Secretaria de Educação 8ª Coordenadoria Regional de Educação Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa
Cezar Bassotto, David Ali, José Guilherme, Suellen Lima.
Curto Circuito
Orientador: Lizete.
Santa Maria, Outubro de. 2009
Introdução Este trabalho vem com intuito de demonstrar a quantidade de resistência que o a lã de aço passa ter, perante corrente elétrica. Sua importância é de avaliar os fundamentos da física elétrica. Através de pesquisas feitas via internet, procurando estabelecer cuidados durante o experimento.
Desenvolvimento Materiais: -2 pilhas tamanhas C. -2 pedaços de fios – tipo de telefone – desencapados nas pontas. -1 pedaço do centro do rolo do Papel Higiênico para colocar as pilhas dentro. -Pedaços de lã de aço ou palha de aço. -1 interruptor. - Ripa de madeira. - Pregos. Como realizar: Pegue o suporte de madeira, faça dois orifícios nas extremidades do suporte, passe entre eles os fios. Coloque-os em contato com as pilhas (geradores). Logo após coloque os fios em paralelo com os do interruptor, deixando as pontas desencapadas, para o contato com a lã de aço. O que acontece? A lã de aço vai pegar fogo porque os fios vão oferecer resistência. Calculo: 2 pilhas (gerador) = 1,5v cada R= 0 (lã de aço) i=? Soma: 1,5+1,5 = 3 v Qual a intensidade da corrente em ampers? i= R / U
i= 0 / 3
i= 0
Sendo que a intensidade ( i ) for igual a zero isso resultara em um curto circuito.
Conclusão Concluímos que realmente a experiência que foi feita teve êxito em comprovar que a resistência da lã de aço é menor do que a corrente de seu gerador. Assim fazendo com que aconteça um curto circuito. Cada material possui sua resistividade sendo que a resistência menor possui grande facilidade acontecer um curto circuito e conforme resistência maior conduz seguramente a corrente.
Bibliografia
http://crispassinato.wordpress.com/2008/10/30/uma-experiencia-simples-para-feira-deciencias/