BRINCADEIRAS DE CLASSE
Sugestões lúdicas para a sala de aula O PÁTIO NÃO É O ÚNICO CENÁRIO PARA AS BRINCADEIRAS. HÁ ATIVIDADES QUE CAEM MUITO BEM PARA A SALA DE AULA, COMO UM FESTIVAL DE ADIVINHAS E TRAVA-LÍNGUAS. A CORRIDA DO BARBANTE E A DANÇA DO JORNAL TAMBÉM SÃO BOAS PEDIDAS TEXTO: CRISTIANE MARANGON ILUSTRAÇÃO: GLAIR ARRUDA
P
or que será que em muitas escolas as brincadeiras acontecem apenas na hora do recreio e nas aulas de Educação Física? Mesmo num espaço pequeno, é possível colocar a meninada para se mexer e para gastar a energia acumulada, que, num dia de sol, ficaria lá no pátio. Atividades lúdicas casam muito bem com a sala de aula e não são necessariamente sinônimo de bagunça. Elas empolgam e divertem, além de promover a socialização e a afetividade. As opções são variadas e certamente vão agradar à turma. CONSULTORIA: ÂNGELA CRISTINA MUNHOZ MALUF, PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E PSICOPEDAGOGA, DE CUIABÁ; FERNANDA FORNARI VIDAL, PROFESSORA DE SÉRIES INICIAIS DO COLÉGIO MARISTA SÃO PEDRO E DA ESCOLA ESTADUAL NORMAL 1º DE MAIO, EM PORTO ALEGRE; LILIANE CARVALHO DE SOUZA, PROFESSORA DE PSICOMOTRICIDADE DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; E VILMA NISTA-PICCOLO, COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU, EM SÃO PAULO
48 ESCOLA ● JOGOS E BRINCADEIRAS
49
BRINCADEIRAS DE CLASSE
72 PARLENDAS
Brincar com as palavras é fácil e bem divertido. Quer ver só? ◆ IDADE A partir de 3 anos. ◆ O QUE DESENVOLVE Ritmo, expressão oral e audição. ◆ ORGANIZAÇÃO Livre. ◆ COMO BRINCAR As crianças podem simplesmente declamar o texto ou usá-lo na hora de escolher quem inicia uma brincadeira. É possível, ainda, brincar de bater palmas em duplas, trios ou quartetos ao som dessas rimas.
No site www. novaescola. com.br Ouça parlendas entoadas por crianças de Rio Largo (AL) ANDANDO PELO CAMINHO Fui andando pelo caminho, Éramos três. Comigo quatro. Subimos os três no morro. Comigo quatro. Encontramos três burros. Comigo quatro. BAMBALALÃO
Bambalalão, Senhor capitão, Espada na cinta, Sinete na mão. BATATINHA
Batatinha quando nasce Esparrama pelo chão, A menina quando dorme Põe a mão no coração. CADÊ?
Cadê o toucinho que estava aqui? O gato comeu. Cadê o gato? Fugiu pro mato. Cadê o mato? O fogo queimou. Cadê o fogo? A água apagou. Cadê a água? O boi bebeu. Cadê o boi? Está amassando trigo. Cadê o trigo? A galinha espalhou. Cadê a galinha? Está botando ovo. Cadê o ovo? Quebrou!
50 ESCOLA ● JOGOS E BRINCADEIRAS
COCHICHO
Quem cochicha O rabo espicha, Come pão Com lagartixa.
Comprou uma cadeira Pra comadre se sentar. A comadre se sentou, A cadeira esborrachou. Coitada da comadre, Foi parar no corredor.
73 TRAVA-LÍNGUAS
Aqui o desafio é falar bem rápido, mas sem enrolar a língua ◆ IDADE A partir de 5 anos. ◆ O QUE DESENVOLVE Ritmo, expressão oral e audição. ◆ ORGANIZAÇÃO Livre. ◆ COMO BRINCAR As crianças declamam as quadrinhas em voz alta. Quem erra perde a vez.
