Biodiesel

  • October 2019
  • PDF

This document was uploaded by user and they confirmed that they have the permission to share it. If you are author or own the copyright of this book, please report to us by using this DMCA report form. Report DMCA


Overview

Download & View Biodiesel as PDF for free.

More details

  • Words: 1,270
  • Pages: 7
MASAHIRO ROBERTO SILVA YOSHIDA CARLOS SÉRGIO

O BIODIESEL COMO FONTE DE ENERGIA SUSTENTÁVEL

Salvador, Maio de 2008.

FACULDADE SÃO SALVADOR ADMINISTRAÇÃO COM GESTÃO E NEGÓCIO. ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE PROJETOS.

O BIODIESEL COMO FONTE DE ENERGIA SUSTENTÁVEL

Trabalho apresentado à Disciplina Análise e Elaboração de Projetos, do curso de Administração com Gestão e Negócios, como forma de avaliação para o segundo bimestre sob orientação da Professora Ivone Lordelo.

Salvador, Maio de 2008.

DEDICATÓRIA

À nossa família pelo incentivo de sempre, companheiras (noiva, namorada) pelo apoio e auxílio prestado quando houve necessidade e à Professora Ivone por dividir conosco o seu vasto conhecimento, além da compreensão. Muito obrigado!

INTRODUÇÃO

Biodiesel (ésteres mono alquila) é um combustível diesel de queima limpa derivado de fontes naturais e renováveis como os vegetais. É obtido principalmente de girassol, amendoim, mamona, sementes de algodão e de colza. É uma alternativa renovável, que resolve dois problemas ambientais ao mesmo tempo: aproveita um resíduo, aliviando os aterros sanitários, e reduz a poluição atmosférica. É uma alternativa para os combustíveis tradicionais, como o gasóleo, que não são renováveis. Trata-se de uma fonte renovável que, além de trazer benefícios ambientais, também possibilita a geração de empregos, tanto na fase de coleta como de processamento. Promove o desenvolvimento da agricultura nas zonas rurais mais desfavorecidas, criando emprego e evitando a desertificação, isto porque reduz a dependência energética do nosso país e a saída de divisas pela poupança feita na importação do petróleo bruto. O mundo todo começa a investir seriamente em outras fontes prováveis de energia que já vinham sendo estudadas no passado, sejam as opções a produção de biocombustíveis, o melhor aproveitamento de gás natural ou qualquer outro combustível renovável e não-poluente. Tudo isso ficou ainda mais urgente após a discussão do Protocolo de Kyoto, através do qual os países devem diminuir sua cota de emissão de gás carbônico (CO2), principal causador do efeito estufa. Portanto, o momento é de escolha de tecnologia a ser adotada e de qual matéria-prima utilizar para geração de energia. O biodiesel já vem sendo pesquisado e já é conhecido desde o início do século passado, principalmente na Europa. É interessante notar que, segundo registros históricos, o Dr. Rudolf Diesel desenvolveu o motor diesel, em 1895, tendo levado sua invenção à mostra mundial em Paris, em 1900, usando óleo de amendoim como combustível. Em 1911, teria afirmado que "o motor diesel pode ser alimentado com óleos vegetais e ajudará consideravelmente o desenvolvimento da agricultura dos países que o usarão". O que estamos buscando fazer no Brasil é muito semelhante a isso, inicialmente com ênfase na agricultura familiar das regiões mais carentes, como o Nordeste, o Norte e o semi-árido brasileiro. O biodiesel pode ser produzido a partir de várias oleoginosas. Destacam-se como principais fontes o dendê, o babaçu, a soja, o coco, o amendoim, o pinhão manso, a mamona, o girassol e a colza. É possível fazer misturas dos ésteres de várias origens na obtenção do biodiesel Mamona e Biodiesel

A mamona (Ricinus communis - Euphorbiaceae) é uma planta existente nas regiões secas do Brasil. Está sendo utilizada como combustível renovável, ecologicamente correto, ajudando o sertanejo a ter uma fonte de renda e ter sobrevivência em épocas de estiagem. O biodiesel extraído da mamona pode ser usado em qualquer motor, como os de tratores ou os de caminhões, sem nenhuma adaptação. O biodiesel pode ser produzido a partir de todo óleo vegetal e até animal, como óleo de peixe. No caso do combustível feito a partir de óleo de mamona, que tem uma viscosidade maior, ele precisa ser misturado na proporção de 20% de biodiesel para 80% de diesel comum para ser usado. Na sua combustão, não há emissão das substâncias mais poluentes (que contêm enxofre), encontradas nos combustíveis fósseis. O biodiesel pode inclusive ser usado em geradores de energia, neste momento de escassez, ajudando a reduzir a importação de petróleo. Depois de extraído o óleo, a sobra (chamada de torta ou farelo) ainda pode ser usada como ração animal. No caso da mamona, é preciso desintoxicar o farelo antes de transformá-lo em ração. É possível também transformar a madeira do caule em adubo. A mamona produz de 15 a 20 toneladas de madeira por hectare.

