Boletim Operário Resgatando a História do Movimento Operário no Brasil AIT
CAXIAS DO SUL, 30 DE MAIO DE 2009. ANO I EDIÇÃO 001 SÁBADO
Nosso propósito é incentivar a Pesquisa Social e estimular as relações de troca, no que tange à coleta e produção de informações da história do Movimento Operário Brasileiro. Caxias do Sul – Rio Grande do Sul – BR Federação Operária do Rio Grande do Sul
Rio, 15 – No Recife, continúa a gréve dos empregados da Great Western, cujo tráfego ficou interrompido. As estações e escriptorios dessa empreza de estrada de ferro acham-se guardados pela força publica, e a cidade está sendo policiada por uma força de cavallaria. A gréve foi motivada pela differença de ordenados entre os empregados brazileiros e os extrangeiros. Correio do Povo, - Porto Alegre 16/01/ 1909.
Federação Operária sofre bárbaro atentado Formaram-se associações de classe, agremiações onde os trabalhadores discutem os assuntos que lhes dizem respeito e agem consoante suas forças. É contra essas organizações que se combate! E contra essas verdadeiras escolas, onde o livro tem suas predominâncias, é que se atiram os ferozes defensores do capitalismo! Nada é respeitado! Bibliotecas inteiras, representando o esforço de muitos anos de labor, são aniquiladas num instante, por indivíduos que se intitulam defensores da Pátria. Trabalhadores! No Rio Grande do Sul, Estado do liberal Brasil, cometeu-se a maior vilania que se pode conceber. As mulheres, as nossas queridas companheiras de infortúnio, foram aviltadas, vilipendiadas por homens bárbaros que, esquecendo-se dos mais humanos respeitos à liberdade alheia, praticaram na seda da “Federação Operária” um assalto, uma verdadeira pilhagem. Livros foram queimados, móveis quebrados, correspondência violada, enfim, nada resistiu à sanha dos chamados mantenedores da ordem! A fúria do Sr. Frederico Villar, oficial da nossa marinha, e seus comandados! De “A Pátria”-Rio, 19/1/1922.
A ditadura do proletariado está contra as leis naturais da evolução, portanto a vida, e aceitá-la é negar essas leis, é não querer viver. Souza Passos – Publicado na “Plebe”, 31/5/1924 – São Paulo.
Boletim Operário Publicação Semanal do: Centro de Estudos e Pesquisa Social - Caxias do Sul – RS Endereço Eletrônico:
[email protected] 1