No site www. novaescola. com.br Veja mais A ARANHA E A JARRA sugestões de A aranha arranha a jarra. trava-línguas A jarra arranha a aranha. Nem a aranha arranha a jarra Nem a jarra arranha a aranha.
FUI À FEIRA
Fui à feira comprar uva, Encontrei uma coruja. Pisei no rabo dela, Ela me chamou de cara suja.
O PIANO
Lá em cima do piano, Tem um copo de veneno, Quem bebeu morreu, O azar foi seu!
FUI AO BOTEQUIM
Fui ao botequim Tomar café, Encontrei um cachorrinho De rabinho em pé. Sai pra fora, cachorrinho, Que eu te dou um pontapé!
OS DEDOS
MEIO DIA
PISEI NA PEDRINHA
Meio-dia, Panela no fogo, Barriga vazia, Macaco torrado, Que vem da Bahia, Panela de doce, Para dona Maria.
Pisei na pedrinha, A pedrinha rolou, Pisquei pro mocinho, O mocinho gostou, Contei pra mamãe, Mamãe nem ligou, Contei pro papai, Chinelo cantou.
Dedo Mindinho, Seu Vizinho, Maior de todos, Fura-bolos, Cata-piolhos.
MINHA MÃE MANDOU
Minha mãe Mandou bater Nesse daqui, Mas como Eu sou teimoso Vou bater Nesse daqui. O MACACO FOI À FEIRA
O macaco foi à feira, Não teve o que comprar,
REI, CAPITÃO
Rei, capitão, Soldado, ladrão, Moça bonita Do meu coração. SOU PEQUENININHO
Sou pequenininho, Do tamanho de um botão, Carrego papai no bolso E mamãe no coração.
74
O PEITO DE PEDRO
PINGA A PIPA
Pedro tem o peito preto. O peito de Pedro é preto. Quem disser que o peito de Pedro não é preto Tem o peito mais preto do que o peito de Pedro.
Pinga a pipa Dentro do prato, Pia o pinto E mia o gato.
A LIGA
O SAPO E O SACO
TIGRE E TRIGO
Se a liga me ligasse, Eu ligava a liga. Mas, como a liga não me liga, Eu não ligo a liga.
Um sapo dentro do saco, O saco com o sapo dentro, O sapo batendo o papo, E o papo cheio de vento.
Um prato de trigo Para um tigre. Dois pratos de trigo Para dois tigres...
O DOCE MAIS DOCE
OS MAFAGAFOS
VACA PRETA, BOI PINTADO
O doce perguntou para o doce Qual é o doce mais doce. O doce respondeu para o doce Que é o doce de batata-doce.
Num ninho de mafagafos, Seis mafagafinhos há. Quem os desmafagafizar Bom desmafagafizador será.
Quero que você me diga, Sete vezes encarrilhado, Sem errar, sem tomar fôlego, Vaca preta, boi pintado.
O QUE É, O QUE É Quem acertar as respostas para estas charadinhas mostra que é bem sabido! ◆ IDADE A partir de 5 anos. ◆ O QUE DESENVOLVE Expressão oral e agilidade de pensamento. ◆ ORGANIZAÇÃO Livre. ◆ COMO BRINCAR As crianças se reúnem e desafiam umas às outras com as adivinhas. Quem acertar ganha o direito de propor um enigma à turma.
No site www. novaescola. com.br Leia mais sugestões 1. Quanto mais cresce, de menos se vê? adivinhas 2. Dizem que sou rei e não tenho reino. Dizem que sou louro e cabelos não tenho. Dizem que ando, mas não me movo. Acerto relógios sem ser relojoeiro.
3. São três irmãos. O primeiro já morreu. O segundo vive conosco. E o terceiro não nasceu? 4. Que anda com os pés na cabeça? 5. Que só cresce para baixo? 6. Um país que se come, uma capital que se chupa?