A PROBLEMÁTICA DA PESQUISA

As perspectivas para o mercado de combustíveis, se tudo continuar como está, não são positivas. O petróleo e demais fontes fósseis de energia estão com os dias contados. Segundo especialistas, as reservas atuais darão conta do abastecimento mundial por mais apenas 40 anos. Ademais, os combustíveis mais utilizados atualmente, produzem o dióxido de carbono que é o gás responsável pelo efeito de estufa e está alterando o clima mundial, além de liberar enxofre na atmosfera. Por estas e outras razões, torna-se necessária a utilização de outras fontes de combustível para que se possa garantir um futuro sustentável sem prejuízo do desenvolvimento.

HIPÓTESES

Esse combustível renovável permite a economia de divisas com a importação de petróleo e óleo diesel e também reduz a poluição ambiental, além de gerar alternativas de empregos em áreas geográficas menos atraentes para outras atividades econômicas e, assim, promover a inclusão social. A disponibilização de energia elétrica para comunidades isoladas, hoje de elevado custo em função dos preços do diesel, também deve ser incluída como forma de inclusão, que permite outras, como a inclusão digital, o acesso a bens, serviços, informação, à cidadania e assim por diante. Há que se considerar ainda uma vantagem estratégica que a maioria dos países importadores de petróleo vem inserindo em suas prioridades: trata-se da redução da dependência das importações de petróleo, a chamada "petro-dependência". Deve-se enfatizar também que a introdução do biodiesel aumentará a participação de fontes limpas e renováveis em nossa matriz energética, somando-se principalmente à hidroeletricidade e ao álcool e colocando o Brasil numa posição ainda mais privilegiada nesse aspecto, no cenário internacional. A médio prazo, o biodiesel pode tornar-se importante fonte de divisas para o País, somando-se ao álcool como fonte de energia renovável que o Brasil pode e deve oferecer à comunidade mundial.

OBJETIVO

Analisar possibilidades para substituir os combustíveis derivados de fósseis quem vêm se mostrando cada vez menos convenientes para um desenvolvimento sustentável, além de tratar-se de recursos não-renováveis.

OBJETIVO GERAL

Esclarecer que o uso do novo combustível trará ganhos sociais, econômicos e ambientais para o país, ao privilegiar a participação da agricultura familiar, gerando emprego e renda no campo, permitir a redução das importações de diesel de petróleo e melhorar a qualidade do ar nos grandes centros urbanos.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Incentivar a cultura da mamona e do dendê principalmente nas regiões mais pobres do país. Estes produtos são fundamentais para gerar o biodiesel. Estima-se que a produção de biodiesel para atender ao percentual de mistura de 2% possa gerar mais de 150 mil empregos em 2005, especialmente na agricultura familiar. O biodiesel também poderá ser utilizado na geração de energia elétrica em comunidades isoladas.

JUSTIFICATIVA

Como os resultados de todos os aspectos analisados vêm sendo positivos, é possível concluir que o biodiesel é um combustível sustentável, capaz de auxiliar efetivamente e a curo prazo na obtenção de um transporte sustentável.

BIBLIOGRAFIA

MEIRELLES, F. S., Biodiesel, Federação de Agricultura do Estado de São Paulo, Brasília, 2003; HOLANDA, Ariosto. Biodiesel e Inclusão Social. Brasília, 2004; FOSTER, M. G., Cap. 8.9: Pré-estudo de viabilidade técnica e econômica da implantação de um pólo para produção de biodiesel no semi-árido nordestino, Biodiesel e Inclusão Social. Brasília, 2004; BRASIL. Portal do Biodiesel. Perguntas mais freqüentes sobre Biodiesel. Disponível em: Acesso em 30 set. 2006; BRASIL. Portal do Biodiesel. Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. Disponível em: Acesso em 03 out. 2006.

Related Documents

Biodiesel
April 2020 19
Biodiesel
August 2019 37
Biodiesel
May 2020 20
Biodiesel
October 2019 27
Biodiesel
November 2019 31
Biodiesel
November 2019 26