçada/indicada pelo educador. Um a um, tentam andar por cima da linha, colocando um pé diante do outro. Ao som do apito, saltam com os pés juntos, como cangurus. Depois, continuam a caminhada. Ao ouvirem um tamborete de guitas viram-se para o mesmo lado e andam com o seu pé colado aos colegas do lado. Só voltam ao deslocamento em caminhada quando ouvirem um apito.
5
-BOrientação espaciotemporal
6
A minha casa Número de participantes: Ilimitado Material utilizado: Música e arcos Objectivos didácticos: Trabalhar o conceito de fora e dentro; diferenciar os espaços e trabalhar a sua ocupação através do movimento corporal. Descrição: Ao som da música movimentam-se por toda a sala, dançando e respeitando os arcos. Pois não se pode entrar dentro destes. Quando a música pára, deslocam-se para dentro do arco. Este só pode ter uma criança. Quem não encontrar um arco vazio tem que percorrer todos os arcos dando uma volta a cada um. O jogo termina quando a criança não tiver arcos para percorrer. A actividade também puderá ter uma continuação se o educador ligar a música.
7
Dança da cobra Número de participantes: no mínimo, 12 Material utilizado: Música e apito Objectivos didácticos: Explorar o movimento através das diferentes trajectórias; Trabalhar a orientação em movimento; . Descrição: Formam-se duas equipas. Cada uma faz uma fila e caminha como uma cobra (em ziguezague) ao som da música. Ao apito, quem se encontra na cabeça da cobra, vira-se para trás e corre, passando por entre os colegas do grupo. Ao chegar à cauda da cobra bate no ombro do colega da frente e esse bate no que se encontra à sua frente, e assim sucessivamente, até chegar ao que se encontra na cabeça. Quando este sente o toque, faz o percurso que o colega que estava à sua frente fez. O jogo termina quando o jogador, que se encontrava na cabeça da cobra inicialmente, voltar à sua posição. A equipa vencedora é a que chegar primeiro.
8
-CCapacidades motoras
9
Aeróbica Número de participantes: Ilimitado Material utilizado: Música, espaldares, colchões, Objectivos didácticos: Trabalhar o movimento de algumas partes do corpo; desenvolvimento de algumas capacidades motoras. Descrição: Esta actividade consiste numa sucessão de exercícios. Começa-se por uma caminhada seguida de uma corrida, como forma de aquecimento. Vão buscar um colchão para cada um e com as mãos e joelhos em cima deste (posição de 4) levantam dez vezes para trás cada perna. Quando terminam poem-se de joelhos e sentam-se em cima das pernas. Colocam as mãos atrás dos pés e movimentam o corpo dez vezes para cima, sem nunca levantar os pés e as mãos. De seguida, deitam-se no colchão e fazem dez abdominais. Posteriormente, deslocam-se para os espaldares e com as maõs nestes, movimentam-se dez vezes para baixo na posiçao correcta (costas direitas). A actividade termina com uma volta à sala em corrida e, depois, duas em caminhada.
10
A respiração Número de participantes: Ilimitado Material utilizado: Colchões Objectivos didácticos: Trabalhar a respiração; explorar a inspiração e expiração no movimento global do corpo. Descrição: Os participantes dispersam-se pela sala, distanciados uns dos outros. Deitam-se nos colchões e fazem o que diz o educador. Educador: - Respira várias vezes, profundamente. - Respira como tivesses muito cansado, depois de uma longa corrida. - Respira como tivesses quase a dormir. Agora de pé mostram, através do corpo, que são um balão que se vai enchendo e que quando está completamente cheio (inspiração) é solto e esvazia-se (expiração).
11
-D– Expressão Corporal
12
A vida animal Número de participantes: Ilimitado Material utilizado: Apito Objectivos didácticos: Representar um animal, tanto a nível sonoro como motor; trabalhar o reconhecimento de diversos grupos de animais. Descrição: Atribui-se um animal a cada criança, esta tem que imitá-lo expressando os seus comportamentos. Ao som do apito, os animais procuram os que pertencem à sua “família” e, de seguida, agrupamse em terrestres, aéreos e aquáticos. Quando todos os animais encontrarem o seu grupo continuam com a imitação do seu animal, mas reunidos com o grupo. Quando o responsável visualiza os três grupos, apita e, pela ordem por ele indicada, os grupos deslocam-se para o local referido por este. Nesse momento continuam com a sua imitação e os restantes animais adivinham quais os seres vivos presentes naquela “família”.
13
Desenvolvimento humano Número de participantes: Ilimitado Material utilizado: Apito Objectivos didácticos: Exercitar a imitação de diferentes faixas etárias; trabalhar a imaginação e creatividade; ter consciência das diferentes posturas corporais. Descrição: Imagina-se que é um bebé e desloca-se como este, tentando que a sua expressão seja o mais aproximada desta fase da vida, tanto a nível motor como sonoro. Ao som do apito sobem de faixa etária, passando a crianças, de seguida passarão a adolescentes, adultos e, por fim, idosos. Esta actividade terá melhor visualização quanto mais expressivo forem as características de cada faixa etária. Por exemplo, em adultos podem exercer uma profissão.
14
-ERecreação
15
Excursão no Gerês Número de participantes: Ilimitado Material utilizado: Apito e objectos presentes na sala Objectivos didácticos: Trabalhar a imaginação e a creatividade; exercitar o equilíbrio e a coordenação num determinado espaço; Descrição: Começa-se por dar uma volta à sala com pequenos obstáculos. Quando se entra no Gerês (existe um papel com essa indicação), os obstáculos são mais próximos e acentuados o que leva a que os participantes tenham uma locomoção adequada à barreira em causa. Por exemplo, na presença de um cavalo sobem de joelhos. Depois de percorrerem todo o trajecto de obstáculo têm um espaço onde recrearão mimicamente um piquenique. A comunicação é apenas através de linguagem gestual e não verbal. Ao som do apito, o piquenique termina e fazem o precurso inverso.
16
O comboio Número de participantes: No mínimo, 8 Material utilizado: Nenhum Objectivos didácticos: Recrear um brinquedo através dos sons e acções; explorar as qualidades físicas do objecto. Descrição: A actividade consiste na imitação, sonora e motora, de um brinquedo. Escolhe-se 4 jogadores para fazer de estações (2 a 2). Estes ficam sentados, lado a lado, de pernas à chinês. Os restantes elementos colocam-se na posição de 6 (mãos, joelhos e pés no chão), em fila e agarram-se com uma mão ao pé do da frente. O comboio movimenta-se pela sala e ao passar pelas estações a última carruagem (última pessoa) fica a fazer de estação e uma das pessoas da estação vai para maquinista. O jogo termina quando todos os participantes passarem por todas as etapas.
17
Bibliografia
Gomes, Álvaro & Rolla, Jorge (2003).Brincar a ser.Porto, Porto Editora
Pérez, Eulalia (2001). Os 100 melhores jogos infantis. Lisboa, Editorial Caminho
Ros, Jordina & Alins, Sonia (2002).Jogos em movimento – Jogos de espaço. Setúbal, Marina Editores
Ros, Jordina & Alins, Sonia (2002).Jogos em movimento – Jogos de postura corporal. Setúbal, Marina Editores
http://www.dgidc.minedu.pt/curriculo/Orientacoes_Curriculares/Educacao_Fisica/ed fisicaespecificacao.htm
18