7. Tem dentes e não tem boca, tem cabeça e não tem pés? 8. São dois irmão bem irmanados: um só se come cru e o outro só se come assado? 9. Duas irmãs no nome, desiguais no parecer. Uma serve para trabalhar e a outra para se comer?
10. Que salta, dá um espirro e vira pelo avesso? RESPOSTAS 1. ESCURIDÃO / 2. SOL / 3. PASSADO, PRESENTE E FUTURO / 4. PIOLHO / 5. RABO DE CAVALO / 6. PERU E LIMA / 7. ALHO / 8. CAJU E CASTANHA / 9. LIMA (FERRAMENTA) E LIMA (FRUTA) / 10. PIPOCA
JOGOS E BRINCADEIRAS ● ESCOLA 51
BRINCADEIRAS DE CLASSE
75
DANÇA DO JORNAL
76
URSINHO
Dois pra lá, dois pra cá... A meninada dança cuidando para não rasgar o jornal ◆ IDADE A partir de 5 anos. ◆ O QUE DESENVOLVE Socialização, expressão corporal e percepção de espaço. ◆ MATERIAL Jornal, aparelho de som, CDs ou fitas cassete com músicas de diferentes ritmos. ◆ ORGANIZAÇÃO Em duplas. ◆ COMO BRINCAR Afaste as cadeiras e mesas e distribua as folhas de jornal pelo chão. Cada dupla fica em cima de uma folha. Coloque a música e as crianças começam a dançar. Não vale sair de cima do papel nem rasgá-lo. Se isso acontecer, o par sai da brincadeira. Vence quem cumprir o objetivo. Se algumas crianças não toparem dançar por timidez, convide-as para serem juízes com você e observar se os colegas não infringem as regras. Uma maneira de incrementar a atividade é variar os ritmos musicais tocando músicas mais lentas e outras mais agitadas.
O que a criança fizer com o bichinho de pelúcia terá de fazer com o colega ◆ IDADE A partir de 5 anos. ◆ O QUE DESENVOLVE Socialização e afeto. ◆ MATERIAL Um ursinho de pelúcia. ◆ ORGANIZAÇÃO Professor e alunos ficam em pé, em círculo. ◆ COMO BRINCAR O ursinho passa de mão em mão. Cada criança deve fazer alguma coisa com
78 FORMANDO GRUPOS
Um detalhe vai determinar quem faz parte da equipe ◆ IDADE A partir de 6 anos. ◆ O QUE DESENVOLVE Agilidade de movimentos, atenção, concentração e socialização. ◆ ORGANIZAÇÃO Livre. ◆ COMO BRINCAR Os alunos devem formar grupos de acordo com uma regra que você estabelece. Você diz: “Atenção, quero um grupo com todos que estão de bermuda” ou “Uma equipe com quem tem cabelo curto e outra com quem tem cabelo comprido”. E as crianças correm para se reunir. A atividade pode ser incrementada se cada grupo receber uma tarefa. Por exemplo: “Os que estão de camiseta branca devem colocar sobre a minha mesa uma agenda de telefones”. Essa brincadeira também pode ser feita para determinar a formação de grupos para trabalhos escolares. A atividade dura enquanto a turma tiver interesse.
ele. Por exemplo: beijar, abraçar, fazer cócegas. Não vale repetir nem agredir. Assim que todos terminarem, explique que cada um terá de fazer o que fez com o ursinho com o colega da direita. Se um aluno jogou o ursinho para cima, apenas simula fazer o mesmo com o amigo.
77 CORRIDA DO BARBANTE
As crianças se enrolam num longo fio. Quando todas estiverem unidas, é hora de desenrolar ◆ IDADE A partir de 6 anos. ◆ O QUE DESENVOLVE Agilidade de movimentos, atenção, concentração e espírito de equipe. ◆ MATERIAL Rolos de barbante. ◆ ORGANIZAÇÃO Todos sentados em suas carteiras arrumadas em fileiras. O ideal é ter o mesmo número de participantes em cada fila. ◆ COMO BRINCAR O primeiro de cada fileira recebe um rolo de barbante. Quando você der o sinal, ele se levanta, enrola o cordão duas vezes em volta da cintura, entrega o rolo ao colega de trás e se senta. O segundo pega o carretel, se levanta e faz o mesmo. Assim que o último termina de se enrolar, inicia o movimento contrário: desenrola o cordão da cintura, enrola a linha no rolo e passa para o colega da frente. A brincadeira segue até que todos estejam desenrolados. Vence a equipe que colocar primeiro o rolo arrumado sobre a sua mesa.
52 ESCOLA ● JOGOS E BRINCADEIRAS
79 CANTO VENCEDOR
Quem ganha é um dos cantos da classe, em que estão reunidos vários objetos ◆ IDADE A partir de 6 anos. ◆ O QUE DESENVOLVE Cooperação e percepção visual. ◆ MATERIAL Objetos da sala de aula. ◆ ORGANIZAÇÃO As crianças ficam todas no centro da sala. ◆ COMO BRINCAR Afaste mesas e cadeiras e delimite um quadrado ou um círculo no meio da sala, onde as crianças devem ficar. Distribua aleatoriamente em cada canto pastas, papéis, mapas, livros e outros materiais utilizados no dia-a-dia. Escolha uma letra do alfabeto e peça para a turma procurar coisas cujo nome inicie com essa letra e trazer para você. Vence o canto que tiver a maior quantidade de objetos pedidos. É importante que você saiba em qual canto cada objeto estava colocado, pois só assim será possível determinar o vencedor. Depois de algumas rodadas, peça aos alunos para saírem e redistribua os materiais pelos cantos. Quando eles voltarem, levarão mais tempo para encontrar o que você pediu. Se o grupo for grande, forme equipes. No final da brincadeira, peça ajuda à turma para arrumar a sala. JOGOS E BRINCADEIRAS ● ESCOLA 53
BRINCADEIRAS DE CLASSE
80 SE EU FOSSE...
Aqui os alunos soltam a imaginação dizendo o que gostariam de ser ◆ IDADE A partir de 7 anos. ◆ O QUE DESENVOLVE Identidade. ◆ MATERIAL Perguntas escritas em um papel e lápis ou caneta. ◆ ORGANIZAÇÃO As crianças ficam em duplas. ◆ COMO BRINCAR Uma das crianças de cada dupla inicia fazendo perguntas ao colega. Se você fosse uma fruta, seria... Se você fosse um filme, uma música, um brinquedo, um lugar, uma roupa, uma palavra... Ela anota as respostas e pergunta o porquê. Depois, quem fez a entrevista responde às questões do colega. Terminada essa etapa, a turma forma uma roda e conta aos demais o que descobriu sobre o amigo. A brincadeira termina quando todos falarem.
81
82
83 MÚSICA EM LETRA No site www. novaescola. com.br Assista a um grupo de crianças de Campinas (SP) brincando de música em letra
CAIXINHA DE SURPRESAS Quando a música pára, quem está com a caixa na mão cumpre uma tarefa ◆ IDADE A partir de 7 anos. ◆ O QUE DESENVOLVE Expressão de sentimentos. ◆ MATERIAL Uma caixa, tiras de papel, canetas, um aparelho de som e fitas cassete ou CDs. ◆ ORGANIZAÇÃO Os alunos ficam em círculo, sentados ou em pé. ◆ COMO BRINCAR Elabore tarefas com as crianças. Por exemplo: abraçar todos os colegas, cantar uma música, contar um causo. Escreva cada uma em uma tira de papel e ponha em uma caixa, que deve ficar na mão de uma criança. Fique de costas para o círculo de alunos e coloque uma música. Enquanto isso, a caixa passa de mão em mão. Quando você desligar ou abaixar o som, quem estiver com a caixa sorteia um papel e cumpre a tarefa que está escrita nele.
54 ESCOLA ● JOGOS E BRINCADEIRAS
abaixo. Depois, eles podem inventar uma melodia. MIS CLOF DARA DARA TIRO LIRO / CLI CLE CLOF DARA DARA TIRO LÁ / É TCHUNG, É TCHUNG, É TCHUNG / BIRI BIRI SENG CATAFARIUNG / É TCHUNG É TCHUNG É TCHUNG / BIRI BIRI SENG CATA CATAFAU / CATAFAU, CATAFAU, FAU, FAU / FAU, FAU. ◆ LEMBRETE A turma também pode inventar um texto. Cuide apenas para que seja algo
PALAVRAS CRUZADAS Um enigma aqui, outro ali... as crianças colocam a cabeça para funcionar e criam um passatempo ◆ IDADE A partir de 7 anos. ◆ O QUE DESENVOLVE Raciocínio lógico e vocabulário. ◆ MATERIAL Papel e caneta ou lápis. ◆ ORGANIZAÇÃO As crianças trabalham sozinhas. ◆ COMO BRINCAR Distribua folhas de papel entre os alunos e peça para cada um quadricular a sua. Sugira um tema e peça para escreverem palavras relacionadas a ele nos sentidos horizontal e vertical, colocando uma letra em cada quadradinho. Explique que os termos precisam se cruzar e que nem todos os espaços precisam ser preenchidos. Depois que as crianças estiverem craques nessa etapa, preparam a folha que será entregue para o colega resolver. Nela, eles desenham somente os quadrados que utilizaram, numerando o primeiro de cada fileira ou coluna, e escrevem os enigmas, ao lado, indicando onde devem ser respondidos. A solução pode ficar atrás da folha ou no rodapé, de cabeça para baixo para dificultar a leitura de quem vai resolver.
O texto não tem sentido. Nem precisa! O que importa aqui é criar uma coreografia bem animada ◆ IDADE A partir de 7 anos. ◆ O QUE DESENVOLVE Percepção auditiva, criatividade, coordenação motora e socialização. ◆ MATERIAL Papel e caneta ou lápis. ◆ ORGANIZAÇÃO A turma se divide em grupos. ◆ COMO BRINCAR Peça aos alunos para criarem uma seqüência de movimentos baseada no texto
totalmente inédito. Isso evita que haja associações com músicas conhecidas.
84
JOGO DOS RÓTULOS Um é exibido, outro é engraçado. Será mesmo possível classificar os colegas assim? ◆ IDADE A partir de 7 anos. ◆ O QUE DESENVOLVE Trabalho em grupo. ◆ MATERIAL Rótulos (feitos pelo professor) e fita adesiva. ◆ ORGANIZAÇÃO As crianças andam livremente pela classe. ◆ COMO BRINCAR Os alunos se organizam em roda e fecham os olhos. Enquanto isso, você fixa um rótulo na testa de cada um (Sou surdo. Grite! / Sou engraçado. Sorria. / Sou indeciso. Diga-me o que fazer. / Sou poderoso. Respeite-me. / Sei tudo. Pergunte-me. / Sou antipático. Evite-me.). Ao seu sinal, eles abrem os olhos e começam a andar pela sala. Quando encontram um colega, lêem (mas não dizem) o que está escrito em sua testa e agem de acordo com as instruções. Por exemplo, se a criança lê “Sou prepotente. Tenha medo!”, ela deve expressar receio e fugir desse colega. Depois de um tempo, quando todos olharam os rótulos dos colegas, formam uma nova roda. Pergunte se cada aluno descobriu o que estava escrito em sua testa. Em seguida, eles conferem se acertaram. Incentive cada um a contar como se sentiu e, depois, peça às crianças para comparar a experiência que viveram com situações reais. Pergunte se elas costumam “rotular” os colegas ou acham que são rotuladas.
JOGOS E BRINCADEIRAS ● ESCOLA 55